Covid-19 no condomínio: como lidar?

Especial Coronavírus
30/03/2020

Como você já sabe, estamos enfrentando uma pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Esta emergência trouxe um grande desafio: praticar ações que diminuam a propagação do vírus na sociedade e, ainda, manter uma rotina funcional nos condomínios.

A Aster aplicou medidas internas importantes que visam combater a disseminação da doença para proteger os colaboradores e os moradores. Clique aqui e veja como estamos lidando com este momento de crise sem descuidar de nossas operações.

Caso o seu condomínio ainda não tenha tomado medidas para lidar com a pandemia, abaixo, listamos algumas práticas que podem te ajudar:

  1. Manter a higiene nas dependências coletivas;
  2. Disponibilizar tubos de álcool em gel nas áreas comuns;
  3. Desinfetar, com maior recorrência, superfícies e objetos que são tocados com frequências (maçanetas, botões de elevadores, corrimãos);
  4. Higienizar os brinquedos da área do playground;
  5. Criar dinâmica de entrega e recebimento de mercadorias na portaria para reduzir o contato físico;
  6. Reduzir ou suspender a utilização de áreas comuns que geram interações sociais (piscinas, academias, brinquedotecas, quadras, churrasqueiras etc.);
  7. Adiar a convocação de assembléias ou reuniões presenciais.

Também é importante que o síndico disponibilize informativos e orientações gerais de prevenção sobre a doença em locais de grande circulação, como hall de entrada e elevadores.

Já para os moradores, as recomendações são:

  1. Evitar elevadores cheios. Utilizar as escadas ou aguardar o próximo;
  2. Higienizar as mãos ao tocar em qualquer superfície, incluindo volante e maçanetas de automóveis, sensores de biometria, corrimãos etc.;
  3. Utilizar o playground apenas quando vazio e, de preferência, com brinquedos próprios. Higienizar as mãos antes e depois da brincadeira;
  4. Se possível, dispensar ou reduzir a frequência de empregados domésticos e/ou outros prestadores de serviços externos. Caso seja possível, pegar Taxi ou Uber para que evitem o transporte público.
  5. Suspender obras na unidade;
  6. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  7. Suspender temporariamente jantares e confraternizações;
  8. Manter distância de 1,5m e evitar utilizar as áreas comuns (caso ainda estejam disponíveis em seu condomínio).

O SíndicoNet criou um e-book com medidas e orientações para os síndicos sobre como lidar com a pandemia do Coronavírus. O material é gratuito e pode ser acessado clicando aqui.

Quer receber mais informações e dicas de como lidar com a pandemia do Coronavírus em seu condomínio? A Aster criou uma série especial para te manter informado sobre ações de prevenção. Cadastre-se no formulário abaixo e comece a receber em seu e-mail.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa