Desafios da gestão condominial pós-pandemia

Condomínios
17/08/2021

Desafios da gestão condominial pós-pandemia.

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças para a rotina de todos nós. E não poderia ser diferente na gestão condominial. Se no começo os síndicos se viram obrigados a aprender a lidar com os riscos associados à doença no momento mais difícil dela, hoje, com o avanço da vacinação e as atividades voltando ao normal, mesmo que com cautela, já é preciso começar a visualizar o condomínio no pós-pandemia.

Nesse sentido, considerando que a pandemia trouxe muitos aprendizados e seus impactos deixaram marcas que devem ser levadas para a posteridade, nas próximas linhas, falaremos sobre os desafios da gestão condominial no pós-pandemia.

1- Como lidar com o aumento das entregas?

Os serviços de delivery e as compras pela internet cresceram muito na pandemia e devem continuar em alta quando a crise passar. 

Dois detalhes importantes aqui. 

Primeiro, durante a pandemia, grande parte dos moradores estavam em casa para receber as suas encomendas, mas com a abertura pós-pandemia eles estão voltando a sair e o condomínio precisa estar preparado para absorver essas entregas quando o morador não estiver.

Segundo, cada vez mais, temos observado entregas de empresas como Mercado Livre, Amazon, entre outras, fora do horário comercial de trabalho de um zelador, um auxiliar de serviços gerais ou limpeza. Como lidar com uma entrega numa quinta-feira às 20h00 ou num sábados às 17h00 com moradores voltando a ir aos restaurantes e ao cinema?

É por isso que os condomínios vão precisar aprender a lidar com entregas de modo cada vez mais inteligente. Na ASTER, oferecemos o ASTER Locker como uma opção segura para o recebimento de encomendas sem a presença do morador ou de um funcionário. Quer saber como ele funciona? Então assista ao vídeo abaixo!

2- Controle de acesso com reconhecimento facial

Durante a pandemia, muitos condomínios disponibilizaram álcool gel nas áreas comuns. Isso aconteceu, sobretudo, naqueles edifícios com controle biométrico de acesso em que vários condôminos precisam colocar seus dedos na mesma biometria para captura de impressão digital. 

Outros condomínios foram além e optaram por elevar a dose de tecnologia ao substituir a biometria pelo controle de acesso via reconhecimento facial sem a necessidade de contato. Hoje, muitos deles permitem, inclusive, reconhecer rostos de moradores cadastrados com máscaras.

No pós-pandemia, a penetração de tecnologias de acesso via reconhecimento facial tende a crescer ainda mais.

3- Reuniões virtuais vieram para ficar?

Se teve algo que a pandemia deixou como legado, é que o mundo ficou ainda mais conectado! Passamos a usar a tecnologia das chamadas de vídeo como uma ferramenta de comunicação para trabalho, de lazer e de sociabilização. Nos condomínios então, ela foi fundamental.

Por exemplo, as assembléias virtuais passaram a fazer parte da rotina, assim como reuniões entre síndicos e administradoras condominiais com prestadores de serviço do condomínio. Alguns desses encontros tendem a voltar ao presencial, mas há quem diga que muitas dessas reuniões continuarão virtuais. Será?

4- Menos aglomerações

A crise que vivemos também mostrou os riscos que existem quando muitas pessoas ocupam o mesmo lugar e, por isso, determinar novas regras de convívio para evitar aglomerações em academias e piscinas será um desafio daqui para frente.

No primeiro momento, a circulação ainda será limitada por conta dos protocolos de saúde. Isto é, uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, uso de álcool em gel. Mas, será preciso educar os moradores para que eles respeitem todas as novas regras dentro do condomínio.

5 – Mais foco na limpeza

Se a limpeza já era algo que sempre preocupou, agora então, ela será ainda mais importante em nossas vidas. Daqui para frente, daremos uma atenção especial à higienização das áreas comuns, assim como para a maçaneta das portas, corrimão, botões dos elevadores etc. A limpeza precisa ser impecável em todos os lugares!

Ou seja, converse com seu funcionário ou fornecedor de serviços terceirizados para rever rotinas de limpeza, sobretudo quando as áreas comuns voltarem a ser utilizadas com mais frequência. 

Na ASTER, contamos com um processo de limpeza com apoio de QR Code para ajudar o profissional de limpeza a não esquecer de fazer nada, bem como, tranquilizar síndicos de que as tarefas foram realizadas. No vídeo abaixo, você entende melhor como isso funciona.

A gestão condominial na pós-pandemia promete ser um desafio, mas os síndicos que se prepararem serão capazes de proporcionar uma rotina muito mais segura e eficiente. E você, já está preparado?

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