Impactos econômicos do Coronavírus nos condomínios

Especial Coronavírus
06/05/2020

Impactos econômicos do CoronavírusEm meio à quarentena, muitos setores da economia entraram em processo de desaceleração. Por conta disso, existe a expectativa de uma recessão mundial e consequente aumento do desemprego.

Isso significa que haverá queda nas receitas de quase todos os segmentos de negócios, incluindo os condomínios residenciais e comerciais. Veja abaixo os principais impactos econômicos do Coronavírus nos condomínios.

Diminuição da locação de áreas comuns

Em tempos de quarentena, as áreas comuns devem ser evitadas, por isso o aluguel de salões de festa e espaços para confraternização deve cair, afetando a arrecadação dos condomínios.

Aumento da inadimplência

Outra fonte de renda fundamental que deverá sofrer os impactos da crise são as taxas condominiais. O aumento do desemprego deve impulsionar a inadimplência e afetar os cofres do condomínio. Por isso, nos próximos meses, a revisão do planejamento feito na previsão orçamentária será fundamental.

Desocupação de salas em condomínios comerciais

Existe uma tendência de desaquecimento do setor imobiliário, com probabilidade de aumento da taxa de vacância dos imóveis. Os condomínios, especialmente os comerciais, devem sofrer com isso, aumentando a pressão sobre as receitas.

Despesas com processo de higienização

Enquanto a pandemia avança, os condomínios adotam estratégias para o combate à propagação do vírus. Entre as medidas mais efetivas para lidar com a Covid-19 estão a higienização das superfícies expostas ao contato, disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns e o fornecimento de máscaras e luvas para proteção dos funcionários.

A frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies em que o contato é constante (botões de elevadores, corrimãos, bancadas de recepção, maçanetas de portas e portões etc.) deverá ser maior, fazendo com que a compra de insumos para limpeza aumente, gerando custos maiores do que o normal.

Gastos com equipe de funcionários

Outro ponto que pode influenciar no aumento das despesas é o crescimento das entregas de encomendas nos condomínios, principalmente neste momento de isolamento. Isso porque a disparada da utilização de aplicativos de comida pode sobrecarregar a equipe da portaria, sendo necessário treinamento e até, contratação de funcionários para lidar com as entregas.

Condomínios de alto padrão podem precisar reforçar o trabalho do Mensageiro, uma vez que os moradores devem permanecer em isolamento.

Alguns condomínios, visando reduzir os riscos de seus funcionários na utilização de transporte público, têm arcado com despesas em aplicativos de transporte (Uber/99Taxi) o que, dependendo do número de funcionários e distâncias percorridas, geram elevações significativas dos custos condominiais.

Além disso, funcionários com casos suspeitos, ou dentro do grupo de risco por questões de idade ou doenças crônicas, devem ser mantidos afastados, obrigando os condomínios a contratarem novos funcionários sem deixar de pagar os colaboradores afastados.

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A Medida Provisória 936/2020 pode ajudar os condomínios

A MP 936/2020 é um importante instrumento de flexibilização das leis trabalhistas que pode ajudar as empresas e condomínios a reduzirem custos nesse momento de crise.

Enquanto estiver vigente essa MP, é possível, por até 90 dias, reduzir as jornadas de trabalho ou até mesmo suspender temporariamente os contratos de trabalho dos funcionários, permitindo uma redução nos gastos com mão de obra no condomínio. Essas reduções devem respeitar obrigatoriamente os percentuais de 25%, 50% ou 70%.

Então, por exemplo, é possível solicitar que o Auxiliar de Limpeza, ao invés de trabalhar 6 dias por semana, passe a vir apenas 3 dias no período, permitindo que o condomínio pague apenas 50% do seu salário.

E o melhor de tudo é que o funcionário não será prejudicado, pois o restante do seu salário será complementado pelo governo através do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, e terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego ao qual o empregado teria direito, variando de acordo com a faixa salarial do empregado.

Desta forma, é importante uma avaliação criteriosa sobre quais funções dentro do condomínio poderiam ter suas jornadas reduzidas ou até mesmo suspensas, permitindo economias significativas para o condomínio nesse momento tão difícil.

Portaria Remota é solução sustentável

Adaptar-se ao momento será fundamental para os condomínios manterem a saúde financeira neste contexto de pandemia. E uma solução que desponta para auxiliar condomínios e empresas é a Portaria Remota.

O que antes era uma função (porteiro) exclusivamente presencial está se transformando em um cargo menos braçal, mais estratégico, analítico e seguro, sustentado pelo desenvolvimento da tecnologia.

A Portaria Remota elimina a necessidade da presença física de um porteiro nos prédios e condomínios. Em vez disso, este mesmo profissional se torna um operador de acesso e monitoramento com controle total de sistemas integrados de portaria, comunicação e câmeras de segurança. E tudo isso alocado em um ambiente preparado especialmente para a finalidade.

Além disso, um mesmo profissional consegue operar mais do que uma Portaria Remota. Ou seja, condomínios e empresas que optam pela solução têm ganho de eficiência, segurança e ainda podem reduzir custos com mão de obra.

Em tempos em que o contato físico deve ser evitado, ter um sistema baseado no trabalho à distância une o útil ao agradável. Tudo isso sem contar com as vantagens de ter um sistema que utiliza o monitoramento para antecipar problemas e riscos aos condôminos. A Portaria Remota é mesmo um sistema criado pensando no futuro.

Mas será que o seu condomínio pode ter Portaria Remota? Neste momento de crise, a Aster criou uma solução que ajudará os condomínios a escaparem de longos processos de implementação. É a Portaria Remota Emergencial. Clique aqui e conheça agora!

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