Como preparar a piscina do condomínio para o período de fim de ano?

Condomínios
09/11/2021

Veja como cuidar da piscina do seu condomínio!

Com o verão cada vez mais próximo e o período de férias batendo à porta, um dos serviços mais usados pelos moradores precisa de uma atenção especial: a piscina.

Para que eles possam aproveitar, é fundamental que a piscina do condomínio esteja em boas condições de uso. Por isso, o síndico tem que se atentar à manutenção, tomando alguns cuidados que podem ser diários, semanais, mensais ou até anuais.  Então, nesse post, mostramos o que deve ser feito e a frequência que cada tarefa tem que ser realizada.

Cuidados diários com a piscina

Para que a piscina esteja sempre limpa, ela precisa de cuidados que vão ajudar na remoção de impurezas e resíduos mais visíveis.

Realizar a filtragem da piscina

A filtragem remove alguns resíduos visíveis na água com facilidade, melhorando assim o aspecto e a sua qualidade. Precisa ser feita por 4 a 8 horas, dependendo das indicações do fabricante do filtro. Além disso, nos dias em que houver tratamento, deve ser feita logo na sequência.

Aplicar o cloro

Nos períodos de uso intenso da piscina do condomínio, como na época de fim de ano, é necessário aplicar o cloro diariamente. Isso deve acontecer à noite, para evitar a evaporação do produto. Depois, pela manhã, faça a medição dos níveis de cloro livre, que precisa estar entre 1 e 3ppm. Assim, você poderá prevenir a proliferação de microrganismos que prejudicam a saúde dos moradores. Em outras épocas do ano, com uso menor da piscina, a cloração pode ser feita em dias alternados.

Cuidados semanais com a piscina

Pelo menos uma vez por semana será necessário realizar uma série de cuidados:

Limpar as bordas da piscina

As bordas da piscina no condomínio costumam acumular resíduos de protetores solares, oleosidade, fungos e algas. Mas, para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a higienização. Este processo é bem simples, basta usar uma escova com cerdas macias ou uma esponja, juntamente com o produto de limpeza específico para piscinas. Mas atenção, não use qualquer produto de limpeza para não contaminar a água!

Aspirar

Certos tipos de resíduos podem afundar e, com o tempo, se acumular no fundo da piscina, dando uma sensação de descaso. Então, para remover, será necessário fazer a aspiração toda semana usando um aparelho apropriado para a função.

Retrolavar o filtro

Ajuda manter o filtro da piscina o mais eficiente possível, eliminando todos os resíduos filtrados que se acumulam. O processo é rápido, leva apenas cinco minutos, e depois de feito, basta enxaguar por mais alguns minutos para evitar que a água suja volte.

Controlar o pH e alcalinidade

Para que a água esteja sempre em boas condições de banho, é preciso controlar os níveis de pH e da alcalinidade uma ou duas vezes na semana, dependendo da frequência da aplicação de cloro e uso. O pH da água deve ficar entre 7 e 7,4, medido por equipamento específico, já a alcalinidade, entre 80 e 120 ppm. O processo precisa ser feito antes da maioria dos tratamentos químicos, mas depois da cloração.

Quando observados pH ou alcalinidade elevados, a solução é aplicar produtos redutores (sulfato de alumínio). Se a situação for inversa, os elevadores (Barrilha Leve). Após sua realização, deve-se filtrar a piscina.

Aplicar algicida

Existem dois tipos de tratamento feitos com algicida. Semanalmente deve ser feito o convencional, para impedir a formação de algas. Mas, também existe o tratamento de choque, que é feito quando for identificada uma infestação de algas, ou após um período de chuvas. O ideal é não utilizar no mesmo dia do cloro. 

Supercloração

A supercloração é um processo de choque que adiciona cloro à piscina em quantidade maior do que o normal e pode ser necessária em épocas de muito uso, como no verão, longos períodos de chuva ou então quando são encontrados animais mortos na água.

Cuidados periódicos com a piscina

Periodicamente, deverão ser feitos alguns processos que vão depender do estado no qual ela se encontra.

Fazer a clarificação e decantação

O aspecto da água é um grande atrativo, por isso, é importante que ela esteja sempre cristalina. No entanto, apesar de todos os esforços diários e semanais, às vezes, é necessário partir para uma solução mais avançada. A clarificação e decantação devem ser feitas depois do controle da alcalinidade e do pH e quando a água estiver turva. Basta adicionar o produto clarificador durante a filtragem e depois aspirar o fundo da piscina.

Manutenção preventiva da piscina

Por último, mas não menos importante, o condomínio precisa se atentar às manutenções preventivas para que a piscina esteja sempre funcional. 

Troca de areia dos filtros

A cada 12 meses você precisa verificar o nível e a qualidade da areia do filtro da piscina porque ela influencia na qualidade da água e também no desempenho dos produtos que são utilizados.

Vale ainda dizer que, para realizar todos esses cuidados, o condomínio precisa contar com profissionais capacitados e experientes na execução da função. É preciso conhecimento para manusear os produtos e para realizar a manutenção dos equipamentos. Então, invista em funcionários qualificados! 

Como a ASTER pode ajudar?

Somos uma empresa com mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços para condomínios residenciais, comerciais e empresas em São Paulo. Fazemos a terceirização de mão de obra de serviços como: portaria, recepção, zeladoria, vigilância, limpeza e manutenção, que inclui os cuidados com áreas comuns, jardins e piscinas. Temos toda a estrutura necessária e estamos prontos para te atender. Entre em contato agora mesmo!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa