6 dicas essenciais para contratar bons profissionais para o seu condomínio

Autor thumb

Ricardo Cianciaruso

Marketing e Inovação

Condomínios
14/11/2022

Imagem mostra funcionários da ASTER que foram contratados seguindo as dicas do post para contratar bons profissionais para o seu condomínio

O processo de seleção e contratação de funcionários para assumir determinados cargos em condomínios residenciais ou comerciais é uma tarefa que exige know-how. Algumas posições mais sensíveis em termos de segurança pedem, ainda, um cuidado redobrado, como é o caso dos porteiros e vigilantes.

Para que você faça as melhores escolhas, reunimos 6 dicas essenciais que vão ajudá-lo a contratar bons profissionais para o seu condomínio.

1. Defina as atividades 

O primeiro passo para encontrar um bom profissional é definir com muita clareza as atividades que essa pessoa vai fazer. Escrever uma lista é uma maneira simples e eficiente de começar bem a sua missão, pois vai te ajudar a traçar com mais assertividade o perfil desejado.  

2. Trace o perfil do profissional desejado

Em seguida deve-se traçar as competências de perfil que esse profissional precisa ter para assumir o cargo que está disponível no condomínio. Uma sugestão para organizar essa tarefa é separar as habilidades técnicas, também chamadas de hard skills, e as competências comportamentais, conhecidas como soft skills

Exemplos de hard skills

  • um auxiliar de limpeza pode precisar saber usar maquinários; 
  • um porteiro precisa ser um usuário de informática para operar o sistema da portaria; 
  • um zelador precisa ter domínios técnicos específicos para realizar pequenos reparos elétricos e hidráulicos;
  • um vigilante de segurança pessoal privada (vspp) precisar estar com todos os cursos em dia.

Exemplos de soft skills:

  • uma recepcionista precisa ser uma pessoa que transmita cordialidade e simpatia; 
  • um zelador precisa ter boa capacidade de comunicação e espírito de liderança; 
  • um segurança precisa ser discreto e saber guardar sigilo (desconfie de candidatos muito expansivos e que falam demais). 

3. Divulgue a vaga em canais digitais específicos

Os melhores profissionais do mercado não são encontrados em qualquer lugar. Hoje, existem plataformas voltadas ao recrutamento de talentos que podem te ajudar nesse processo. Na ASTER, por exemplo, temos um canal específico para a contratação de talentos.  

4. Valorize as experiências e vivências

Alguns cargos do condomínio exigem experiência, como seguranças vspp e zeladores, por exemplo. Priorize os candidatos que tenham essas vivências comprovadas na carteira de trabalho e entenda os motivos que levaram a saída dos antigos cargos. Afinal, não adianta ter a experiência no posto se o profissional sempre é demitido por más condutas.

5. Pesquise os antecedentes

Indo ao encontro do ponto anterior, depois de escolhido os melhores candidatos, é hora de pesquisar se as informações sobre eles são reais e qual é o histórico destes profissionais. Nesse momento, devemos investigar os motivos que levaram à saída de antigas empresas.  

6. Busque indicações

Outra maneira eficiente de encontrar bons profissionais é pedir indicações para os seus atuais funcionários, bem como, para outros condomínios vizinhos e empresas que os administram. Bons profissionais constroem sua reputação, ganham reconhecimento, e por isso costumam ser indicados para ofertas de trabalho. Se quiser ter os melhores, deverá correr atrás!

#Dica Bônus: Terceirize os serviços no seu condomínio 

Se o recrutamento está sendo mais difícil do que você esperava, considere a terceirização de serviços. Ao contratar uma empresa especializada, seu condomínio ou prédio comercial tem acesso a profissionais treinados e preparados. Na ASTER, por exemplo, contamos com mais de mil funcionários em nosso quadro, todos com treinamentos em dia, supervisionados por especialistas em cada área. Realizamos um trabalho constante de recrutamento, seleção e capacitação para garantir o melhor serviço de segurança, portaria, recepção, limpeza e mais.

Além disso, criamos um programa de benefícios para os funcionários que premia aqueles com melhor desempenho, Dessa forma, mantemos altos níveis de comprometimento. Veja no vídeo como funciona o programa SER ASTER.

Então, se você está buscando os melhores profissionais para o seu condomínio ou empresa, entre em contato agora mesmo!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa