Como deve ser a apresentação pessoal da equipe de segurança?

Autor thumb

Fábio Fragoso

CEO da ASTER

Segurança Patrimonial
17/01/2016

Para uma equipe de segurança transparecer o máximo de comprometimento e seriedade, a apresentação pessoal dos funcionários é muito importante. Cometer deslizes nesse quesito pode gerar uma visão equivocada, não só sobre a equipe e suas capacidades, mas também a respeito da empresa que aquela pessoa representa. E é por isso que se atentar aos detalhes é tão importante.

Mas como exatamente deve ser a apresentação pessoal dos colaboradores? Tem dúvidas sobre o assunto e quer saber como conseguir um emprego em uma boa empresa de terceirização de facilities? Então, confira agora mesmo as dicas que separamos para você.

1- Atenção ao uniforme

O estado do uniforme com o qual o profissional se apresenta é muito importante, afinal, passar a impressão errada logo de cara pode fazer com que toda a abordagem dê errado. Pense em como pode ser difícil focar no trabalho em si se a roupa do colaborador está completamente manchada, amassada ou rasgada.

Por isso, o primeiro cuidado deve consistir em fazer uma avaliação do estado geral do uniforme. Alguns tecidos podem, por exemplo, ficar naturalmente puídos, com aquelas pequenas bolinhas que dão aparência de desgaste. Nesse caso, o melhor é mesmo trocar a peça.

Rasgos, furos e partes descosturadas também não são nada bem-vindos, assim como manchas e sujeiras. Também é muito importante que a roupa esteja no tamanho correto, já que botões prestes a estourar ou, por outro lado, roupas muito largas, passam a sensação de desleixo com o visual.

2- Cuidado ao lavar e passar

Para que o uniforme esteja sempre impecável, é preciso não apenas lavá-lo, mas também passá-lo adequadamente – nem manchas nem amassados são bem-vindos, está lembrado?

Para a lavagem, é importante seguir os cuidados específicos para o tecido do uniforme, mas podemos adiantar que, normalmente, lavar à mão e com produtos pouco abrasivos tende a ser melhor. Contudo, se o uniforme for branco, usar alvejantes para garantir que o tom esteja sempre correto é essencial.

Ao passar o uniforme, tome muito cuidado para evitar esquentar demais o ferro, causando queimaduras que potencialmente estragarão a roupa. Se o uniforme tiver vincos, marque-os para que a roupa fique bem estruturada e com uma apresentação melhor.

3- Os calçados também são importantes

Atenção: não é apenas a roupa que precisa de cuidados. O calçado também faz parte da apresentação, além de garantir equilíbrio e firmeza quando necessário.

Como muitos profissionais de segurança usam sapatos sociais, é indispensável mantê-los engraxados, garantindo assim um visual sempre bonito e bem apresentado. Mas não vale descuidar da limpeza se o calçado for de algum outro modelo! Nesses casos, procure por produtos específicos para cada material e mantenha uma rotina de limpeza tão frequente quanto seja necessário.

Fora isso, o sapato também precisa estar em boas condições, já que solas descolando ou gastas demais, além de serem esteticamente prejudiciais, são inseguras.

4- Higiene pessoal

No caso dos homens, uma barba longa demais ou, para as mulheres, unhas compridas e com sujeira acumulada, por exemplo, podem causar a sensação errada em relação à apresentação pessoal. Da mesma maneira, dentes mal escovados ou odores incômodos podem causar enormes prejuízos à apresentação.

É muito importante, portanto, não se descuidar da higiene pessoal. Manter a barba aparada, as unhas cortadas, os dentes escovados e limpos, além de usar desodorantes ou um perfume discreto ajuda a criar uma apresentação pessoal mais positiva.

É preciso, porém, tomar certo cuidado com o exagero que pode ser tão prejudicial quanto a falta de cuidado! Usar um perfume forte demais e em grande quantidade, por exemplo, é até pior do que não usar perfume algum. Por isso, fique atento e seja sempre conservador na utilização de perfumes e desodorantes. Lembre-se que a equipe de segurança deve ser discreta.

5- Gravata

Se uma gravata faz parte do uniforme, automaticamente se torna necessário aprender a dar um bom nó, que pode até ser o mais simples possível, desde que fique perfeitamente alinhado.

De maneira geral, o nó da gravata é feito enrolando a parte maior sobre a menor em todas as direções – ou seja, a parte mais fina fica praticamente fixa, por trás, enquanto a mais larga faz os movimentos. O resultado deve ser de um nó mais ou menos quadrado, na dimensão e na altura certas, com ambas as partes perfeitamente alinhadas.

O ideal é treinar até alcançar o nó perfeito ou, se necessário, pedir para que outra pessoa dê o nó adequadamente, pelo menos nas primeiras vezes, mostrando como se faz. No YouTube é possível encontrar videoaulas sobre como dar nós em gravatas. Vale a pena conferir.

6- Corte de cabelo

O corte de cabelo também demanda cuidados especiais, já que errar nesse detalhe pode fazer com que todo o visual seja visto como desleixado. Assim, tanto para homens como para mulheres, o mais recomendado é investir em opções mais tradicionais.

Os cortes mais baixos normalmente são ideais para homens, assim como o estilo de corte reto tende a funcionar melhor para as mulheres. Quem tem cabelo grande, por sua vez, precisa manter as pontas sempre bem aparadas, para não passar a sensação de descuido com o próprio visual.

7- Acessórios

O uso de acessórios também precisa ser feito com ponderação. Brincos, por exemplo, devem ser menores e mais discretos, para que não se transformem em motivo de distração na hora do trabalho. Se possível, evite piercings, uma vez que clientes tradicionalistas podem ser críticos ao estilo.

No caso das mulheres, unhas decoradas e chamativas demais também devem ser evitadas, assim como outros acessórios para o cabelo, colares e muitos anéis. Manter a discrição no uso de acessórios e adornos em geral, portanto, também faz parte de uma boa apresentação pessoal dos profissionais de segurança.

Como você pôde ver, uma apresentação pessoal de sucesso da equipe de segurança inclui cuidados que vão desde a lavagem do uniforme, passando pelo corte de cabelo até chegar à higiene pessoal e aos acessórios escolhidos. Ao garantir que todos esses detalhes sejam cumpridos corretamente, a equipe certamente transmitirá a mensagem correta, consequentemente obtendo melhores resultados.

A ASTER, empresa de segurança que é referência no setor, conta com profissionais experientes, cuja apresentação pessoal é sempre impecável. Com isso, garantimos a seriedade na prestação dos serviços de nossos clientes, sejam eles condomínios residenciais, comerciais, shopping centers, indústrias e mais. Então, se você deseja contar com uma empresa comprometida e de qualidade, entre em contato e fale com nossos especialistas. E caso esteja procurando uma oportunidade profissional, veja aqui nossas vagas disponíveis.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa