Dicas para obter um emprego em boas empresas de terceirização de facilities

Autor thumb

Ricardo Cianciaruso

Marketing e Inovação

Facilities
06/09/2023

Foto de duas pessoas apertando as mãos

A terceirização de facilities é uma das atividades que mais têm crescido nos últimos anos. De acordo com o levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), a terceirização de serviços cresceu em 94% das empresas durante a pandemia e por isso muitas oportunidades de trabalho surgiram neste segmento. Então, se você é um profissional em busca de um emprego CLT  em atividades como portaria, segurança, limpeza, recepção, manutenção, entre outras , listamos dicas importantes para te ajudar a conquistar uma posição em uma empresa de referência na terceirização de facilities.

O que são facilities?

O termo facilities services (serviços de facilities) ou simplesmente facilities, se refere às atividades de apoio que não estão ligadas diretamente ao core business de uma empresa, mas que são fundamentais para o bom funcionamento dela. Entre os serviços, destacam-se a terceirização de mão de obra qualificada para atividades de limpeza, recepção, portaria, zeladoria, segurança e outros.

Segundo a FIA-SP, a terceirização de facilities crescem em 94% das empresas durante a pandemia, sendo muito procurada pelas organizações que desejam reduzir custos, diminuir a burocracia na contratação de pessoal, qualificar o serviço e melhorar a eficiência das rotinas.

Então, se você deseja entrar nesse mercado e se tornar um profissional de facilities, precisa atender a alguns requisitos.

1- Familiaridade com a tecnologia

Hoje, a tecnologia está sendo empregada em diversas áreas e você, para ser um bom profissional, precisa estar apto a utilizar essas mecânicas. Por isso, o indicado é que tenha, ao menos, uma breve familiaridade com a tecnologia para saber lidar de maneira intuitiva com sistemas desenvolvidos pelas empresas.

Por exemplo, o porteiro que presta serviços para uma boa empresa de facilities, como a ASTER, precisará acessar o sistema de controle de acesso informatizado para realizar o cadastro e a liberação dos visitantes.

Já uma auxiliar de limpeza que atua na ASTER segue a rotina de atividades que está definida em um aplicativo, e portanto, essa profissional precisa saber como acessar as informações através do celular.

Sem contar que, os processo de capacitação e alguns treinamentos podem ser feitos de forma online, por isso os profissionais devem ter conhecimento mínimo como usuário para poderem interagir nessas situações.

2- Senso de responsabilidade

O profissional que atua em uma boa empresa de facilities é aquele que sempre cumpre suas obrigações de trabalho com seriedade. É uma pessoa que entende o importante papel que desempenha, e por isso não falta sem necessidade.Além disso, zela pela pontualidade e evita se atrasar, pois sua posição demanda a presença física no posto de trabalho. Para isso, o bom funcionário de facilities se programa para chegar ao posto de trabalho no horário combinado, se antecipando a imprevistos como trânsito, problemas com o transporte e outros.

3- Capacidade de comunicação

O trabalho em uma empresa de serviços exige contato com os clientes e funcionários internos, por isso o profissional precisa ter a capacidade de se comunicar de maneira clara e cordial. Em posições como a recepção e a portaria ainda mais, pois nesses casos, são estes profissionais que terão o primeiro contato com o visitante.

4- Hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis é uma recomendação que deve ser seguida por todos, uma vez que eles influenciam em diversos aspectos da vida. Manter uma boa alimentação e evitar excessos vai ajudar na saúde física e mental, garantindo que você tenha disposição, autoestima e ímpeto no dia a dia de trabalho.

5- Morar perto do trabalho*

Essa é uma recomendação que nem todas as pessoas conseguirão seguir, mas sempre que possível, procure um posto de trabalho próximo de sua moradia. Isso ajudará a evitar uma rotina diária muito cansativa nos deslocamentos de casa para o trabalho e assim poderá obter uma melhor qualidade de vida. Lembre-se que para desempenhar um bom papel, você precisa estar em boas condições físicas e mentais, e por isso a qualidade de vida é essencial.

Integrar uma empresa séria e de qualidade exige comprometimento do profissional. Na ASTER, contamos com um time com mais de mil colaboradores e todos eles são capacitados para atuar prontamente. Se você quiser fazer parte do nosso time, acesse a área exclusiva do nosso site, veja as vagas disponíveis e trabalhe conosco.

E, se você é uma empresa buscando um parceiro para terceirizar os facilities, aumentar a qualidade dos serviços e reduzir custos, entre em contato. Nossos especialistas estão aguardando para te atender!


LEIA TAMBÉM

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa