Sua empresa de segurança é devidamente legalizada e qualificada para prestar serviços?

Segurança Patrimonial
22/06/2018

O segmento de segurança privada possui uma legislação bem específica. Os principais documentos a serem considerados são a Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012. Tal legislação estabelece que a Polícia Federal é o órgão público responsável por fiscalizar e controlar as atividades relacionadas à empresa de segurança privada.

Resumidamente, ao contratar serviços de segurança privada armada ou desarmada deve ser solicitado à empresa o Alvará de Autorização publicado no Diário Oficial da União, com validade anual, que garante que a organização cumpre os requisitos legais estabelecidos pela Polícia Federal. A Polícia Federal disponibiliza um serviço em seu site que permite facilmente verificar a legalidade da empresa contratada.

É fundamental, antes de contratar uma empresa de segurança, verificar se ela está em dia com todas as obrigações legais e em boas condições financeiras. Para isso, recomendamos que sejam solicitados alguns documentos. Lembre-se que a maioria pode ser consultado pela internet:

– Cartão de CNPJ da matriz e das filiais;

– C.R.F – Certidão de Regularidade do FGTS vigente;

– Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros;

– Certidão Negativa de Falência e Concordata expedida pelo distribuidor da sede de pessoa jurídica;

– Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) emitido pela Justiça do trabalho, nos termos da lei n12440/2012.

Em alguns estados, como São Paulo, o contratante também pode solicitar documentos como o CRS (Certificado de Regularidade em Segurança) que é emitido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo).

Procure também sempre dar preferência por organizações que possuam certificados de qualidade como o ISO 9001:2000. Eles comprovam que a empresa possui rigorosos processos de treinamento e qualidade interna.

Solicite a planilha de custos aberta, identificando todos os custos com salários, encargos, benefícios, equipamentos, taxa administrativa, lucro e impostos. Verifique no sindicato da categoria de vigilantes quais são os salários e benefícios obrigatórios e verifique na planilha se tais itens estão sendo rigorosamente cumpridos.

Desconfie se a empresa apresentar um custo muito abaixo das demais, pois isso pode ser uma indicação de que ela está deixando de cumprir alguns deveres. Procure entender também a escala de serviços proposta para os vigilantes e verifique a legalidade conforme CLT e Convenção Coletiva da categoria.

Pesquisar sobre o histórico, buscar indicações e acompanhar a visibilidade da empresa diante da sociedade é uma forma eficaz para descobrir se ela é realmente o que vende ser, e se oferece exatamente o que você procura para satisfazer suas necessidades como consumidor. Afinal, de nada adianta possuir os melhores certificados, mas não os melhores serviços.

A Aster é referência em segurança patrimonial e terceirização de serviços. É regulamentada pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal para prestar segurança aos seus clientes e parceiros. Certificada como gestão qualificada pelo ISO 9001 e com selo da CRS, a Aster tem a qualidade que você busca.

Leia também o nosso artigo e saiba como realizar uma consultoria em segurança.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa