Como realizar uma consultoria em segurança?

Segurança Patrimonial
16/11/2017

Para compreender melhor como realizar uma consultoria em segurança é preciso primeiro entender o conceito de segurança. Segurança vai além da contratação de uma pessoa ou uma equipe com a função de proteger pessoas ou lugares, envolvendo, também,  o processo de identificação e mitigação de potenciais riscos, aumentando a sensação de segurança e reduzindo a probabilidade de ocorrências em uma determinada organização.

Dentro deste contexto, a segurança é estruturada em 5 pilares que conversam e estão interligados o tempo todo:

Estrutura Física: Portões, muros e cercas, infra-estrutura de guarita, fechaduras e etc.. são pontos importantes que precisam ser verificados 

Recursos Humanos: Profissionais confiáveis, uniformizados, treinados e qualificados que atuam no controle de acesso, monitoramento, ronda e  pronta-resposta, conforme procedimentos estabelecidos. 

Tecnologia : Equipamentos tecnológicos que auxiliam no processo de inibição e identificação de ocorrências. Estamos falando de câmeras, alarmes, sistemas de gravação, sensores de presença e perimetrais, sistemas de controle de acesso,  rastreadores e etc.

Gestão e Planejamento: equipe formada por consultores que criam planos de segurança e emergência, procedimentos e sistemas de controle e qualidade.

Meio ambiente: Entender o entorno em que a organização está inserida, entendendo os impactos nos sistemas de segurança. A cultura interna da organização também merece bastante atenção dos consultores e muitas vezes precisa ser modificada para aumentar o nível de segurança

O consultor é uma pessoa com expertise e olho clínico que consegue prevenir os riscos e instaurar procedimentos de acordo com o perfil, necessidades e capacidade financeira de cada cliente. Atende diversos segmentos como condomínios, indústrias e empresas de logística, entre outros e atua na fase de gestão e planejamento. O trabalho dele é dar suporte aos clientes nas tomadas de decisão e criar estratégias que possam prever e minimizar os riscos.

Para isso, ele deve levantar informações, mapear os riscos e as vulnerabilidades, analisar dados e probabilidades, apontar os pontos críticos, definir plano estratégico e plano de ação, estruturar e apresentar relatórios com objetivos e finalmente implantar as ações com base em um calendário.

Somente com uma equipe de consultores experientes, treinados e multidisciplinares é possível criar o plano perfeito que atenda as necessidades e as particularidades de cada cliente e cria estratégias para obter melhores resultados em seu segmento de atuação.

A Aster é uma empresa de terceirização dos serviços de segurança que atua através de uma metodologia específica em prol daquilo e daqueles que você deseja proteger.

Além disso, é a única empresa de segurança em operação no país que é parceira do Instituto Agires de articulação social, e promovem juntas a realização de diagnósticos e planos de melhorias sociais nas comunidades do entorno de seus clientes. Acreditamos que um bom sistema de segurança não se constrói apenas do “muro para dentro” das organizações. Entender e dentro do possível atuar do “muro para fora” é o que buscamos fazer também.

LEIA TAMBÉM

15 Dicas de Segurança ASTER para Festas e Férias

Com a chegada do fim de ano e das férias de verão, o momento é ideal para relaxar e viajar com a família. Mas, atenção! Este período também é marcado por um aumento de incidentes em residências. Para te ajudar a aproveitar, reunimos as principais dicas de segurança que destacamos ao longo de 2024. Confira […]

ler matéria completa

Golpe na Entrega: Como se Proteger de Fraudes com PIX e Cartão de Crédito

Golpistas estão sempre inovando e criando esquemas para enganar as pessoas, especialmente em momentos de distração, como datas comemorativas e ocasiões especiais. Um dos golpes mais comuns atualmente é o Golpe na Entrega, que envolve o uso de PIX e cartões de crédito. Descubra como ele funciona e como evitar ser uma vítima. O que […]

ler matéria completa

Guia prático para uso correto de discos e escovas na limpeza profissional.

Escolher os discos e escovas corretos é crucial para a limpeza profissional eficiente.

Disco Preto: Ideal para remoção pesada de sujidade em pisos resistentes como concreto e pedra.
Disco Verde: Usado para limpeza intermediária em pisos de vinil e linóleo.
Disco Vermelho: Perfeito para limpeza leve e polimento de pisos tratados com cera, mármore e granito.
Escova: Versátil para diversas superfícies, especialmente irregulares como carpetes e concreto texturizado.
Tynex: Altamente abrasiva, indicada para limpezas pesadas em superfícies duras.
A escolha adequada prolonga a vida útil das superfícies e garante uma limpeza eficiente.

Sobre a ASTER
Desde 2004, a ASTER atua em segurança, facilities e automação em São Paulo, atendendo condomínios e empresas com eficiência e proximidade. Possuímos certificações ISO 9001 e CRS, além de autorização da Polícia Federal para vigilância. Solicite um orçamento sem compromisso.

ler matéria completa