Segurança perimetral para empresas: sua importância e como implementar

Segurança Patrimonial
04/05/2016

seguranca-perimetral

Elevar o nível de segurança no seu dia-a-dia é o desejo da maioria das pessoas hoje em dia, não é mesmo? Pois para as
empresas
o cenário não é nada diferente. Afinal de contas, pessoas mal-intencionadas também costumam direcionar seu foco para empreendimentos! Para se prevenir, evitando se tornar alvo, é indispensável o investimento em segurança perimetral do seu negócio, responsável por impor barreira contra os invasores. Quer saber da sua importância e como implementá-la? Então continue lendo nosso post para entender melhor sobre o assunto:

O que é a segurança perimetral?

Basicamente, a segurança perimetral tem como objetivo criar barreiras em torno do local de interesse, impedindo, inibindo e detectando eventuais entradas em um determinado perímetro. No caso de uma empresa, a segurança perimetral constitui o conjunto de fatores que impedirão que pessoas não autorizadas acessem o local.

Existem 3 tipos de barreiras que podem ser considerados, de acordo com as circunstâncias, quando se pensa um sistema de segurança perimetral:

  1. Barreiras físicas: Estruturas físicas cujo objetivo é impedir, inibir ou dificultar a entrada em um determinado local. Muros altos, cercas, cercas elétricas espetos, arame farpado, cacos de vidros e concertinas são alguns exemplos de barreiras físicas a serem consideradas.
  2. Barreiras tecnológicas: São dispositivos de segurança eletrônica cujo principal objetivo é detectar ou inibir a entrada em um local. Sensores externos instalados em cima de muros, por exemplo, são equipamentos bastante utilizados. Formado por um par de equipamentos, sendo um transmissor e outro receptor, emite feixes de raio-infravermelho que ao serem interrompidos com a passagem de uma pessoa, envia um alarme para a central. A cerca elétrica também pode ser utilizada na detecção que é feita quando um dos fios é rompido. A utilização de câmeras nos muros perimetrais também tem papel importante de inibir a entrada de invasores.
  3. Barreiras psicológicas: São dispositivos diversos criados visando inibir a tentativa de invasão em um local A utilização de concertina e arame farpado apesar de se constituírem em boas opções de barreira físicas, são barreiras psicológicas importantes. A utilização de placas de aviso, alertando sobre o perigo de entrada no local ou indicando a existência de cão feroz no local ou ainda alertas que o local está sendo filmado são algumas estratégias a serem consideradas. A utilização de vigilantes armados ostensivos no local é outra opção válida para inibir a ação de criminosos. Quanto maior a percepção de risco para o criminoso mais efetiva é a barreira psicológica.

Qual é sua importância?

A segurança perimetral é indispensável para qualquer negócio que deseja experimentar o mínimo de segurança necessário para desempenhar suas tarefas adequadamente. Assim, essa segurança é importante porque:

Evita roubos e desvios de materiais

Com a segurança perimetral, sua empresa fica devidamente protegida contra criminosos que podem ter a intenção de invadi-la para roubar materiais, equipamentos e valores em geral. Essa segurança, inclusive, será mais importante quanto maior for o valor agregado dos produtos ali contidos.

Protege a propriedade intelectual e eventuais sabotagens

Outra grande vantagem da segurança perimetral diz respeito à sua proteção à propriedade intelectual da empresa. Isso significa que o negócio não precisará lidar com acessos não autorizados de pessoas que possam estar interessadas nos segredos de sua produção, por exemplo. Com isso, o problema de espionagem mercadológica é diminuído, pelo menos no âmbito físico, impedindo assim que seus concorrentes saibam mais do que deveriam sobre o negócio.

Além disso, existe o risco de sabotagem que é algo bastante sério em uma empresa. Os ativos da empresa precisam estar devidamente protegidos evitando eventuais planos de sabotagem que possam colocar em risco a operação ou mesmo a imagem da empresa.

Garante a segurança dos funcionários

Além de proteger a empresa e seus bens, a segurança perimetral também é responsável pela segurança dos funcionários da empresa. Isso se deve ao fato de que, com a disposição correta dos itens de segurança, automaticamente se torna menos provável a ocorrência de atitudes violentas (como roubos e sequestros, por exemplo). Isso sem contar que criar um ambiente mais seguro para o trabalho também causa impactos na motivação dos colaboradores, diminuindo inclusive o número de faltas causadas por qualquer tipo de sensação de insegurança.

Como implementar a segurança perimetral?

Para implementar a segurança perimetral na sua empresa, definindo quais barreiras a serem implantadas, é importante considerar alguns aspectos:

Orçamento e outras restrições

Antes de iniciar a implementação de um sistema de segurança perimetral procure entender qual é o orçamento disponível. Explique aos responsáveis pela liberação de despesas a importância de um bom sistema e os riscos financeiros de uma eventual invasão.

Procure entender outras restrições. O aspecto de arquitetura ou visual tem que ser considerado. Muitas vezes a colocação de barreiras físicas agressivas como concertina ou espetos pode sofrer restrições, pois afetam a identidade visual da empresa ou o projeto de arquitetura do local. Por outro lado, a presença de vegetação no local pode impedir a colocação de sensores ou cerca elétrica gerando outro tipo de restrição.

Analisar a vizinhança e definir as barreiras

De posse das restrições ao sistema, o próximo passo é analisar a vizinhança e definir as barreiras a serem utilizadas. Faça um estudo sobre a criminalidade na região e sobre o nível de segurança dos vizinhos. Por exemplo, se a empresa tem um vizinho com um sistema de segurança muito bem estruturado, não é necessário investir em segurança perimetral nos muros de interface com esse vizinho específico.

Caso o orçamento seja restrito, a utilização de barreiras psicológicas é um caminho não ideal, mas que pode ser utilizado. Por outro lado, se existem restrições estéticas para utilização de cercas ou concertinas, a utilização de sensores é uma outra opção. Ou seja, quem está implementando o sistema deve conhecer todos os dispositivos disponíveis e fazer as adaptações conforme cada uma das circunstâncias.

Recursos Humanos e Procedimentos

A contratação e treinamento de profissionais especializados, como vigilantes e porteiros, é fundamental dentro desse processo, tendo em vista que ficarão responsáveis por controlar o acesso e reportar ou reagir quando for detectada uma tentativa de invasão. Portanto, é muito importante formalizar os procedimentos para cada tipo de situação envolvendo a segurança perimetral. Os funcionários devem ser treinados para que estejam cientes de como agir em cada situação específica e entender como funcionam todas as barreiras implantadas no sistema de segurança perimetral.

O fator humano é importante porque, por mais que a tecnologia seja imprescindível, o discernimento e qualidade de um profissional ainda pode, muitas vezes, fazer a diferença no quesito proteção.

Equipamentos

Por último, mas definitivamente não menos importante, há também a possibilidade (e, na verdade, a necessidade) de adquirir itens específicos de segurança. Aí entram as câmeras, as cercas, os sensores e as barreiras eletrônicas, por exemplo, como bons equipamentos para garantir que sua empresa fique completamente protegida. E vale ficar de olho nas novidades do setor para se manter sempre a um passo dos criminosos!

Viu como a segurança perimetral é indispensável para que sua empresa possa operar sem correr o risco de sofrer invasões, roubos ou ameaças à segurança dos profissionais? Investir em muros e barreiras, na contratação e treinamento de profissionais qualificados e na aquisição de itens específicos de segurança eletrônica são as formas mais comuns e eficazes de garantir que o negócio esteja seguro. Então o que ainda está esperando para providenciar esses cuidados?

Agora comente aqui e nos conte se essa já é uma preocupação para você atualmente! Como faz a segurança perimetral da sua empresa hoje em dia? Divida suas impressões e experiências conosco! Participe!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa