Evento do Secovi-SP apresenta programa colaborativo para redução da criminalidade

Segurança Patrimonial
14/08/2019

Poder público, sociedade civil e segurança privada, todos juntos e unidos – cada um exercendo da melhor forma o seu papel – podem mais na prevenção e combate ao crime

Quem nunca recorreu aos vizinhos para pedir emprestada uma xícara de açúcar ou um cabo pra fazer chupeta na bateria do carro que arriou?

O espírito de comunidade, integração, colaboração ativa e o sentimento de pertencimento são as bases do convívio harmônico em sociedade. Eles podem também contribuir para reduzir a criminalidade e construir uma cultura de paz.

Essa é a filosofia sob a qual se desenvolve o Vizinhança Solidária, programa criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que incentiva a interação humana e potencialização das relações interpessoais de uma comunidade, visando um processo de transformação social positiva de comportamento.

Na semana passada, o Coronel Álvaro Camilo, secretário-executivo da PM, participou do Ciclo de Palestras do Secovi-SP. No evento, explicou o modelo do programa com dicas de segurança para os síndicos e administradoras presentes.

O projeto Vizinhança Solidária consiste em unir os moradores e conscientizá-los de que a solidariedade entre os vizinhos é uma ferramenta de segurança preventiva.

O seu funcionamento, na prática, baseia-se na instalação de câmeras nos bairros com imagens de alta resolução. Os moradores participantes têm acesso 24h às imagens ao vivo, e também, às gravações por meio do PC, tablet e/ou aplicativo para celular.

Além disso, são criados grupos de WhatsApp, e quando alguém percebe uma movimentação estranha ou algo incomum nas ruas, residências, condomínios e comércios da região, pode notificar seus vizinhos e pedir ajuda imediatamente à Polícia. A união dos vizinhos resulta em uma cidade mais segura.

Também participaram do evento o vice-presidente do Secovi-SP, Hubert Gebara, e Sérgio Meira, diretor de condomínios da entidade e responsável pela a coordenação do evento.

Principais pontos para redução da criminalidade

Em sua apresentação, o Coronel Camilo destacou os principais pontos para a redução dos crimes:

1. Informação: os cidadãos têm o dever de se indignar e devem comunicar os órgãos competentes toda vez que se depararem com situações que mereçam atuação corretiva ou preventiva. Dessa forma, ao fazerem queixas e denúncias em casos de situações suspeitas ou de crimes, ajudam o poder público pois permitem que a polícia possa direcionar seus esforços e recursos para responder de forma mais precisa e objetiva aos problemas com base nas informações das ocorrências registradas;

2. Tecnologia: câmeras de alta definição e sistemas de comunicação como aplicativos de mensagem instantânea aumentam a capacidade de atendimento da polícia;

3. Atuação sobre os 3 lados ligados ao crime: o criminoso, a vítima potencial e o ambiente. No caso do criminoso, com punição e melhoria das leis. Com a vítima, na educação e prevenção, de forma a se evitar situações de exposição, como o uso de celulares nas ruas. No ambiente, por meio de melhorias na iluminação pública, por exemplo, e condições gerais. Afinal, já está provado que ambientes deteriorados são um convite à contravenção e ao crime.

Desde a sua fundação, há quinze anos, a Aster acredita que segurança se faz com informação, integração, articulação social, tecnologia e pessoas capacitadas e orientadas. Sejam agentes de segurança ou moradores.

Por isso, inclusive, por meio de patrocínios apoia permanentemente atividades e iniciativas que promovam o conhecimento e aprimoramento, como os Ciclos de Palestras do Secovi, que possibilitam aos síndicos e gestores de condomínios desenvolverem ações preventivas de segurança com eficiência e integração, objetivo desta edição do evento.

Outro programa de destaque que conta com a participação da Aster é o estudo Zelando Juntos – Vila Leopoldina. O projeto mapeia os problemas do bairro e propõe ações para melhoria da segurança na região. Você pode acessá-lo gratuitamente agora. Para isso, basta se inscrever no formulário abaixo!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa