Roubo de carga no Brasil por Diógenes Lucca

Segurança Patrimonial
16/11/2016

Dados apontam que esse tipo de crime vem crescendo ano após ano e, de acordo com informações obtidas por meio da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC) no período de 2010 a 2015 o roubo de carga aumentou 48% com prejuízo na ordem de 5 bilhões de reais.

É fato que a Região Sudeste, em particular os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro representam mais de 80% dessa totalidade, no entanto, as outras regiões do país também apresentam seus indicadores em evolução.

Os principais alvos dos criminosos têm sido os produtos alimentícios, cigarros e eletroeletrônicos que possuem bastante liquidez e alto valor agregado, mas a já citada elevação dos índices criminais está atraindo os criminosos para outros produtos e nesse sentido são alarmantes os registros de roubos de produtos farmacêuticos e produtos químicos, beneficiando um ciclo criminoso que traz lucro a atravessadores e empresários inescrupulosos, fomenta a corrupção por parte de funcionários públicos e muitas vezes é atividade subsidiária dos traficantes de droga.

A dinâmica dos ataques, em geral compreende a obtenção de informações privilegiadas por parte dos criminosos, que escolhem o alvo de forma seletiva, preparam a interceptação do veículo carregado muita vezes ainda na área urbana, mas predominantemente nas estradas, rendem o motorista, transferem a carga para outros veículos e no momento oportuno, com o crime já exaurido, repassam a atravessadores que por sua vez possuem contatos com comerciantes e empresários dispostos a adquirir o produto subtraído, obtendo lucros ilícitos o que fecha o ciclo criminoso.

Medidas têm sido adotadas na tentativa de diminuir a incidência criminosa. A mais comum tem sido a contratação de escoltas armadas e rastreamento da carga, mas isso não tem sido suficiente.

O Estado de São Paulo por meio da Lei 15.315/14 criou uma dificuldade a mais para tentar combater esse tipo de crime, pois a lei pune com a cassação da licença de inscrição no ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) a quem adquire produto de origem ilícita.

O mercado tem apostado em uma nova modalidade de transporte denominada “carga segura” que nada mais é do que replicar o que já se faz com o transporte de dinheiro nos carros forte.

A carga segura é feita por meio de caminhões que possuem uma cabine com blindagem em nível 5 com 4 vigilantes armados e compartimento de carga que pode transportar de 500 quilos a 15 toneladas de produtos e isso tem criado uma dificuldade significativa para a ação dos criminosos, além de outras vantagens em termos de seguro e aproveitamento da infraestrutura e know-how que as empresas de transporte de valores já possuem.

Não obstante a tudo isso o cenário exige outras medidas complementares por parte do poder público no que diz respeito à investigação, identificação e prisão desses criminosos.

Só um trabalho conjunto, integrado e multidisciplinar é capaz de fazer frente a essa incidência criminal.

Diogenes Lucca
Diógenes Lucca
Foi um dos fundadores do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar, onde ficou conhecido como Capitão Lucca. É comentarista de segurança na Rede Globo, Lucca é bacharel em Direito, com pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa