
Em virtude do crescimento da criminalidade, a segurança vem se tornando uma das maiores preocupações tanto das pessoas como das empresas e condomínios. Mas por mais que saibam da necessidade de garantir essa segurança, algumas organizações abrem mão de ter uma boa equipe à disposição, muitas vezes por questões financeiras, o que acaba expondo o negócio a uma série de riscos que podem gerar prejuízos muito grandes que não compensam a economia desejada. Quer saber que riscos são esses e quais são os impactos de não ter uma boa equipe de segurança para cuidar dessa área? Então acompanhe agora mesmo nosso post:
Os riscos de roubos e furtos aumentam
A falta de uma boa equipe de segurança praticamente abre as portas da sua empresa para roubos e furtos e outros tipos de incursão em busca de tomar o patrimônio do negócio ou do condomínio. E esse risco será tão maior quanto maior for o valor agregado e a liquidez dos produtos ou quanto mais alto for o volume de dinheiro que circula na organização. A equipe de segurança, por sua vez, serve justamente como um fator minimizador de riscos para o patrimônio do negócio, sendo responsável por inibir e impedir o acesso indevido a quaisquer mercadorias e valores.
Muitas vezes, os prejuízos podem ser muito maiores que os valores diretos dos produtos roubados ou furtados. Muitas vezes, no caso de empresas, os roubos e furtos podem comprometer a capacidade operacional da empresa e impedir a entregas de produtos e serviços nos prazos definidos, afetando diretamente os clientes e a imagem da empresa. No caso de condomínios, por sua vez, os imóveis podem ser desvalorizados.
Os riscos de fuga de informações e sabotagem aumentam
Outro problema passível de surgir sem uma boa equipe de segurança diz respeito à segurança dos dados. Se não houver a proteção adequada, qualquer pessoa poderá entrar na sua empresa e roubar segredos industriais ou dados sigilosos dos seus clientes, por exemplo. E quando isso acontece, não é apenas o negócio que sai perdendo, mas também os clientes que confiaram seus dados à empresa, tornando-se mais expostos a esse tipo de falha. Dependendo do tipo de empreendimento, essa situação poderá gerar falta de confiança, baixa satisfação e perda de clientes.
Muitas vezes, existem riscos graves de sabotagem que podem afetar drasticamente a imagem e reputação da empresa. Imagine uma empresa de alimentos que descuida de sua segurança e tem a sua linha de produção sabotada, afetando a qualidade de seus produtos e eventualmente até mesmo a saúde de seus clientes.
O acesso pode não ser autorizado
E falando em confiança, ela também é comprometida quando acessos não autorizados ocorrem em sua empresa. É o que acontece quando uma pessoa de fora entra indevidamente em um setor considerado estratégico para o negócio. Se isso é comum, a confiança nos dados passa a ser duvidosa. Afinal, sem o devido monitoramento, é praticamente impossível saber com certeza o impacto desse acesso. Por isso, uma boa equipe de segurança não tem a função de apenas impedir as invasões violentas, mas também serve para evitar problemas estratégicos de segurança que possam comprometer os resultados da empresa.
A depredação e o vandalismo surgem no mapa
Não contando com o apoio de uma boa equipe de segurança, sua organização fica mais exposta a depredações e situações de vandalismo em geral, que são diferentes do assalto porque não têm o objetivo de subtrair algo, mas sim de destruir. Como toda a estrutura de um negócio é parte de um grande investimento, quando algo é depredado, existindo prejuízos financeiros e na imagem da empresa. Nesse cenário, a equipe de segurança atuaria de maneira a coibir essa ação depredatória, protegendo a integridade do patrimônio.
Aumento nos valores de seguros pagos
A organização que constantemente enfrenta problemas de segurança por não contar com um sistema adequado vai consequentemente ser obrigado a pagar valores maiores de prêmio a seguradora. Ou seja, muitas vezes, as economias com segurança desejadas são minimizadas com os gastos maiores com seguros.
Insatisfação e clima interno
Imagine você trabalhar ou morar em um local que sofre constantemente assaltos ou furtos? Isso gera um clima de incerteza, frustração e insegurança muito grande que provoca comportamentos indesejados e perda de produtividade dos funcionários das organizações afetando diretamente a organização.
Passivo trabalhista
Muitas vezes buscando reduzir custos, as empresas e condomínios não verificam se as empresas contratadas cumprem rigorosamente as obrigações legais exigidas. Verifica-se muitas vezes contração de empresas de portaria que prestam serviços de vigilância e profissionais de segurança pública fazendo ‘bicos’ nas empresas. O resultado disso pode ser desastroso no longo prazo, gerando passivos trabalhistas significativos.
Por isso que é necessário muito cuidado para contratação de empresas terceirizadas de segurança. Avalie a reputação da empresa de segurança no mercado e a planilha de custos para assim ter a certeza de que está fechando negócio com o nome certo! O objetivo não é conseguir mais confiança para a operação do negócio? Você precisa, então, de uma equipe igualmente confiável! E para mergulhar de vez no assunto, não deixe de ler também nosso post sobre segurança para empresas: tudo o que você precisa saber ou o post Como escolher uma boa empresa de segurança.