Importância da comunidade para manutenção e segurança do condomínio

Segurança Patrimonial
30/11/2017

Quando se fala em segurança, é comum pensarmos apenas no âmbito pessoal: nós, nossa família, nossos amigos e nossos empregados. No entanto, vivendo em condomínio, aquela máxima de que se cada um fizer sua parte todos saem ganhando prevalece. Por outro lado, a conduta inadequada de uma única pessoa pode colocar em risco a segurança de todo o condomínio.

Estar em um condomínio é como viver em uma grande família. Tanto condôminos, quanto as pessoas que frequentam, devem colaborar para manter os procedimentos de segurança e o senso de comunidade.

Com esse senso de comunidade aflorado as pessoas aprendem a cuidar uma das outras e os olhos ficam treinados e atentos e uma cultura muito forte de segurança é estabelecida.

Confira algumas dicas de como você pode ajudar na segurança de seu condomínio:

– Evite passar informações sobre o seu condomínio para desconhecidos.

– Informe à portaria sobre os visitantes.

– Ao solicitar prestadores de serviços em seu apartamento, sempre que possível, solicite o nome e RG dos funcionários e passe as informações para a portaria. Na dúvida não autorize a entrada.

– Evite a entrada de prestadores de serviços no interior do Condomínio. No caso de entregas, sempre que possível, retire a encomenda ou refeições na portaria e mantenha-se sempre no interior do prédio.

– Oriente seus empregados domésticos sobre questões de segurança. Eles ficam muitas vezes sozinhos e precisam aprender a tomar as decisões corretas

– Mantenha os cadastros de moradores (email e telefones), empregados e veículos sempre atualizados. Caso algum empregado seja demitido, informe imediatamente a administração do condomínio.

– No caso de perda de qualquer dispositivo de segurança eletrônica, especialmente controles remotos de veículos, informe imediatamente a administração para cancelar o dispositivo.

– Tenha ciência, colabore e cumpra os procedimentos de segurança estabelecidos. Lembre-se que comodidade é inversamente proporcional a segurança. Tenha paciência e não desautorize os porteiros quando os mesmos estiverem cumprindo procedimentos.

– Deixe suas chaves apenas com conhecidos.

– Informar o zelador sobre períodos de afastamento.

– Ficar atento e cobrar melhorias sobre as condições dos equipamentos de segurança e estrutura física do condomínio.

– Participe das reuniões de condomínio e Assembleias e seja um defensor ativo da segurança.

– Verifique a idoneidade e qualidade das empresas de segurança e portaria contratadas. Questione caso o único fator decisório na contratação seja preço.

– Conheça e converse com seus vizinhos.

– Solicite treinamentos de segurança para os condôminos e funcionários.

– Ao entrar ou sair do Condomínio, atenção com a presença de estranhos. Não libere a entrada de ninguém sem a devida identificação.

– Informe aos responsáveis quando verificar falhas da equipe de segurança ou conduta inadequada em termos de segurança por parte de condôminos

O combinado não sai caro para ninguém. Mantendo uma boa relação com seus companheirosde condomínio, muita dor de cabeça pode ser evitada. A ASTER é uma empresa de terceirização de serviços de segurança que pode ajudá-lo no treinamento e implementação de uma equipe capacitada e preparada para atendê-lo, além de desenvolver planos customizados para a segurança no seu condomínio.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa