Importância da comunidade para manutenção e segurança do condomínio

Segurança Patrimonial
30/11/2017

Quando se fala em segurança, é comum pensarmos apenas no âmbito pessoal: nós, nossa família, nossos amigos e nossos empregados. No entanto, vivendo em condomínio, aquela máxima de que se cada um fizer sua parte todos saem ganhando prevalece. Por outro lado, a conduta inadequada de uma única pessoa pode colocar em risco a segurança de todo o condomínio.

Estar em um condomínio é como viver em uma grande família. Tanto condôminos, quanto as pessoas que frequentam, devem colaborar para manter os procedimentos de segurança e o senso de comunidade.

Com esse senso de comunidade aflorado as pessoas aprendem a cuidar uma das outras e os olhos ficam treinados e atentos e uma cultura muito forte de segurança é estabelecida.

Confira algumas dicas de como você pode ajudar na segurança de seu condomínio:

– Evite passar informações sobre o seu condomínio para desconhecidos.

– Informe à portaria sobre os visitantes.

– Ao solicitar prestadores de serviços em seu apartamento, sempre que possível, solicite o nome e RG dos funcionários e passe as informações para a portaria. Na dúvida não autorize a entrada.

– Evite a entrada de prestadores de serviços no interior do Condomínio. No caso de entregas, sempre que possível, retire a encomenda ou refeições na portaria e mantenha-se sempre no interior do prédio.

– Oriente seus empregados domésticos sobre questões de segurança. Eles ficam muitas vezes sozinhos e precisam aprender a tomar as decisões corretas

– Mantenha os cadastros de moradores (email e telefones), empregados e veículos sempre atualizados. Caso algum empregado seja demitido, informe imediatamente a administração do condomínio.

– No caso de perda de qualquer dispositivo de segurança eletrônica, especialmente controles remotos de veículos, informe imediatamente a administração para cancelar o dispositivo.

– Tenha ciência, colabore e cumpra os procedimentos de segurança estabelecidos. Lembre-se que comodidade é inversamente proporcional a segurança. Tenha paciência e não desautorize os porteiros quando os mesmos estiverem cumprindo procedimentos.

– Deixe suas chaves apenas com conhecidos.

– Informar o zelador sobre períodos de afastamento.

– Ficar atento e cobrar melhorias sobre as condições dos equipamentos de segurança e estrutura física do condomínio.

– Participe das reuniões de condomínio e Assembleias e seja um defensor ativo da segurança.

– Verifique a idoneidade e qualidade das empresas de segurança e portaria contratadas. Questione caso o único fator decisório na contratação seja preço.

– Conheça e converse com seus vizinhos.

– Solicite treinamentos de segurança para os condôminos e funcionários.

– Ao entrar ou sair do Condomínio, atenção com a presença de estranhos. Não libere a entrada de ninguém sem a devida identificação.

– Informe aos responsáveis quando verificar falhas da equipe de segurança ou conduta inadequada em termos de segurança por parte de condôminos

O combinado não sai caro para ninguém. Mantendo uma boa relação com seus companheirosde condomínio, muita dor de cabeça pode ser evitada. A ASTER é uma empresa de terceirização de serviços de segurança que pode ajudá-lo no treinamento e implementação de uma equipe capacitada e preparada para atendê-lo, além de desenvolver planos customizados para a segurança no seu condomínio.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa