Quando se fala em segurança, é comum pensarmos apenas no âmbito pessoal: nós, nossa família, nossos amigos e nossos empregados. No entanto, vivendo em condomínio, aquela máxima de que se cada um fizer sua parte todos saem ganhando prevalece. Por outro lado, a conduta inadequada de uma única pessoa pode colocar em risco a segurança de todo o condomínio.
Estar em um condomínio é como viver em uma grande família. Tanto condôminos, quanto as pessoas que frequentam, devem colaborar para manter os procedimentos de segurança e o senso de comunidade.
Com esse senso de comunidade aflorado as pessoas aprendem a cuidar uma das outras e os olhos ficam treinados e atentos e uma cultura muito forte de segurança é estabelecida.
Confira algumas dicas de como você pode ajudar na segurança de seu condomínio:
– Evite passar informações sobre o seu condomínio para desconhecidos.
– Informe à portaria sobre os visitantes.
– Ao solicitar prestadores de serviços em seu apartamento, sempre que possível, solicite o nome e RG dos funcionários e passe as informações para a portaria. Na dúvida não autorize a entrada.
– Evite a entrada de prestadores de serviços no interior do Condomínio. No caso de entregas, sempre que possível, retire a encomenda ou refeições na portaria e mantenha-se sempre no interior do prédio.
– Oriente seus empregados domésticos sobre questões de segurança. Eles ficam muitas vezes sozinhos e precisam aprender a tomar as decisões corretas
– Mantenha os cadastros de moradores (email e telefones), empregados e veículos sempre atualizados. Caso algum empregado seja demitido, informe imediatamente a administração do condomínio.
– No caso de perda de qualquer dispositivo de segurança eletrônica, especialmente controles remotos de veículos, informe imediatamente a administração para cancelar o dispositivo.
– Tenha ciência, colabore e cumpra os procedimentos de segurança estabelecidos. Lembre-se que comodidade é inversamente proporcional a segurança. Tenha paciência e não desautorize os porteiros quando os mesmos estiverem cumprindo procedimentos.
– Deixe suas chaves apenas com conhecidos.
– Informar o zelador sobre períodos de afastamento.
– Ficar atento e cobrar melhorias sobre as condições dos equipamentos de segurança e estrutura física do condomínio.
– Participe das reuniões de condomínio e Assembleias e seja um defensor ativo da segurança.
– Verifique a idoneidade e qualidade das empresas de segurança e portaria contratadas. Questione caso o único fator decisório na contratação seja preço.
– Conheça e converse com seus vizinhos.
– Solicite treinamentos de segurança para os condôminos e funcionários.
– Ao entrar ou sair do Condomínio, atenção com a presença de estranhos. Não libere a entrada de ninguém sem a devida identificação.
– Informe aos responsáveis quando verificar falhas da equipe de segurança ou conduta inadequada em termos de segurança por parte de condôminos
O combinado não sai caro para ninguém. Mantendo uma boa relação com seus companheirosde condomínio, muita dor de cabeça pode ser evitada. A ASTER é uma empresa de terceirização de serviços de segurança que pode ajudá-lo no treinamento e implementação de uma equipe capacitada e preparada para atendê-lo, além de desenvolver planos customizados para a segurança no seu condomínio.