Sua empresa de segurança é devidamente legalizada e qualificada para prestar serviços?

Segurança Patrimonial
22/06/2018

O segmento de segurança privada possui uma legislação bem específica. Os principais documentos a serem considerados são a Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012. Tal legislação estabelece que a Polícia Federal é o órgão público responsável por fiscalizar e controlar as atividades relacionadas à empresa de segurança privada.

Resumidamente, ao contratar serviços de segurança privada armada ou desarmada deve ser solicitado à empresa o Alvará de Autorização publicado no Diário Oficial da União, com validade anual, que garante que a organização cumpre os requisitos legais estabelecidos pela Polícia Federal. A Polícia Federal disponibiliza um serviço em seu site que permite facilmente verificar a legalidade da empresa contratada.

É fundamental, antes de contratar uma empresa de segurança, verificar se ela está em dia com todas as obrigações legais e em boas condições financeiras. Para isso, recomendamos que sejam solicitados alguns documentos. Lembre-se que a maioria pode ser consultado pela internet:

– Cartão de CNPJ da matriz e das filiais;

– C.R.F – Certidão de Regularidade do FGTS vigente;

– Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros;

– Certidão Negativa de Falência e Concordata expedida pelo distribuidor da sede de pessoa jurídica;

– Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) emitido pela Justiça do trabalho, nos termos da lei n12440/2012.

Em alguns estados, como São Paulo, o contratante também pode solicitar documentos como o CRS (Certificado de Regularidade em Segurança) que é emitido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo).

Procure também sempre dar preferência por organizações que possuam certificados de qualidade como o ISO 9001:2000. Eles comprovam que a empresa possui rigorosos processos de treinamento e qualidade interna.

Solicite a planilha de custos aberta, identificando todos os custos com salários, encargos, benefícios, equipamentos, taxa administrativa, lucro e impostos. Verifique no sindicato da categoria de vigilantes quais são os salários e benefícios obrigatórios e verifique na planilha se tais itens estão sendo rigorosamente cumpridos.

Desconfie se a empresa apresentar um custo muito abaixo das demais, pois isso pode ser uma indicação de que ela está deixando de cumprir alguns deveres. Procure entender também a escala de serviços proposta para os vigilantes e verifique a legalidade conforme CLT e Convenção Coletiva da categoria.

Pesquisar sobre o histórico, buscar indicações e acompanhar a visibilidade da empresa diante da sociedade é uma forma eficaz para descobrir se ela é realmente o que vende ser, e se oferece exatamente o que você procura para satisfazer suas necessidades como consumidor. Afinal, de nada adianta possuir os melhores certificados, mas não os melhores serviços.

A Aster é referência em segurança patrimonial e terceirização de serviços. É regulamentada pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal para prestar segurança aos seus clientes e parceiros. Certificada como gestão qualificada pelo ISO 9001 e com selo da CRS, a Aster tem a qualidade que você busca.

Leia também o nosso artigo e saiba como realizar uma consultoria em segurança.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa