7 boas práticas de segurança para evitar um novo caso Carrefour

Segurança Patrimonial
07/12/2020

Boas práticas de segurança

O vigilante é um profissional fundamental para a manutenção da segurança nas empresas, condomínios, bairros e comércio. A sua presença inibe a ação de criminosos e gera confiança nos cidadãos. Ao menos isso é o que deveria acontecer.

Em 2020, assim como em toda a história, testemunhamos alguns casos em que profissionais que deveriam proteger, se envolveram em atos de violência que culminaram, inclusive, na morte de pessoas.

Situações revoltantes como a do “caso Carrefour de Porto Alegre”, em que um cliente foi espancado até a morte por indivíduos despreparados para exercer a atividade de segurança, mostram a importância de um diálogo transparente sobre a necessidade de qualificação e profissionalização dos serviços de vigilância.

É importante ressaltar que os funcionários que praticaram o crime em Porto Alegre não eram vigilantes e sim fiscais de prevenção de perdas. Ou seja, não eram registrados na Polícia Federal, não passaram por curso de formação específico com reciclagem a cada dois anos e também não passaram por testes psicológicos conforme exigências legais, de acordo com a Lei 7102/83.

Isso ocorre porque tomadores de serviços, preocupados somente em redução de custos, procuram brechas para não cumprir as determinações legais e contratam empresas que aceitam esse tipo de situação. Os resultados podem ser catastróficos como vimos em Porto Alegre.

Para contribuir com esse momento de reflexão e tentar evitar que situações como esta se repitam, reunimos abaixo 7 boas práticas para gestão e treinamento da equipe de segurança. Confira:

1.Respeito, correção e retidão

O vigilante deve ser uma pessoa capacitada a zelar pela ordem nos limites do seu local de trabalho.

Entre as principais boas práticas da profissão, podemos dizer que vigilante deve exercer suas atividades com:

  1. Civilidade;
  2. Cortesia;
  3. Honestidade;
  4. Coragem;
  5. Autocontrole;
  6. Serenidade.

As próprias exigências estabelecidas pela Polícia Federal, órgão controlador da segurança privada no país, dizem que o vigilante deve ser pessoa de conduta reta. Ou seja, uma pessoa de confiança.

Ter autocontrole e estar capacitado para manter a serenidade no exercício de suas funções, especialmente em casos de agressão física ou verbal, é uma qualidade fundamental do bom vigilante. Técnicas de sufocamento para imobilização ou agressões violentas especialmente na região da cabeça são práticas inaceitáveis.

É nesse ponto que, infelizmente, estão algumas das maiores falhas cometidas por vigilantes despreparados e por empresas que prestam serviços de vigilância sem ter a qualificação apropriada para tal.

2. Atenção e destreza

Além do aspecto moral, o vigilante é uma pessoa que deve estar o tempo todo alerta. É preciso que ele tenha o controle da situação local, observando todo perímetro como forma de prevenção e inibição de ocorrências.

Portanto, podemos dizer que a atuação do vigilante é principalmente de caráter preventivo, de modo a inibir, dificultar e impedir qualquer ação criminosa. Para isso, ele precisa:

  1. Nunca abandonar o posto de trabalho;
  2. Evitar chegar atrasado;
  3. Manter a postura profissional, sem distrações;
  4. Observar atentamente toda movimentação do seu entorno.

É fundamental para um bom vigilante, se manter focado na execução do cargo. Para isso, precisa ter a disciplina de evitar distrações como o uso de celulares, conversas paralelas e qualquer atitude que possa chamar a atenção.

3. Conhecimento e preparo

É imprescindível que o profissional que atue como vigilante tenha conhecimento técnico completo sobre sua função. Isto é, precisa conhecer os protocolos de segurança gerais – inerentes ao curso de formação.

Mas ele também deve conhecer aspectos de outros temas, mais específicos, mas primordiais à profissão, como:

  1. Primeiros socorros;
  2. Prevenção e combate a incêndios;
  3. Legislação aplicada;
  4. Relações humanas no trabalho;
  5. Direitos Humanos.

No que diz respeito aos protocolos de segurança, o vigilante deve passar por treinamentos de capacitação. Ele deve compreender questões básicas da profissão para saber os eventos e comportamentos que competem a sua função ou não. Como por exemplo:

  1. Não realizar abordagens em ambiente público ( fora do espaço privado);
  2. Não cometer atos de discriminação ( sexo, cor, preferência sexual, religião);
  3. Não portar armas em espaço público ( exceto segurança pessoal);
  4. Acionar a polícia ao sinal de risco;
  5. Não praticar a revista em pessoas do sexo oposto.

No exercício de sua função, o uso de força física e/ou armas deve ser evitado a qualquer custo e somente utilizado em casos de legítima defesa. Nesses casos, sempre que possível, a Polícia Militar deve ser acionada..

4. Capacitação técnica e legal

A vigilância patrimonial é uma atividade autorizada, controlada e fiscalizada por um departamento específico da Polícia Federal.

Para exercer a função, o profissional precisa passar por um Curso de Formação de Vigilantes, que é ministrado por escolas autorizadas pela própria Polícia Federal. Após formado, o profissional deve ainda realizar cursos obrigatórios de reciclagem a cada dois anos e passar por testes psicológicos específicos.

Além disso, recomenda-se que as empresas que prestam serviços de vigilância e segurança realizem capacitações complementares. Testes psicológicos, entre outras avaliações, são realizados durante o processo de recrutamento e seleção, que deve ser rigoroso. Após contratado é também essencial que esse profissional seja orientado por uma supervisão atuante e experiente.

5. Discrição

Outra característica fundamental para a profissão é a discrição. O bom vigilante deve ser aquele profissional discreto, que passa serenidade e controla o ambiente.

Ele também precisa manter sigilo sobre informações a respeito do local de trabalho para evitar que dados sensíveis caiam nas mãos de criminosos e pessoas má intencionadas.

Quem trabalha com vigilância deve compreender que a discrição é um elemento que anda de mãos dadas com a confiança.

6. Comunicação, apresentação pessoal e boa educação

Saber se expressar corretamente, sem gírias e erros de português, transmite confiança, autoridade e credibilidade, qualidades importantes para o vigilante.

É importante sempre se expressar de forma objetiva e pausadamente, com um tom de voz adequado – nem muito alto, nem muito baixo – garantindo que a pessoa entenda a mensagem transmitida.

A questão da apresentação pessoal também é um ponto muito importante. Estar uniformizado, com roupa limpa e asseada, com barba e corte de cabelo em dia e higiene pessoal impecável passam uma imagem de seriedade e profissionalismo

Além disso, um bom profissional de segurança também precisa saber escutar e ser capaz de ler com atenção. É importante sempre olhar e prestar atenção a quem está falando, não só por uma questão de respeito, mas para fazer com que a pessoa se sinta ouvida.

Tratar a todos com respeito e educação é uma prática muito importante para a profissão e evita que mal-entendidos aconteçam, além de situações mais graves.

7. Certificações e obrigações legais

De acordo com a Lei 7.102/83, somente empresas devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços de segurança patrimonial armada e desarmada, utilizando profissionais capacitados e habilitados para exercer a função.

Se você está contratando um serviço de vigilância, certifique-se que empresa possui CRS (Certificado de Regularidade de Empresa de Segurança Privada).

Mas fique atento. Recentemente o SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo) veio a público esclarecer que algumas empresas burlam a lei 7.102/83 ao contratar prestadores de serviço regulamentados na Polícia Federal mas que, no intuito reduzir custos, não fornecem vigilantes legalmente habilitados.

Segundo o SESVESP, “uma empresa com certificado autorizado pela Polícia Federal é contratada. Ao se avaliar o contrato conclui-se que está regular porque a empresa possui alvará de funcionamento. Na sequência, como ela tem uma área de ‘facilities’ ou outros serviços, ela efetua contratos com ‘outras nomenclaturas de segurança’, tais como: fiscal de piso, controlador, agentes de prevenção de perdas, dentre outros”.

Isso ocorre sob a anuência ou desconhecimento da empresa contratante, que muitas vezes acaba se preocupando mais com o custo do que com a qualidade e riscos do serviço que será prestado.

E a ASTER?

Nós, da ASTER, atuamos há mais de 16 anos prestando os serviços de segurança e vigilância armada e desarmada sob rígidos padrões de qualidade, com autorização da Polícia Federal.

Valorizamos demais o trabalho do vigilante, pois sabemos da pressão que sofrem diariamente nas suas tomadas de decisões. Não toleramos qualquer tipo de discriminação e acreditamos que todos, sem execeção, devam ser tratados de forma igualitária, com respeito e dignidade.

Nos preocupamos diariamente com a contratação, capacitação e orientação do nosso quadro de funcionários para que fatos lamentáveis como os ocorridos recentemente no país jamais aconteçam em nossos clientes.

É por isso que nossa equipe passa por treinamento intensivo e recebe acompanhamento técnico de supervisores de qualidade. O nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar da sociedade!

Se você precisa de uma empresa para prestar os serviços de segurança com todas as certificações de classe e garantias de qualidade, nos dê uma oportunidade de te ajudar. Entre em contato agora e solicite um orçamento grátis. ASTER, fazendo por você, zelando pelo coletivo.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa