Qual é o lugar mais seguro para morar em São Paulo?

Blog
03/08/2020

Lugar mais seguro

A segurança é um aspecto fundamental na hora de escolher um lugar para morar. A cidade de São Paulo é uma metrópole conhecida por hospedar muitas opções de lazer, trabalho e cultura. Mas em questão de segurança, será que ela também tem boas opções de moradia?

Nesse artigo, listamos os 10 lugares mais seguros para morar em São Paulo. Veja abaixo!

Vila Leopoldina

Localizada na Zona Oeste da cidade, a Vila Leopoldina é uma região imobiliária concorrida, pois abriga lazer, entretenimento, trabalho e, sobretudo, segurança.

A região é popularmente conhecida por ser o lar do Parque Villa-Lobos e do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

Atendido pela 91ª DP – Ceagesp, ela apresenta baixos índices nos indicadores utilizados para medir a violência. Ainda conta com o apoio de empresas e associações que desenvolvem iniciativas para combater a criminalidade.

O estudo Zelando Juntos – Vila Leopoldina é um projeto desenvolvido pela Aster em conjunto com associações para melhorar a segurança e a qualidade de vida na região.

Jaguaré

Mais um bairro localizado na Zona Oeste de São Paulo, Jaguaré é um pequeno distrito com apenas 6,6km² e pouco mais de 40 mil habitantes.

Situado próximo às regiões importantes comercialmente, como a própria Vila Leopoldina, Alto de Pinheiros e Butantã, Jaguaré tem ganhado investimentos do setor imobiliário nos últimos anos, vendo surgir novos condomínios e empreendimentos.

Atendido pela 93ª DP, é o segundo bairro da Zona Oeste que menos registrou casos nos indicadores de violência.

Butantã

Ainda na Zona Oeste da cidade, um bairro muito famoso por sua boa localização e vastas opções de transporte, o Butantã é mais um local que apresenta baixos índices de violência, um atrativo para quem está em busca de moradia.

Outro ponto positivo da região é que ele se liga facilmente a outras cidades da Grande São Paulo, como: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Osasco.

Em nosso comparativo de violência, o Butantã é o terceiro bairro menos violento da Zona Oeste, atendido pela 51ª DP.

Morumbi

Embora seja popularmente considerado como parte da Zona Sul da cidade, o Morumbi é administrado pela Prefeitura Regional do Butantã, sendo assim, pertence ainda à Zona Oeste.

Uma das regiões mais desenvolvidas da cidade, o Morumbi tem a maior concentração de renda da cidade e, em nosso levantamento de bairros da Zona Oeste, é um dos mais seguros para viver, logo atrás dos citados anteriormente.

Atendida pelas 34ª DP – Vila Sônia e 89ª DP – Portal do Morumbi, a região é muito conhecida por abrigar empreendimentos comerciais e, sobretudo, condomínios residenciais de alto padrão. Ele é, sem dúvida, um dos melhores lugares para viver em São Paulo.

Vila Mariana

Saindo da Zona Oeste de São Paulo até á Zona Sul, a Vila Mariana é uma das regiões mais indicadas para viver atualmente.

Conhecido por ser um ótimo lugar para lazer, a Vila Mariana possui uma infraestrutura de dar inveja. Com opções de transporte público, tanto linhas de ônibus quanto estações de metrô (Vila Mariana, Ana Rosa e Santa Cruz), a região é concorrida pelo mercado imobiliário.

Atendida pela 36ª DP, o único indicador que mostrou números elevados foi o de furtos. Isso pode ser explicado pelo fato de os moradores do bairro possuírem uma das maiores rendas média da cidade, chegando quase ao triplo do valor de outras regiões, o que, inevitavelmente, atrai os bandidos.

Além disso, o bairro é rodeado por grandes centros importantes, como a Avenida Paulista, Pinheiros, Itaim Bibi e Moema.

Para quem procura um lugar desenvolvido, perto de diversos comércios e que tenha uma boa segurança, pode pensar com carinho na Vila Mariana.

Moema

Ainda na Zona Sul, não podíamos deixar de citar um dos bairros mais famosos da cidade: Moema.

Vizinha à Vila Mariana, Moema é um bairro famoso por ser uma região nobre que abriga investimentos imobiliários e comerciais. Mas não apenas isso, Moema é o lar do parque mais frequentado de São Paulo, o Ibirapuera.

O bairro é atendido tanto pela 27ª DP – Campo Belo, quanto pela 96ª DP – Monções, duas das delegacias que menos registraram casos de violência nos índices usados neste comparativo.

Para quem busca segurança e comodidade, Moema é uma ótima opção para viver.

Santana

Partindo para o outro lado da cidade, chegamos à Santana, na Zona Norte. Santana é um bairro histórico e tem o maior IDH da região, ficando atrás somente de Moema e Pinheiros, nas zonas Sul e Oeste.

Atendido pela 9ª DP – Carandiru, Santana é uma região arborizada que possui muitas opções de lazer e comércio, além de linhas de metrô e ônibus que facilitam o transporte para outras áreas da cidade.

Não à toa, desde 2006, o bairro é o mais procurado, tanto para imóveis residenciais quanto comerciais na Zona Norte, segundo levantamento feito no portal ZN Imóvel.

Contudo, assim como acontece na Vila Mariana, o medidor de criminalidade se mostrou elevado no índice de furtos. Portanto, vale a penar ficar atento a esse índice.

Parada Inglesa

Ainda na Zona Norte, um bairro que talvez não seja tão conhecido assim, mas que é uma ótima opção de moradia é a Parada Inglesa. Um pouco diferente das demais regiões, o bairro é majoritariamente residencial.

No local, prédios e condomínios residenciais de alto padrão são construídos rodeados por supermercados, farmácias, restaurantes etc. Outro ponto de destaque, á a arborização da região, uma das mais verdes da cidade. Assim, é um bairro que une alto padrão de vida com a tranquilidade de ruas mais calmas.

Até por isso, a 38ª DP – Vila Amália, e a 39ª DP – Vila Gustavo, que atendem à região, mostram baixos índices de criminalidade.

 Bela Vista

Como não podia faltar, um bairro do centro muito importante e ótima opção para viver é a Bela Vista. A região da Bela Vista é um lugar para quem gosta de explorar a cultura da cidade. Ela abriga teatros, museus e comércios, além de dois dos mais conhecidos e boêmios bairros da cidade: Bixiga e Baixo Augusta.

O local é atendido por diversas linhas de ônibus e pelo metrô, o que facilita ainda mais a mobilidade para as demais áreas da cidade. Próximo de grandes centros comerciais, a Bela Vista tem tudo o que você precisa para viver com qualidade.

Atendida pela 4ª DP – Consolação, a região tem baixos números de criminalidade, a não ser pelos furtos, que assim como acontece em outras regiões muito movimentadas, se destacam.

Mooca

Para fechar essa lista, a Zona Leste também tem um representante de peso. A Mooca é um distrito tradicional e muito conhecido pelos paulistanos, localizado na Zona Leste da cidade.

A localização do bairro é um atrativo, já que é considerada estratégica, por ter fácil acesso as vias rápidas da Capital (Av.do Estado, Marginal Tietê e Avenida 23 de Maio).

Até por isso, o local, reconhecido pelos traços da imigração italiana, vem crescendo e misturando tradições. Novos empreendimentos comerciais e edifícios residenciais surgem todos os dias na região, o que desperta o interesse de quem busca por um lugar para viver.

A segurança também é um fator determinante. Desde que o Governo Estadual passou a divulgar os dados da produtividade policial, a região apresenta os menores índices. Atendida pela 18ª DP – Alto da Mooca, e 57ª DP – Parque da Mooca, a Mooca é o lugar mais seguro para viver atualmente.

Metodologia de pesquisa

Para chegar ao resultado dessa lista, cruzamos os dados oficiais do Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica, levando em consideração 6 índices da violência:

  1. Homicídio Doloso
  2. Lesão Corporal
  3. Latrocínio
  4. Estupro
  5. Roubos
  6. Furtos

Além disso, levamos em consideração a quantidade de postos policiais disponíveis em cada bairro.

Em outro artigo, também fizemos um Raio-X da violência na Zona Oeste de São Paulo. Leia aqui.

E aí, conseguiu tomar uma decisão sobre onde morar? Conte para gente nos comentários qual é a sua região preferida.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa