Qual é o bairro que mais cresce em São Paulo?

Blog
10/08/2020

Qual é o bairro que mais cresce em São Paulo?

A cidade de São Paulo é o lugar que mais atrai moradores de outros estados e cidades. Conhecida por ser uma metrópole com muitas oportunidades de emprego e estudo, a cidade recebe mais pessoas do que o resto do país.

Dados do último Censo mostraram que São Paulo tem mais de 8 milhões de habitantes que não nasceram por aqui.

Mas qual é o bairro que mais cresce na cidade? Fizemos um levantamento da expansão imobiliária para descobrir. O resultado você confere abaixo!

Crescimento imobiliário bate recorde em São Paulo

Em 2019, o país registrou crescimento do mercado imobiliário. Os índices de vendas (9,7%) e lançamentos (15,4%) foram os maiores em 4 anos.

Como não poderia deixar de ser, em São Paulo, a história se repete. Mas com uma diferença: a cidade teve recorde, tanto de lançamentos quanto de vendas de imóveis.

No acumulado do ano, foram comercializadas 44.735 unidades (49,5% maior do que no ano anterior) e lançadas 55.529 (49,6% mais alto do que em 2018).

Somando-se vendas e lançamentos, o mercado movimentou 100.264 projetos em 2019, batendo o recorde histórico de 2007, ano em que vendas e lançamentos somados chegaram a 75.605 unidades. Os dados são da Pesquisa do Mercado Imobiliário, do Secovi-SP. Mas você sabe qual é o bairro que mais cresce em São Paulo do ponto de vista imobiliário?

Região com mais imóveis vendidos em 2019

Fazendo um comparativo por região, podemos observar que a região sul da cidade foi a que mais teve imóveis vendidos em 2019. Na sequência, as Zonas Leste e Oeste aparecem logo atrás.

O Norte e Centro não atraíram tanto interesse quanto os demais, algo que está relacionado à dificuldade de verticalização dessas regiões.

Os números também podem ser explicados pelo crescimento dos empreendimentos de alto padrão. Localizados em zonas mais nobres da cidade, os imóveis residenciais e empreendimentos comerciais mais vendidos se concentram principalmente em bairros como:

  1.  Vila Andrade
  2. Vila Mariana
  3.  Itaim Bibi
  4. Mooca

 Região com mais imóveis lançados em 2019

Assim como foi a que mais vendeu unidades em 2019, a região Sul também lançou mais empreendimentos no ano. Ao todo, foram mais de 20 mil empreendimentos novos, quase a metade do que foi lançado em toda a cidade.

Em contrapartida, a região central de São Paulo foi a que menos apresentou novas unidades: pouco mais de 3.000, apenas.

Os bairros que possuem maior concentração de imóveis para vendas, são:

  1. Vila Mariana
  2. Pinheiros
  3. Lapa
  4. Mooca

Em comum, podemos citar dois fatores determinantes para o crescimento destes bairros.

O primeiro é o apelo comercial. Muitos desses bairros fazem parte ou são próximos de áreas comerciais ou industriais importantes da cidade. Isso é, sem dúvidas, um motivo que atrai novos moradores e empresas.

Outro ponto importante é o transporte. Áreas que possuem sistema de transporte público com linhas de trem, metrô e ônibus são mais atraentes. Além disso, a facilidade de locomoção facilita a verticalização das regiões. Portanto, bairros com muitas opções de transporte são mais valorizados.

Todos esses dados podem ser obtidos através de análise aos relatórios publicados mensalmente pelo Secovi-SP.

Se você mora em um dos bairros citados ou pretende se mudar para a região, deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre o lugar mais seguro de São Paulo para morar.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa