Qual é o bairro que mais cresce em São Paulo?

Blog
10/08/2020

Qual é o bairro que mais cresce em São Paulo?

A cidade de São Paulo é o lugar que mais atrai moradores de outros estados e cidades. Conhecida por ser uma metrópole com muitas oportunidades de emprego e estudo, a cidade recebe mais pessoas do que o resto do país.

Dados do último Censo mostraram que São Paulo tem mais de 8 milhões de habitantes que não nasceram por aqui.

Mas qual é o bairro que mais cresce na cidade? Fizemos um levantamento da expansão imobiliária para descobrir. O resultado você confere abaixo!

Crescimento imobiliário bate recorde em São Paulo

Em 2019, o país registrou crescimento do mercado imobiliário. Os índices de vendas (9,7%) e lançamentos (15,4%) foram os maiores em 4 anos.

Como não poderia deixar de ser, em São Paulo, a história se repete. Mas com uma diferença: a cidade teve recorde, tanto de lançamentos quanto de vendas de imóveis.

No acumulado do ano, foram comercializadas 44.735 unidades (49,5% maior do que no ano anterior) e lançadas 55.529 (49,6% mais alto do que em 2018).

Somando-se vendas e lançamentos, o mercado movimentou 100.264 projetos em 2019, batendo o recorde histórico de 2007, ano em que vendas e lançamentos somados chegaram a 75.605 unidades. Os dados são da Pesquisa do Mercado Imobiliário, do Secovi-SP. Mas você sabe qual é o bairro que mais cresce em São Paulo do ponto de vista imobiliário?

Região com mais imóveis vendidos em 2019

Fazendo um comparativo por região, podemos observar que a região sul da cidade foi a que mais teve imóveis vendidos em 2019. Na sequência, as Zonas Leste e Oeste aparecem logo atrás.

O Norte e Centro não atraíram tanto interesse quanto os demais, algo que está relacionado à dificuldade de verticalização dessas regiões.

Os números também podem ser explicados pelo crescimento dos empreendimentos de alto padrão. Localizados em zonas mais nobres da cidade, os imóveis residenciais e empreendimentos comerciais mais vendidos se concentram principalmente em bairros como:

  1.  Vila Andrade
  2. Vila Mariana
  3.  Itaim Bibi
  4. Mooca

 Região com mais imóveis lançados em 2019

Assim como foi a que mais vendeu unidades em 2019, a região Sul também lançou mais empreendimentos no ano. Ao todo, foram mais de 20 mil empreendimentos novos, quase a metade do que foi lançado em toda a cidade.

Em contrapartida, a região central de São Paulo foi a que menos apresentou novas unidades: pouco mais de 3.000, apenas.

Os bairros que possuem maior concentração de imóveis para vendas, são:

  1. Vila Mariana
  2. Pinheiros
  3. Lapa
  4. Mooca

Em comum, podemos citar dois fatores determinantes para o crescimento destes bairros.

O primeiro é o apelo comercial. Muitos desses bairros fazem parte ou são próximos de áreas comerciais ou industriais importantes da cidade. Isso é, sem dúvidas, um motivo que atrai novos moradores e empresas.

Outro ponto importante é o transporte. Áreas que possuem sistema de transporte público com linhas de trem, metrô e ônibus são mais atraentes. Além disso, a facilidade de locomoção facilita a verticalização das regiões. Portanto, bairros com muitas opções de transporte são mais valorizados.

Todos esses dados podem ser obtidos através de análise aos relatórios publicados mensalmente pelo Secovi-SP.

Se você mora em um dos bairros citados ou pretende se mudar para a região, deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre o lugar mais seguro de São Paulo para morar.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa