A cidade de São Paulo é o lugar que mais atrai moradores de outros estados e cidades. Conhecida por ser uma metrópole com muitas oportunidades de emprego e estudo, a cidade recebe mais pessoas do que o resto do país.
Dados do último Censo mostraram que São Paulo tem mais de 8 milhões de habitantes que não nasceram por aqui.
Mas qual é o bairro que mais cresce na cidade? Fizemos um levantamento da expansão imobiliária para descobrir. O resultado você confere abaixo!
Crescimento imobiliário bate recorde em São Paulo
Em 2019, o país registrou crescimento do mercado imobiliário. Os índices de vendas (9,7%) e lançamentos (15,4%) foram os maiores em 4 anos.
Como não poderia deixar de ser, em São Paulo, a história se repete. Mas com uma diferença: a cidade teve recorde, tanto de lançamentos quanto de vendas de imóveis.
No acumulado do ano, foram comercializadas 44.735 unidades (49,5% maior do que no ano anterior) e lançadas 55.529 (49,6% mais alto do que em 2018).
Somando-se vendas e lançamentos, o mercado movimentou 100.264 projetos em 2019, batendo o recorde histórico de 2007, ano em que vendas e lançamentos somados chegaram a 75.605 unidades. Os dados são da Pesquisa do Mercado Imobiliário, do Secovi-SP. Mas você sabe qual é o bairro que mais cresce em São Paulo do ponto de vista imobiliário?
Região com mais imóveis vendidos em 2019
Fazendo um comparativo por região, podemos observar que a região sul da cidade foi a que mais teve imóveis vendidos em 2019. Na sequência, as Zonas Leste e Oeste aparecem logo atrás.
O Norte e Centro não atraíram tanto interesse quanto os demais, algo que está relacionado à dificuldade de verticalização dessas regiões.
Os números também podem ser explicados pelo crescimento dos empreendimentos de alto padrão. Localizados em zonas mais nobres da cidade, os imóveis residenciais e empreendimentos comerciais mais vendidos se concentram principalmente em bairros como:
- Vila Andrade
- Vila Mariana
- Itaim Bibi
- Mooca
Região com mais imóveis lançados em 2019
Assim como foi a que mais vendeu unidades em 2019, a região Sul também lançou mais empreendimentos no ano. Ao todo, foram mais de 20 mil empreendimentos novos, quase a metade do que foi lançado em toda a cidade.
Em contrapartida, a região central de São Paulo foi a que menos apresentou novas unidades: pouco mais de 3.000, apenas.
Os bairros que possuem maior concentração de imóveis para vendas, são:
- Vila Mariana
- Pinheiros
- Lapa
- Sé
- Mooca
Em comum, podemos citar dois fatores determinantes para o crescimento destes bairros.
O primeiro é o apelo comercial. Muitos desses bairros fazem parte ou são próximos de áreas comerciais ou industriais importantes da cidade. Isso é, sem dúvidas, um motivo que atrai novos moradores e empresas.
Outro ponto importante é o transporte. Áreas que possuem sistema de transporte público com linhas de trem, metrô e ônibus são mais atraentes. Além disso, a facilidade de locomoção facilita a verticalização das regiões. Portanto, bairros com muitas opções de transporte são mais valorizados.
Todos esses dados podem ser obtidos através de análise aos relatórios publicados mensalmente pelo Secovi-SP.
Se você mora em um dos bairros citados ou pretende se mudar para a região, deixe seu comentário. Confira também o nosso artigo sobre o lugar mais seguro de São Paulo para morar.