Portaria virtual/remota: atendimento remoto com a segurança e agilidade do presencial

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
04/09/2017

As portarias virtuais ou remotas já são uma realidade em muitos condomínios. Entre as diversas vantagens do sistema, incluindo a redução de custos condominiais, está o fato de remotamente se conseguir ter uma visão ampla de toda a movimentação na entrada e saída de pessoas do prédio por meio de câmeras de segurança e sistema de sensores e alarmes.  São criados processos mais automatizados baseados em biometria ou sistemas de senhas que garantem maior agilidade e controle na entrada e saída dos moradores. Existe um registro contínuo de todas as entradas e saídas, com gravação das imagens e sons, permitindo um controle rigoroso do fluxo de pessoas no interior dos prédios. 

O aumento da segurança é possível  pois no caso de uma invasão no modelo de arrastão, não é possível render a portaria que atua remotamente, dificultando o processo para os criminosos. Além disso, o rígido processo de controle e automação dos processos minimiza as falhas humanas tão comuns nas portarias presenciais

Hoje, o método é mais utilizado por condomínios de pequeno e médio porte,até 40 apartamentos, tendo em vista que o menor fluxo de pessoas possibilita um bom atendimento, sem comprometer a segurança e garantindo uma maior agilidade de respostas.

A portaria virtual não seria viável sem a ajuda da tecnologia. Primeiro, é indispensável que no condomínio exista uma rede de internet veloz e estável, de preferência um link dedicado. Além disso, é importante manter um segundo link como backup, caso uma sofra qualquer queda ou instabilidade, a segunda cobre e mantém a rotina normal. Um  gerador de energia é outro item importante para o bom funcionamento da portaria virtual. Em uma eventual queda de energia, é necessário manter-se conectado à portaria, afinal não se sabe o tempo que pode levar até a normalização e, assim como quando se tem um porteiro de forma presencial, a recepção de visitas e entrada e saída de moradores tem que estar disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Delivery, cartas, encomendas…

O controle e liberação de visitas ao prédio seguem as regras já estabelecidas pelo condomínio, funcionando da mesma forma de uma portaria convencional. Entregas gerais – de comida ou farmácia, por exemplo, também seguem o procedimento adotado anteriormente – geralmente os entregadores aguardam até a retirada pelos próprios condôminos na portaria.

No caso de cartas e entregas via Correios, deve existir um  zelador ou auxiliar de serviços gerais responsável por  absorver a demanda e ficar responsável pelo direcionamento aos moradores destinatários, dentro do horário comercial.

Segurança atrelada à redução de custos

A portaria virtual já é uma realidade e ganhará ainda mais adeptos nos próximos anos. Tudo pela sua agilidade e ainda maior oferta de segurança, além claro, da redução de custo considerável para condomínios e condôminos.

Quer saber mais? Baixe nosso e-book gratuito Guia Prático de Portaria Virtual.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa