Portaria Remota: como funciona e as suas vantagens

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
09/11/2015

Veja tudo sobre a portaria remota!

Diante das notícias de violência, é essencial contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios, onde o acesso de pessoas é intenso – seja de moradores, visitantes ou prestadores de serviços. Pensando nisso, a portaria remota é uma forma moderna de administrar a entrada de saída de pessoas, além de trazer muitas vantagens para moradores e clientes.

Você sabe como funciona a Portaria Remota ASTER e sabe quais são as suas vantagens? Com este post, você vai ficar por dentro das informações mais importantes sobre o tema. Nele, abordaremos tópicos como:

Então, continue acompanhando!

O que é Portaria Remota?

A portaria remota é uma forma de gerenciar portarias, buscando reduzir as despesas administrativas de condomínios por meio de sistemas remotos compartilhados de controle. Isso significa que, a partir de uma estrutura singular, torna-se possível monitorar diferentes condomínios ao mesmo tempo, o que permite não só compartilhar uma mão de obra mais qualificada, mas também reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ela está sendo adotada cada vez mais pois, além de viabilizar uma importante redução de custos relativos a riscos operacionais, proporciona largas vantagens de controle e segurança através da utilização de sistemas tecnológicos que controlam, por meio de um software centralizado, todo o fluxo de entrada e saída dos moradores, prestadores de serviços e visitantes.

Além do mais, a portaria remota garante as mesmas funções básicas de uma portaria física para que o condomínio funcione da melhor maneira possível.

Para que serve a Portaria Remota?

Este tipo de portaria contribui na redução de riscos e melhoria de controles a partir de soluções tecnológicas que garantem maior eficiência. É uma solução ideal para as organizações com baixo fluxo de entrada e saída de pessoas, sendo condomínios ou empresas.

Como funciona a Portaria Remota?

Através da portaria remota, as entradas e saídas de moradores e visitantes são monitoradas por um profissional remoto. Eles fazem isso por meio de um circuito de câmeras estrategicamente localizadas, sistema de voz e sistemas de sensores de presença conectados via internet a uma central de monitoramento.

Quando alguém toca o interfone, quem responde é o operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante 24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita.

Toda a liberação de acesso é feita através de procedimentos seguros. Os moradores podem ter controles, tags ou sistemas de biometria (dedo ou facial) que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.

Os vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados em sistema, o que permite que os acessos sejam rastreados. Vale dizer ainda que, na Portaria Remota ASTER o morador pode enviar um QR Code para acesso rápido aos convidados de confiança. Assim, eles não precisam esperar na calçada para entrar no condomínio.

Procedimentos de segurança

Um ponto importante é que, se acontecer alguma situação de risco, é possível que o morador acione a empresa de segurança através do controle da garagem ou o de acesso.

Além disso, a Portaria Remota ASTER conta com um sistema exclusivo que é o alerta de pessoas na eclusa veicular. Ele reduz o risco de entrada de uma pessoa não autorizada no condomínio porque, por meio de câmeras dotadas de recursos inteligentes, ele detecta a presença de pessoas. Depois, o alarme gera um evento direto a Central. Dessa forma, podemos nos antecipar a uma invasão. Assista ao vídeo e entenda como funciona:

Já no caso de queda de energia ou perda de comunicação, o sistema prevê contingências que permitem que a portaria remota fique operante por várias horas. Em casos extremos, se necessário, um funcionário vai até o local para operar a portaria até que a situação se normalize.

Como são feitas as entregas em condomínios com Portaria Remota?

Em relação à entrega de cartas e mercadorias nos condomínios com portaria remota, geralmente é conveniente existir um zelador ou auxiliar de serviços gerais durante o horário comercial a fim de cumprir tais recebimentos, caso o morador não esteja no local.

Mas, para facilitar ainda mais a vida do morador, armários inteligentes podem ser instalados, como o ASTER Locker. Ele permite que os entregadores deixem as mercadorias em segurança mesmo que um funcionário ou o morador não possa recebê-la naquele momento.

Quais são as vantagens da Portaria Remota Aster?

A Portaria Remota Aster garante muitas vantagens, sendo as duas principais:

Redução de riscos e do passivo trabalhista

Um grande benefício que a portaria remota proporciona é a redução de despesas do condomínio para os moradores e clientes, visto que a Central consegue administrar várias portarias de uma só vez. Isso significa que a folha de pagamento do porteiro é eliminada porque não será mais necessário o seu serviço de forma integral.

Além disso, o condomínio reduz a possibilidade de passivo trabalhista, diminuindo a participação da mão de obra na operação de sua portaria. A diminuição dos gastos mensais permite que os condomínios invistam em um sistema mais eficiente de segurança, principalmente nos pontos mais vulneráveis do local. Ou, ainda, pode-se investir em outras áreas, como lazer, por exemplo. Em alguns casos, a economia com portaria remota pode chegar a até 60%.

Aumento da segurança e do controle

Outra vantagem é que a portaria remota agrega mais segurança ao condomínio pois impossibilita a rendição do porteiro. Ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos é controlar a portaria. Em um sistema remoto isso não é possível, pois os profissionais ficam em uma Central fora do condomínio.

Além disso, com a redução de custos mensais com a mão de obra, é possível incrementar sistemas tecnológicos mais modernos de segurança, implantando mais câmeras e sensores de presença, além de sistemas de controles remotos com botão de pânico, acionados caso o morador perceba alguma situação anormal.

Há também a possibilidade de ter sensores de movimento nas partes externas e internas do condomínio. Assim, se algum invasor conseguir pular a proteção perimetral e circular pela área interna, ele poderá ser detectado imediatamente, às vezes até com sensores de sirene e holofotes acionados. Com isso, o morador pode ficar mais seguro em sua residência.

É importante alertar para o fato de que tudo é devidamente registrado em um sistema informatizado de controle, permitindo o acesso a qualquer informação do fluxo de carros e pessoas no condomínio. Assim, por exemplo, se o morador quiser saber que horas o empregado doméstico saiu, poderá solicitar um relatório à Central, que irá providenciar a informação.

Ficou interessado pelo sistema? A ASTER oferece este serviço para condomínios residenciais e comerciais de forma completa e eficaz! Solicite um orçamento sem compromisso e veja os principais benefícios que podemos oferecer para você e seu condomínio!

E se quiser aprender mais sobre a Portaria Remota, baixe grátis nosso Guia Definitivo de Portaria Remota!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa