Portaria Remota: como funciona e as suas vantagens

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
09/11/2015

Veja tudo sobre a portaria remota!

Diante das notícias de violência, é essencial contar com boas alternativas de segurança, principalmente em condomínios, onde o acesso de pessoas é intenso – seja de moradores, visitantes ou prestadores de serviços. Pensando nisso, a portaria remota é uma forma moderna de administrar a entrada de saída de pessoas, além de trazer muitas vantagens para moradores e clientes.

Você sabe como funciona a Portaria Remota ASTER e sabe quais são as suas vantagens? Com este post, você vai ficar por dentro das informações mais importantes sobre o tema. Nele, abordaremos tópicos como:

Então, continue acompanhando!

O que é Portaria Remota?

A portaria remota é uma forma de gerenciar portarias, buscando reduzir as despesas administrativas de condomínios por meio de sistemas remotos compartilhados de controle. Isso significa que, a partir de uma estrutura singular, torna-se possível monitorar diferentes condomínios ao mesmo tempo, o que permite não só compartilhar uma mão de obra mais qualificada, mas também reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ela está sendo adotada cada vez mais pois, além de viabilizar uma importante redução de custos relativos a riscos operacionais, proporciona largas vantagens de controle e segurança através da utilização de sistemas tecnológicos que controlam, por meio de um software centralizado, todo o fluxo de entrada e saída dos moradores, prestadores de serviços e visitantes.

Além do mais, a portaria remota garante as mesmas funções básicas de uma portaria física para que o condomínio funcione da melhor maneira possível.

Para que serve a Portaria Remota?

Este tipo de portaria contribui na redução de riscos e melhoria de controles a partir de soluções tecnológicas que garantem maior eficiência. É uma solução ideal para as organizações com baixo fluxo de entrada e saída de pessoas, sendo condomínios ou empresas.

Como funciona a Portaria Remota?

Através da portaria remota, as entradas e saídas de moradores e visitantes são monitoradas por um profissional remoto. Eles fazem isso por meio de um circuito de câmeras estrategicamente localizadas, sistema de voz e sistemas de sensores de presença conectados via internet a uma central de monitoramento.

Quando alguém toca o interfone, quem responde é o operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante 24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita.

Toda a liberação de acesso é feita através de procedimentos seguros. Os moradores podem ter controles, tags ou sistemas de biometria (dedo ou facial) que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.

Os vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados em sistema, o que permite que os acessos sejam rastreados. Vale dizer ainda que, na Portaria Remota ASTER o morador pode enviar um QR Code para acesso rápido aos convidados de confiança. Assim, eles não precisam esperar na calçada para entrar no condomínio.

Procedimentos de segurança

Um ponto importante é que, se acontecer alguma situação de risco, é possível que o morador acione a empresa de segurança através do controle da garagem ou o de acesso.

Além disso, a Portaria Remota ASTER conta com um sistema exclusivo que é o alerta de pessoas na eclusa veicular. Ele reduz o risco de entrada de uma pessoa não autorizada no condomínio porque, por meio de câmeras dotadas de recursos inteligentes, ele detecta a presença de pessoas. Depois, o alarme gera um evento direto a Central. Dessa forma, podemos nos antecipar a uma invasão. Assista ao vídeo e entenda como funciona:

Já no caso de queda de energia ou perda de comunicação, o sistema prevê contingências que permitem que a portaria remota fique operante por várias horas. Em casos extremos, se necessário, um funcionário vai até o local para operar a portaria até que a situação se normalize.

Como são feitas as entregas em condomínios com Portaria Remota?

Em relação à entrega de cartas e mercadorias nos condomínios com portaria remota, geralmente é conveniente existir um zelador ou auxiliar de serviços gerais durante o horário comercial a fim de cumprir tais recebimentos, caso o morador não esteja no local.

Mas, para facilitar ainda mais a vida do morador, armários inteligentes podem ser instalados, como o ASTER Locker. Ele permite que os entregadores deixem as mercadorias em segurança mesmo que um funcionário ou o morador não possa recebê-la naquele momento.

Quais são as vantagens da Portaria Remota Aster?

A Portaria Remota Aster garante muitas vantagens, sendo as duas principais:

Redução de riscos e do passivo trabalhista

Um grande benefício que a portaria remota proporciona é a redução de despesas do condomínio para os moradores e clientes, visto que a Central consegue administrar várias portarias de uma só vez. Isso significa que a folha de pagamento do porteiro é eliminada porque não será mais necessário o seu serviço de forma integral.

Além disso, o condomínio reduz a possibilidade de passivo trabalhista, diminuindo a participação da mão de obra na operação de sua portaria. A diminuição dos gastos mensais permite que os condomínios invistam em um sistema mais eficiente de segurança, principalmente nos pontos mais vulneráveis do local. Ou, ainda, pode-se investir em outras áreas, como lazer, por exemplo. Em alguns casos, a economia com portaria remota pode chegar a até 60%.

Aumento da segurança e do controle

Outra vantagem é que a portaria remota agrega mais segurança ao condomínio pois impossibilita a rendição do porteiro. Ao invadir um condomínio, o primeiro objetivo dos criminosos é controlar a portaria. Em um sistema remoto isso não é possível, pois os profissionais ficam em uma Central fora do condomínio.

Além disso, com a redução de custos mensais com a mão de obra, é possível incrementar sistemas tecnológicos mais modernos de segurança, implantando mais câmeras e sensores de presença, além de sistemas de controles remotos com botão de pânico, acionados caso o morador perceba alguma situação anormal.

Há também a possibilidade de ter sensores de movimento nas partes externas e internas do condomínio. Assim, se algum invasor conseguir pular a proteção perimetral e circular pela área interna, ele poderá ser detectado imediatamente, às vezes até com sensores de sirene e holofotes acionados. Com isso, o morador pode ficar mais seguro em sua residência.

É importante alertar para o fato de que tudo é devidamente registrado em um sistema informatizado de controle, permitindo o acesso a qualquer informação do fluxo de carros e pessoas no condomínio. Assim, por exemplo, se o morador quiser saber que horas o empregado doméstico saiu, poderá solicitar um relatório à Central, que irá providenciar a informação.

Ficou interessado pelo sistema? A ASTER oferece este serviço para condomínios residenciais e comerciais de forma completa e eficaz! Solicite um orçamento sem compromisso e veja os principais benefícios que podemos oferecer para você e seu condomínio!

E se quiser aprender mais sobre a Portaria Remota, baixe grátis nosso Guia Definitivo de Portaria Remota!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa