O mito da precarização do trabalho na terceirização de serviços

Facilities
10/07/2016

O mito da precarização
A terceirização de serviços é uma prática que vem ganhando espaço nos mais diversos setores. Ela funciona como uma estratégia gerencial para empresas que buscam focar apenas em suas atividades centrais e, com isso, obter agilidade, reduzir despesas e tornar-se mais eficiente e produtiva.

São diversas as áreas que podem ser terceirizadas. Podemos citar, por exemplo: segurança, informática, jardinagem, limpeza e portaria, dentre várias outras. Nesse contexto, muito se discute acerca das condições de trabalho propiciadas aos funcionários das terceirizações. Em alguns casos, as más condições podem ser, de fato, a realidade. No entanto, em muitos outros, o raciocínio é justamente o contrário. Deseja entender por quê? Continue a leitura e solucione suas dúvidas!

Terceirizar só olhando preço pode custar caro.

O que geralmente leva à precarização é um processo de contratação mal feito no momento de terceirização dos serviços, com uma preocupação exclusivamente em redução de custos. Como, em geral, é relativamente simples abrir uma empresa de terceirização de serviços, sem necessidade de um investimento muito alto (baixa barreira de entrada), surgem anualmente diversas empresas com essa proposta, em diversos segmentos, algumas sem qualquer capacidade de executar e administrar os serviços contratados.

Desta forma, a precarização não está relacionada com a terceirização, mas sim com empresas do setor mal gerenciadas e negligentes com seus funcionários, que trabalham sem seriedade, descumprindo muitas vezes o pagamento de impostos e encargos trabalhistas. São organizações que visam apenas o lucro em detrimento da satisfação tanto de seus clientes – aqueles que contratam serviços terceirizados – quanto de seus funcionários, e que possuem, geralmente, tempo de vida curto no mercado.

Nesses casos, a terceirização poderá, sim, precarizar o trabalho sempre, reduzindo a carga salarial e de benefícios, mas também estimulando a rotatividade, provocando aumento da jornada e dos riscos de acidente de trabalho, reduzindo a possibilidade de ascensão na carreira, desvalorizando a categoria profissional, etc.

Assim, na hora de escolher uma empresa que ofereça serviços terceirizados, é essencial que alguns fatores sejam observados, tais como:

  • Idoneidade da empresa: solicite certidões, referências bancárias e de clientes. O tempo de mercado da empresa também é um fator importante a ser considerado.
  • Planilha de custos: certifique-se de que todos os custos, encargos, impostos e benefícios estão contemplados, conforme a legislação vigente.
  • Capacitação oferecida aos empregados: solicite o plano anual de treinamento e as visitas semanais
  • Eficiência e estrutura operacional: verifique os equipamentos com que a empresa trabalha. Se possível, visite a sede da empresa.

Esses itens devem ser bem observados, já que contratantes de serviços terceirizados tornam-se corresponsáveis pelos direitos trabalhistas da mão-de-obra que desempenha funções em suas dependências. Em outras palavras: funcionários terceirizados têm a prerrogativa de reclamarem pendências trabalhistas legalmente, mesmo que a vinculação empregatícia não seja diretamente com a empresa contratante.

Por isso, é primordial que, ao contratar serviços terceirizados, você priorize uma empresa especialista e de confiança. Não escolha a opção apenas por ser a mais barata, pois isso pode lhe causar sérios problemas. A empresa contratada deve ser clara quanto aos custos operacionais e mostrar-se realmente interessada e dedicada em apoiar a otimização da principal atividade desenvolvida no seu negócio.

Ademais, existem seguros para acidentes de trabalho e para reclamações trabalhistas que podem evitar tais contratempos. As empresas de terceirização podem ainda oferecer garantias contratuais para seus clientes, protegendo-os de transtornos legais.

Terceirização estratégica é o caminho.

Como dito anteriormente, a terceirização de serviços, quando feita por uma empresa de excelência, dá margem para que o contratante melhore seus processos e direcione todos os seus esforços para o aprimoramento da principal atividade desenvolvida. Uma empresa de engenharia, por exemplo, pode focar no atendimento aos clientes e no desenvolvimento de projetos de maneira muito mais eficaz quando não está atribulada com o gerenciamento de diversas funções indiretas exercidas no estabelecimento, como limpeza, portaria e segurança.

Desse modo, a terceirização de tais serviços funciona como uma estratégia gerencial que permite que funcionários otimizem seu tempo, tornando-se mais produtivos e, consequentemente, colaborando para que o negócio se torne mais competitivo no mercado.

Além da economia de tempo, a redução de custos pode também acontecer. Isso é especialmente relevante quando a terceirização é realizada por especialistas nos ramos em questão, que terão o know-how necessário para garantir uma maior eficiência, melhores equipamentos e, sobretudo, melhores serviços prestados – sem que isso signifique precarização das condições oferecidas aos empregados.

Ao contratar uma terceirizada você poupará também esforços com recrutamento, seleção e avaliação de funcionários, uma vez que tais fatores serão responsabilidade da contratada.

Outra grande vantagem da terceirização de serviços é a disponibilidade, oferecida por algumas empresas, de plantonistas que substituam empregados faltosos – o que evita uma série de contratempos, sem que sua empresa precise se preocupar com isso.

O passo a passo da terceirização bem-sucedida.

Muito se vincula a terceirização de serviços à precarização do trabalho, devido à inobservância da legislação que rege o assunto e, especialmente, por causa da falta de seriedade de muitas das empresas que oferecem terceirizações. Para não correr riscos e acertar na escolha da sua parceria, recomendamos as seguintes etapas:

Passo 1 – Detalhe suas necessidades:
O primeiro passo para uma boa contratação de terceirizados é observar e identificar quais são as suas demandas. Isole as atividades chave da empresa e liste quais atividades podem ser terceirizadas. Observe, por exemplo, quais as áreas que necessitam de limpeza, os pontos que exigem segurança ou monitoramento, a quantidade de porteiros necessários – determine se a portaria será 24h ou não ou se será presencial ou remota – e se serão necessários serviços de jardinagem e zeladores.

Feito isso, elabore uma relação com todos os serviços demandados e especifique a maior quantidade de detalhes técnicos possíveis. Dessa maneira, será mais fácil orçar os preços com a empresa especialista em terceirização de serviços.

Passo 2 – Solicite custos abertos:
Após a determinação das necessidades do seu negócio, converse com a empresa que pretende contratar sobre as particularidades das suas necessidades, apresente a relação construída – com a maior quantidade de detalhes que puder reunir – e solicite um orçamento. Você pode fazer isso pela internet, por telefone ou pessoalmente, o que lhe for mais conveniente. Solicite sempre a planilha de custos abertas, detalhando a composição do preço final.

Passo 3 – Exija garantias:
Com a fase orçamentária concluída, é importantíssimo que você avalie se a contratada em potencial é uma opção vantajosa e que não lhe causará transtornos. Investigue as obrigações legais para cada função que se deseja terceirizar e verifique se a empresa as está cumprindo. Conforme já mencionado anteriormente, a dica mais importante é que você exija todas as certidões fiscais e trabalhistas que garantirão uma escolha segura e satisfatória. O selo CRS (para empresa de segurança) e a certificação ISO-9001 são os melhores atestados de gestões qualificadas. Desconfie de empresas que apresentem preços muito abaixo dos concorrentes. Não existe mágica, uma vez que as regras legais são as mesmas para todos.

Passo 4 – Integre seus terceirizados:
Quando você contrata uma empresa especializada em terceirização, você está incumbindo terceiros de atividades da sua própria marca. Portanto, o seu nome e a sua reputação também estão em jogo. Dessa forma, a contratada deve ter valores e posturas compatíveis com o seu negócio e, principalmente, interesse e empenho constantes em crescer junto ao seu empreendimento – sem qualquer tipo de precarização de serviços.

Lembre-se de que, para o seu público, terceirizados e funcionários serão uma coisa só. Todos devem estar alinhados para que os melhores serviços e preparos sejam garantidos. O mesmo vale para os seus funcionários: a harmonia e a eficiência dos serviços fornecidos pela empresa externa influenciará na satisfação e na produtividade deles – o que determina empenho e produtividade.

A terceirização de serviços é, sem dúvida, uma excelente aliada para empresas que buscam economia e otimização de processos. O melhor é que tudo isso é possível sem que haja qualquer tipo de precarização de serviços. Basta que você escolha atentamente a empresa com a qual você trabalhará em parceria.

E então? Ainda tem alguma dúvida sobre a terceirização de serviços? Deseja avaliar quais serão os custos práticos para a sua empresa em terceirizações? Venha conversar com nossos especialistas e fazer um orçamento sem compromisso!

Quer conhecer mais sobre o tema, baixe o nosso e-book gratuito com O Guia completo da terceirização de equipe de serviços.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa