Limpeza de elevadores: passo-a-passo completo

Facilities
06/04/2017


Em qualquer condomínio, os elevadores são uma das “portas de entradas” do prédio; e mantê-los sempre limpos é fundamental para que se passe uma boa impressão do local. Entretanto isso nem sempre é fácil, tendo em vista a grande circulação e a dificuldade de interditar os equipamentos para a realização dos serviços. Para isso, se faz necessário um processo bem estruturado e funcionários muito bem treinados, de forma a realizar o serviço da forma mais eficiente e eficaz.

O objetivo desse artigo é descrever um passo-a-passo para a realização da limpeza de elevadores, visando auxiliar os gestores de condomínio nessa tarefa tão importante para a imagem dos prédios.

Passo 1: definição do horário e frequência da limpeza

Escolha o horário de menor circulação do elevador para a realização da tarefa de limpeza, se possível à noite. Caso seja viável, existindo mais de um elevador, interdite o equipamento para que o funcionário de limpeza possa executar os serviços. A limpeza dos elevadores deve ser feita, sempre que possível, diariamente. Em alguns casos, dependendo do volume e características de circulação das pessoas, se faz necessária mais de uma limpeza por dia. Em alguns locais, os elevadores de serviço precisam de atenção diferenciada no processo de limpeza.

Passo 2: definição e especialização do funcionário

Escale um funcionário dentro da brigada de limpeza para que fique responsável pela limpeza dos elevadores. Isso irá criar uma maior especialização do funcionário, melhorando a qualidade dos serviços. Ele deverá ser bem treinado e estar ciente de todas as etapas de limpeza. Treine um substituto para o caso de eventual ausência desse funcionário.

Passo 3: limpeza e manutenção de espelhos

Iniciar a limpeza do espelho com espanador ou pano seco e limpo, para retirar a poeira depositada em sua superfície. Aplicar no pano a solução de detergente neutro com um borrifador. Sempre aplique o produto no pano; nunca no espelho. Pois borrifar líquidos diretamente no espelho poderá prejudicar sua superfície. Assim, limpe primeiro com pano umedecido em solução de detergente e depois passe outro pano macio e seco, para retirar possíveis manchas provocadas pelo líquido. Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho.

ATENÇÃO: Jamais utilize produtos abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas, fibras) na superfície do espelho.

Passo 4:  botões e indicadores

Como existem diversos tipos de botões, o mais correto é procurar o responsável pela manutenção do elevador para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para evitar o risco de queimar algum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano levemente umedecido com água e sabão neutro, mas sempre com muito cuidado nas partes elétricas.

Passo 5:  luminária e acrílicos do elevador

O uso de um espanador de pó pode facilmente e resolver o problema da poeira. Mas para uma limpeza mais cuidadosa, com o intuito de retirar manchas e marcas, é recomendado passar um pano umedecido macio e limpo, ou lavar a peça com água aplicando sabão neutro.

A limpeza deve ocorrer semanalmente, utilizando-se uma escada para alcançar as partes mais altas e pano umedecido em solução de detergente diluído em água. Aplicar suavemente na peça sempre na mesma direção, até sua limpeza total.

É importante ressaltar que o pano deve estar limpo, desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado, podem arranhar o objeto. Caso a opção seja lavar as peças, deverá ser solicitada para o responsável da manutenção que faça a remoção e recolocação das peças após a limpeza.

Passo 6:  paredes do elevador

1º Com auxÍlio de um borrifador, aplicar nas paredes do elevador a solução de detergente neutro.
2º Com uma fibra branca, fazer uma limpeza leve, espalhando a solução e removendo marcas de mãos, resto de alimentos e outras sujidades.
3º Com um pano umedecido em água limpa, remover toda a solução de detergente neutro.
4º Com um pano seco e limpo, secar as paredes do elevador, retirando as possíveis manchas d’água.

Passo 7: limpeza dos pisos dos elevadores

Em um balde, colocar a solução de detergente neutro, umedecer o pano de limpeza na solução para a limpeza do piso e com o auxílio de um rodo, aplicar a solução no piso removendo a sujidade. Utilizar um pano seco para finalizar a limpeza, deixando o piso seco e sem manchas.

OBS.: Quando for limpar o elevador, se possível procure travá-lo para que não seja solicitado durante a limpeza. Procure não colocar o balde de solução dentro do elevador, pois acidentalmente poderá derramar a solução prejudicando o funcionamento do elevador. Jamais trave o elevador sem a devida autorização do responsável (zelador, encarregado ou gerente predial).

Lembrete: É obrigatório sinalizar o local com o uso da placa de piso molhado, para evitar acidentes.

Passo 8: invista em tapetes para limpeza dos pés

Se possível, invista em tapetes para limpeza dos pés nas entradas dos elevadores. Isso poderá ajudar bastante na manutenção da limpeza e economizará tempo dos funcionários.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa