Dicas para reduzir custos com limpeza sem perder a qualidade

Facilities
24/05/2018

A redução de custos é um tema muito abordado nas empresas e condomínios por aqueles que estão envolvidos ou trabalham diretamente com a manutenção predial. As buscas para minimizar gastos e ao mesmo tempo não perder a qualidade, são constantes, mesmo que o assunto pareça ser simples: limpeza. A solução para essa incógnita? Um planejamento e controle simples que trará grandes resultados.

Conduza periódicos dias de limpeza

Você já ouviu falar do termo “Clean Days”? Clean days são dias específicos da semana ou mês escolhidos para que os próprios funcionários limpem as suas mesas para descartar lixo e materiais desnecessários. Essa simples ação conserva o ambiente e ainda permite que os funcionários saibam exatamente o que precisa ser reposto e o que deve ser reaproveitado.

Utilização de materiais, técnicas e equipamentos adequados de limpeza

Muitas vezes a rotina de limpeza dos prédios e empresas é conduzida por pessoas que não conhecem muito o assunto. A utilização correta de equipamentos e materiais pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir os gastos com mão-de-obra.

Saber qual material específico deve ser usado em cada tipo de piso, por exemplo, é uma técnica interessante que pode gerar ganhos de qualidade e eficiência.

Criação de Rotinas de Limpeza e Controles

Definir um cronograma de limpeza, bem como estipular rotinas diárias, semanais e mensais, pode otimizar os serviços e eventualmente reduzir a quantidade de funcionários na tarefa. Estabelecer sistemas de controle, com registros de horários de realização e/ou check-list, são fundamentais e ajudam a direcionar e controlar melhor a execução das atividades.

Copos plásticos

Os copos descartáveis utilizados para beber água e café por funcionários e visitantes podem trazer um alto prejuízo para a empresa. A alternativa mais sustentável é estimular os funcionários a usar canecas pessoais ou a própria empresa pode fornecer os recipientes.

Reduza o uso de papéis

Coloque a tecnologia ao seu favor. Procure salvar documentos via nuvem, assim eles poderão ser criados, compartilhados e editados eletronicamente sem o desperdício de papel. Incentive os seus funcionários a imprimirem e fazerem cópias do que é realmente necessário.

Faça uma reunião e explique as consequências para o meio ambiente devido ao uso excessivo de papel. Caso tenha papéis em desuso, faça rascunhos. Você reduz gastos, a quantidade de lixo produzido pela empresa e ainda colabora com o meio ambiente. Secadores de mãos para os banheiros trarão benefícios nas rotinas de limpeza e nos gastos com papéis.

Terceirize serviços

Para aqueles serviços que fogem do seu escopo de trabalho, que tal terceirizar? Nós da Aster oferecemos serviços terceirizados de limpeza predial da melhor qualidade, visando manter o ambiente da sua empresa sempre limpo e agradável.

Seguimos padrões de qualidade e legalização trabalhista e contamos com funcionários especializados para a limpeza de sua empresa ou condomínio. Assim, você evita despesas extras com funcionários permanentes e mantém o foco nas atividades cotidianas do seu negócio. Pode deixar que da limpeza nós cuidamos para você.

LEIA TAMBÉM

15 Dicas de Segurança ASTER para Festas e Férias

Com a chegada do fim de ano e das férias de verão, o momento é ideal para relaxar e viajar com a família. Mas, atenção! Este período também é marcado por um aumento de incidentes em residências. Para te ajudar a aproveitar, reunimos as principais dicas de segurança que destacamos ao longo de 2024. Confira […]

ler matéria completa

Golpe na Entrega: Como se Proteger de Fraudes com PIX e Cartão de Crédito

Golpistas estão sempre inovando e criando esquemas para enganar as pessoas, especialmente em momentos de distração, como datas comemorativas e ocasiões especiais. Um dos golpes mais comuns atualmente é o Golpe na Entrega, que envolve o uso de PIX e cartões de crédito. Descubra como ele funciona e como evitar ser uma vítima. O que […]

ler matéria completa

Guia prático para uso correto de discos e escovas na limpeza profissional.

Escolher os discos e escovas corretos é crucial para a limpeza profissional eficiente.

Disco Preto: Ideal para remoção pesada de sujidade em pisos resistentes como concreto e pedra.
Disco Verde: Usado para limpeza intermediária em pisos de vinil e linóleo.
Disco Vermelho: Perfeito para limpeza leve e polimento de pisos tratados com cera, mármore e granito.
Escova: Versátil para diversas superfícies, especialmente irregulares como carpetes e concreto texturizado.
Tynex: Altamente abrasiva, indicada para limpezas pesadas em superfícies duras.
A escolha adequada prolonga a vida útil das superfícies e garante uma limpeza eficiente.

Sobre a ASTER
Desde 2004, a ASTER atua em segurança, facilities e automação em São Paulo, atendendo condomínios e empresas com eficiência e proximidade. Possuímos certificações ISO 9001 e CRS, além de autorização da Polícia Federal para vigilância. Solicite um orçamento sem compromisso.

ler matéria completa