Dicas para reduzir custos com limpeza sem perder a qualidade

Facilities
24/05/2018

A redução de custos é um tema muito abordado nas empresas e condomínios por aqueles que estão envolvidos ou trabalham diretamente com a manutenção predial. As buscas para minimizar gastos e ao mesmo tempo não perder a qualidade, são constantes, mesmo que o assunto pareça ser simples: limpeza. A solução para essa incógnita? Um planejamento e controle simples que trará grandes resultados.

Conduza periódicos dias de limpeza

Você já ouviu falar do termo “Clean Days”? Clean days são dias específicos da semana ou mês escolhidos para que os próprios funcionários limpem as suas mesas para descartar lixo e materiais desnecessários. Essa simples ação conserva o ambiente e ainda permite que os funcionários saibam exatamente o que precisa ser reposto e o que deve ser reaproveitado.

Utilização de materiais, técnicas e equipamentos adequados de limpeza

Muitas vezes a rotina de limpeza dos prédios e empresas é conduzida por pessoas que não conhecem muito o assunto. A utilização correta de equipamentos e materiais pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir os gastos com mão-de-obra.

Saber qual material específico deve ser usado em cada tipo de piso, por exemplo, é uma técnica interessante que pode gerar ganhos de qualidade e eficiência.

Criação de Rotinas de Limpeza e Controles

Definir um cronograma de limpeza, bem como estipular rotinas diárias, semanais e mensais, pode otimizar os serviços e eventualmente reduzir a quantidade de funcionários na tarefa. Estabelecer sistemas de controle, com registros de horários de realização e/ou check-list, são fundamentais e ajudam a direcionar e controlar melhor a execução das atividades.

Copos plásticos

Os copos descartáveis utilizados para beber água e café por funcionários e visitantes podem trazer um alto prejuízo para a empresa. A alternativa mais sustentável é estimular os funcionários a usar canecas pessoais ou a própria empresa pode fornecer os recipientes.

Reduza o uso de papéis

Coloque a tecnologia ao seu favor. Procure salvar documentos via nuvem, assim eles poderão ser criados, compartilhados e editados eletronicamente sem o desperdício de papel. Incentive os seus funcionários a imprimirem e fazerem cópias do que é realmente necessário.

Faça uma reunião e explique as consequências para o meio ambiente devido ao uso excessivo de papel. Caso tenha papéis em desuso, faça rascunhos. Você reduz gastos, a quantidade de lixo produzido pela empresa e ainda colabora com o meio ambiente. Secadores de mãos para os banheiros trarão benefícios nas rotinas de limpeza e nos gastos com papéis.

Terceirize serviços

Para aqueles serviços que fogem do seu escopo de trabalho, que tal terceirizar? Nós da Aster oferecemos serviços terceirizados de limpeza predial da melhor qualidade, visando manter o ambiente da sua empresa sempre limpo e agradável.

Seguimos padrões de qualidade e legalização trabalhista e contamos com funcionários especializados para a limpeza de sua empresa ou condomínio. Assim, você evita despesas extras com funcionários permanentes e mantém o foco nas atividades cotidianas do seu negócio. Pode deixar que da limpeza nós cuidamos para você.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa