As principais vantagens em terceirizar a limpeza da sua empresa

Facilities
29/02/2016

As principais vantagens em terceirizar a limpeza da sua empresa

Manter a empresa limpa é indispensável tanto para que os funcionários trabalhem melhor como para causar uma boa impressão nos clientes. Mas atenção: isso não significa que o negócio tem que montar uma equipe de limpeza própria, arcando com todas as atribulações envolvidas nesse processo! Já considerou a terceirização como possibilidade? Cada vez mais comum, terceirizar a limpeza da organização traz benefícios que vão muito além de ter um local apropriado para o uso, relacionando-se também com a gestão em geral. Por essas e outras, que tal conhecer agora mesmo as principais vantagens da terceirização desse serviço e o que precisa ser observado ao contratar esse prestador? Confira:

Como contratar a prestadora ideal?

Antes mesmo de conhecer as vantagens em se terceirizar a limpeza é preciso saber como escolher a prestadora de serviço ideal para sua empresa. Lembrando que essa contratação deve ser feita da maneira correta porque, do contrário, acaba não sendo possível observar as vantagens do serviço. Assim, para a contratação é preciso que você:

Conheça a situação trabalhista e certidões da empresa

Não é por se tratar de um serviço terceirizado que sua empresa está dispensada da responsabilidade de garantir os direitos trabalhistas. Por isso, antes de contratar a prestadora de serviços, confira se a empresa está com todas as suas obrigações trabalhistas na mais perfeita ordem. Isso diminui, inclusive, as chances de ocorrer um desentendimento ou até uma greve, prejudicando assim seu negócio.

Solicite, antes de contratar uma referida empresa, todas as certidões, garantindo a idoneidade da empresa em relação a suas obrigações legais, especialmente o que se refere ao recolhimento de FGTS e INSS. Certificados de Qualidade, como a ISO:9001, também são bons indicadores de uma boa prestação de serviços por parte da empresa a ser contratada.

Verifique seu posicionamento de mercado

Também é necessário que você conheça qual é o posicionamento de mercado da empresa que será contratada. Ela é a mais especializada no ramo ou na região? Está em crescimento ou vem apresentando problemas financeiros? Seus serviços são bem recomendados? Em caso de falta, a reposição do funcionário é rápida? Responder a essas perguntas é essencial para garantir que a prestadora seja capaz de fornecer o serviço contratado com qualidade, eficiência e por um preço justo, fazendo valer a relação entre custo e benefício. Peça referências, e se possível visite alguns locais em que a empresa presta serviços para que possa verificar a qualidade da prestação de serviços e que também possa conversar com alguns clientes para avaliar os trabalhos da possível contratante.

Planilha de Custos

Solicite a planilha de custos aberta, identificando todos os custos com salários, encargos, benefícios, equipamentos, taxa administrativa, lucro e impostos. Verifique no sindicato da categoria de Limpeza quais são os salários e benefícios obrigatórios e verifique na planilha se todos os itens estão sendo rigorosamente cumpridos. Desconfie da empresa se apresentar um custo mais baixo que os demais, pois isso pode ser uma indicação de que a empresa está deixando de contemplar alguns custos obrigatórios.

Procure saber qual é a tecnologia/equipamentos utilizados

Você também precisa conhecer qual é a tecnologia empregada pela empresa para realizar a limpeza. E isso será tão mais importante quanto mais específicas forem as necessidades de limpeza do seu negócio. Assim, uma empresa que lida com produtos químicos, por exemplo, demanda uma limpeza muito mais específica para garantir, inclusive, que não ocorra contaminação do ambienta e, dentre outros prejuízos, precise pagar multas. Por isso, conhecer a tecnologia, os equipamentos e materiais utilizados e a capacitação da prestadora de serviços é um passo fundamental para que a contratação ofereça as vantagens esperadas. Em algumas situações, a utilização de materiais e equipamentos adequados podem reduzir a quantidade de recursos humanos diminuindo os custos mensais.

Quais as vantagens da terceirização?

De fato, esse tipo de terceirização é capaz de trazer impactos realmente positivos para o negócio, desde que seja feita da maneira correta. Dessa forma, os principais benefícios incluem:

Qualidade

Ao contar com a parceria de uma empresa qualificada que se dedica exclusivamente à limpeza de negócios, o nível de qualidade da limpeza feita em sua organização subirá às alturas. E essa consequência está, inclusive, relacionada à quantidade de investimentos feita pela prestadora em busca de melhores resultados. Pense bem: por não se tratar do objetivo do seu negócio, é extremamente improvável que você dedicasse muitos recursos a esse setor, certo? E esse investimento obviamente diminuiria a qualidade da limpeza.

Além disso, no caso de faltas, algo muito comum nesse setor, a empresa contratada conta com uma equipe de Reserva Técnica, que permite fazer rapidamente a reposição do funcionário faltante, não deixando desfalcada a limpeza da empresa.

Eficiência

Justamente pelo nível de especialização na prática de sua atividade, uma prestadora terceirizada de serviços de limpeza consegue fornecer muito mais eficiência nos trabalhos. Por contar com métodos e processos próprios, além de uma gestão focada em resultados, é muito mais fácil que a empresa terceirizada consiga o máximo de produtividade da equipe, consequentemente levando a resultados melhores.

Riscos

Por serem terceirizados, os funcionários responsáveis pela limpeza não terão qualquer tipo de vínculo trabalhista com sua empresa. E embora seja necessário verificar as condições trabalhistas da prestadora antes de se decidir por sua contratação, essa especificidade gera um risco bem menor de problemas relacionados ao assunto, caso a escolha da empresa de limpeza for bem-feita. Nesse caso, a demissão, por exemplo, deixa de ser um problema. Assim, se sua empresa não está satisfeita com os serviços, basta encerrar o contrato, dentro dos termos estabelecidos, e então procurar outra prestadora. Se a equipe fosse interna, por outro lado, seria necessário passar por todo o processo de demissão, que inclusive poderia resultar em problemas judiciais caso feito da maneira incorreta.

Foco na atividade-fim

Se a atividade-fim da sua empresa é em outro setor que não o da limpeza, ao terceirizar essa área, seu negócio pode passar a dedicar atenção, esforços e recursos para aquilo que é realmente importante para seu crescimento. Imagine, por exemplo, um shopping. Sem a terceirização de serviços de limpeza, o negócio teria que deixar de realizar melhorias na praça de alimentação, por exemplo, para poder garantir a higienização dentro de certos padrões. O mesmo acontece com sua empresa! Podendo oferecer dedicação exclusiva, maior se torna a competitividade do seu negócio e melhores consequentemente são os resultados.

Custos

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando a limpeza, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas. O passivo trabalhista é reduzido drasticamente e existe uma previsibilidade muito maior dos custos mensais que são estabelecidos através dos contratos firmados com as contratadas.

Além do mais, uma empresa de limpeza especializada tem maiores conhecimentos sobre os processos, permitindo maior produtividade ou ganhos de escala, seja com a aplicação de procedimentos e treinamentos específicos e/ou com a utilização os equipamentos/maquinários corretos.

Além disso, com a terceirização da limpeza, a empresa contratante não é obrigada a seguir as Convenções Coletivas específicas do setor em que atua, nem equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que pode gerar reduções significativas de custo.

Paralelamente, de forma indireta, as empresas, também podem reduzir os custos com a terceirização da limpeza através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal, por não terem que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho.

Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.

A ASTER é uma boa opção para terceirizar os seus serviços de limpeza. Conheça nossos diferenciais acessando nossa página.

Agora que você já sabe como e por que, comente aqui e não deixe de compartilhar nas redes sociais! Para saber mais sobre terceirização baixe nosso e-book Guia completo da Terceirização de Equipe de Serviços.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa