4 cuidados para tomar ao assinar um contrato de terceirização de serviços

Autor thumb

Frederico Ribeiro

Sócio Diretor de RH e Facilities

Facilities
09/02/2022

A terceirização de serviços é uma prática muito recomendada para empresas e condomínios que querem qualificar a rotina e buscar eficiência nos resultados.  Mas, antes de fechar com uma empresa, o contratante precisa ficar atento a algumas cláusulas do contrato. Afinal de contas, esse documento pode evitar problemas futuros.

Então, abaixo, listamos 4 cuidados que você precisa ter antes de assinar um contrato de terceirização de serviços!

1. Clareza nos serviços a serem prestados

Faça constar com clareza no contrato o serviço que está sendo contratado e todas as atividades que estão ligadas a ele. Mesmo que haja diferentes etapas, todo o serviço e a forma como será feito precisam constar no documento. Isso traz mais segurança ao contratante e, ao mesmo tempo, beneficia a empresa contratada porque deixa claro suas atribuições.

2. Pagamentos mediante a comprovação de encargos recolhidos  

Nessa parte do contrato deve constar todas as condições que serão adotadas para o pagamento do serviço, como valores, forma, prazos etc.

Um aspecto muito importante nesse ponto é exigir em contrato que a empresa que presta o serviço de terceirização comprove o recolhimento dos encargos sociais e trabalhistas como por exemplo  FGTS e INSS bem como demais obrigações previstas em lei e nas convenções coletivas das respectivas categorias, tais como remuneração, vale transporte e vale refeição.

3. Comprovação de CRS

No caso da terceirização de serviços de segurança, é fundamental exigir em contrato que a empresa possua o Certificado de Regularidade em Segurança (CRS) válido.

Para obter o CRS, uma empresa de segurança deve atender aos padrões exigidos pelo órgão certificador.

Infelizmente muitas empresas prestam serviços de segurança sem o devido CRS, o que implica em riscos futuros aos contratantes. Ou seja, exija CRS e peça a inclusão dessa obrigação em contrato.

4. Condições de trabalho

No contrato também precisa constar os direitos e obrigações de cada parte envolvida,  como, por exemplo, as garantias de boas condições de trabalho, tratamento digno aos colaboradores, disponibilização de equipamentos de proteção (EPIs), entre outros. Até a quantidade de profissionais que serão disponibilizados pela contratada nas dependências da contratante deve ser informado. O não cumprimento dessas responsabilidades pode gerar multas, problemas trabalhistas ou a rescisão do contrato.

Conheça o novíssimo guia de terceirização

Bom, agora que você já sabe os pontos que deve ficar de olho antes de assinar um contrato de terceirização de serviços, que tal se aprofundar no assunto para saber que fez uma boa escolha?

Para isso, baixe o nosso Novíssimo Guia de Terceirização, um material completo e gratuito!

ASTER pode ajudar

Mas, se você já está decidido a contratar uma empresa, pode contar conosco. Contamos com mais de mil funcionários treinados para executar funções como: limpeza, zeladoria, segurança, recepção, portaria, manutenção e muito mais. Atuamos na cidade de São Paulo em condomínios residenciais, comerciais e empresas. Então, entre em contato agora mesmo e peça um orçamento!