Cuidados com a Covid-19 nas áreas comuns do condomínio

Especial Coronavírus
30/04/2020

Cuidados com a Covid-19 nos condomíniosCom a pandemia do Covid-19 atingindo novos patamares todos os dias, é cada vez mais importante aplicar medidas para combatê-la.

Em alguns artigos, explicamos como agir ao retornar para casa a fim de evitar que o vírus o acompanhe, também listamos dicas de como diminuir a incidência do novo Coronavírus nos condomínios e ainda ensinamos a lidar com as entregas neste momento de crise.

Agora chegou a hora de falar sobre os procedimentos de combate à Covid-19 nas áreas comuns dos condomínios.

Procedimentos para moradores contra a Covid-19

Neste momento de crise, os especialistas recomendam que fiquemos em casa pelo maior tempo possível. A medida visa evitar aglomerações de pessoas para que a pandemia não avance ainda mais.

Porém, para quem mora em condomínio, a possibilidade de usar a estrutura de recreação, como piscina, academia e playground, pode parecer tentadora e até dar uma falsa sensação de segurança, já que são ambientes conhecidos.

Isso é um erro a ser evitado!

Muitos condomínios já estão fechando áreas comuns para evitar que a constante circulação de pessoas ajude a espalhar o vírus. E se no local onde você mora os espaços coletivos ainda estiverem abertos, é importante tomar certos cuidados.

Para os moradores, algumas dessas medidas de prevenção nas áreas comuns são:

  1. Evitar elevadores cheios;
  2. Higienizar as mãos após tocar em botões, maçanetas e corrimãos;
  3. Utilizar o playground apenas quando vazio e, de preferência, com brinquedos próprios. Higienizar as mãos antes e depois da brincadeira;
  4. Cobrir com um lenço de papel a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Depois, jogá-lo no lixo;
  5. Manter distanciamento de 1,5m e não cumprimentar com beijos, apertos de mão ou abraços;
  6. Higienizar carrinhos de compra antes e após a utilização;
  7. Não utilizar a piscina, cadeiras e vestiário;
  8. Não frequentar a academia para evitar o contato com objetos e aparelhos compartilhados;
  9. Utilizar máscaras de proteção.

Procedimentos do condomínio contra a Covid-19

Já no caso dos síndicos, zeladores ou empresas contratadas para desempenhar os serviços de facilities, as recomendações são:

  1. Aumentar o fluxo de limpeza de corrimãos, botões de elevadores, portões e qualquer superfície exposta aos moradores;
  2. Higienizar com frequência os elevadores;
  3. Reforçar a rotina de limpeza e desinfecção de áreas comuns, como playgrounds, vestiários, piscinas, churrasqueiras e academias;
  4. Disponibilizar tubos de álcool em gel nos elevadores, recepção, portaria e demais áreas comuns;
  5.  Reduzir a quantidade de funcionários para diminuir a concentração de pessoas;
  6. Adiar a convocação de assembleias ou reuniões presenciais;
  7. Utilizar máscaras de proteção.

Seguindo as orientações nas áreas comuns, o risco de contaminação pelo novo Coronavírus diminui consideravelmente.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa