Covid-19: como lidar com entregas no condomínio

Especial Coronavírus
03/04/2020

Como funcionam as entregas no condomínio em tempos de pandemia.

Uma das maiores preocupações neste momento de pandemia do Coronavírus é quanto ao contato entre as pessoas. Órgãos sanitários já determinaram que aderir ao confinamento social é a maneira mais eficiente para combater o contágio.

Isso quer dizer que é fundamental, temporariamente, manter distância entre as pessoas. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), os Estados brasileiros, como São Paulo, já aderiram a quarentena e apenas os serviços básicos seguem operando.

Mas se é preciso evitar o contato direto com outros cidadãos, como funcionam as entregas de mercadorias nos condomínios neste período?

Para debater o assunto, a Aster trouxe um conjunto de ações que podem ser seguidas, tanto do ponto de vista do morador, quanto do condomínio, levando em conta não só questões de saúde mas também a segurança dos moradores.

Mas antes de começar, que tal receber mais dicas sobre como lidar com o Coronavírus em seu condomínio? Inscreva-se no formulário abaixo e receba novidades em seu e-mail!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Delivery de comida pode gerar contaminação?

Mesmo em meio à pandemia, os serviços de e-commerce e delivery continuam funcionando, assim como os, cada vez mais populares, aplicativos de comida.

Com a adoção da prática de home office aliada a diminuição das idas aos supermercados, medida que visa evitar aglomerações, comprar alimentos pelo delivery é cada vez mais comum. Nos condomínios isso não é diferente.

Para lidar com as restrições sugeridas pelos órgãos de saúde, aplicativos como Ifood, Uber Eats e Rappi passaram a disponibilizar opções mais seguras para os consumidores. É possível escolher a opção de pagamento apenas pelo app, para evitar o manuseio de máquinas de cartão e dinheiro.

Além disso, está habilitada a “Entrega sem contato”. Ao selecionar, você pode se comunicar com o entregador pela plataforma e até enviar imagens do local onde deverá ser depositado o pedido.

No caso da Rappi, kits com álcool gel, desinfetantes e máscaras estão sendo distribuídos aos entregadores. A recomendação da empresa é para que os motoristas utilizem os materiais ao buscar o pedido, durante o trajeto e no momento da entrega.

E embora possa ser a uma opção segura para o consumidor, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para diminuir ainda mais a chance de infecção.

Abaixo, listamos algumas práticas a serem adotadas pelos moradores ao receber o pedido:

1. Higienizar as embalagens;

2. Lavar as mãos após receber o pedido;

3. Descartar as embalagens o quanto antes;

4. Limpar as superfícies em que a embalagem tocar.

É dever do síndico, instruir os moradores a seguirem os procedimentos listados acima a fim de combater a propagação do Coronavírus.

Contudo, a melhor forma de diminuir o risco de contaminação continua sendo evitar o uso de serviço de delivery, pois sua prática aumenta a rotatividade e fluxo de pessoas nas portarias do condomínio.

Como receber entregas sem contato

Como já vimos, os aplicativos de comida estão disponibilizando alternativas para evitar o contato direto entre consumidor e entregador.

Do ponto de vista do morador, para se proteger, é preciso escolher a opção “Entrega sem contato” e fazer o pagamento via app. Além disso, seguir os procedimentos:

1. Manter distância de um metro do entregador;

2. Não receber a encomenda da mão do entregador para evitar contato direto;

3. Pegar a encomenda apoiada em um local indicado por você (do chão ou sobre uma base);

4. Caso precise assinar um protocolo de recebimento, repetir o procedimento acima (o entregador deve apoiar o papel no local indicado).

Depois de tudo isso, praticar os processos de higienização das mãos e embalagens como explicado anteriormente.

Já, do ponto de vista do condomínio, enquanto os pedidos de refeição são, costumeiramente, recebidos pelo próprio morador, o mesmo pode não acontecer quando o assunto são as entregas de produtos do e-commerce.

Nestes casos, o condomínio deve tomar algumas medidas, bem como o profissional responsável pelo recebimento das encomendas, como:

1. Montar um fluxo de atendimento às entregas, para que o contato corporal na portaria entre porteiros, moradores e entregadores seja o menor possível e que aconteça de forma organizada para evitar grande fluxo;

2. Lavar as mãos ao manipular todo tipo de encomenda, antes e depois de entrar em contato com entregadores e moradores;

3. Utilizar caneta própria e devidamente higienizada para assinar protocolos de entrega. Ainda assim, após a utilização, lavar as mãos;

4. Manter um metro de distância do entregador;

5. Caso as encomendas sejam mantidas na portaria, higienizar as superfícies tocadas por elas.

Seguindo os procedimentos de combate ao Coronavírus neste momento de crise, a chance de contaminação é reduzida!

Recebendo entregas no condomínio em segurança

Um outro aspecto importante, nesse momento em que o e-commerce e a entrega via delivery aumentou, é ter atenção com a segurança de residências e condomínios.

Existem casos de criminosos se aproveitando do momento para invadir os imóveis, rendendo os entregadores na rua e/ou também simulando falsas entregas.

Para evitar que isso aconteça, recomendamos as seguintes medidas preventivas:

1. Oriente bem a equipe de portaria e segurança sobre possíveis golpes. Na dúvida, não se deve autorizar a entrada;

2. Mantenha sempre que possível uma barreira física com o entregador. Em condomínios com clausura e passa-volumes esse procedimento é mais fácil de ser seguido. Caso não seja o caso de seu condomínio, peça para o entregador deixar a encomenda na calçada e somente após ele se afastar, recolha a entrega;

3. Se possível, tenha sempre o nome do entregador e questione antes de se expor. Caso não tenha feito o pedido, fique bastante atento. Em caso de presentes e/ou entregas não esperadas, redobre atenção checando todas as situações;

4. Em virtude das questões de saúde, as normas de segurança não devem ser afrouxadas. Não autorize a entrada de entregadores no condomínio. Nossa recomendação é que os condôminos tenham sempre que descer para receber as encomendas. Nos casos de idosos que não podem se expor, sugerimos montar uma logística com porteiros, empregados internos e auxiliares de limpeza para que as entregas possam ser feitas.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa