Treinamento de equipe de segurança: estruturar o processo é a chave do negócio

Condomínios
27/10/2017

Atendimento ao cliente tem se colocado como chave para o sucesso de muitas empresas, em todos os setores do mercado. Do balcão da padaria, aos serviços prestados de empresa para empresa, o conhecido B2B. O motivo é um só: as pessoas estão cada vez mais exigentes e querem ser tratadas devidamente, com um atendimento de qualidade, customizado, atencioso e que resolva os seus problemas o mais rápido possível, de preferência.

A situação de um condomínio é um pouco diferente no que diz respeito ao serviço de segurança prestado, mas exatamente a mesma, quando o assunto é a importância do atendimento oferecido. E o atendimento aqui vai além da educação, presteza e cordialidade, envolvendo tecnicas importantes de segurança.

Empresas mais qualificadas na prestação de serviços de segurança e portaria já têm um fluxo de treinamento e capacitação muito bem definidos. Entretanto, se esse não é o caso da sua prestadora de serviço, ou se sua equipe é própria, é importante preparar um processo estruturado para definição de normas e procedimentos de segurança e constante capacitação de pessoal. Conhecer e entender melhores práticas de outros condomínios com relação ao atendimento e segurança também podem ajudar a definir algumas diretrizes e criar um fluxo de treinamento e reciclagem.

Alguns condomínios possuem uma comissão de segurança, com a participação de conselheiros, que são figuras importantes para o funcionamento do prédio e para auxiliar o síndico no processo de gestão do condomínio. Esse grupo multifuncional deve trabalhar junto com o intuito de garantir um fluxo positivo de ações capaz de definir diretrizes para transformar e gerenciar a segurança e o atendimento de forma contínua.

Criar um roteiro de reciclagem periódica, baseado em pesquisa de satisfação com os moradores,  com normas e treinamentos a serem replicados a cada três ou quatro meses,  possibilita uma equipe mais alinhada e pronta para oferecer o nível de atendimento e segurança esperados . Além disso, é muito importante não esquecer dos novos colaboradores que precisam ser capacitados rapidamente, para que estejam alinhados com o restante da equipe. Por isso, é fundamental estabelecer um processo estruturado de admissão, garantindo que o novo profissional passe por um treinamento e adaptação na nova função.

A motivação da equipe é outro item fundamental para garantir um bom trabalho da equipe de segurança. Para isso, é importante criar um sistema de pesquisa de clima para avaliar quais são os pontos que podem melhorar visando aumentar a satisfação dos profissionais de segurança do condomínio. Muitas vezes, mudanças simples na estrutura do prédio, como por exemplo, a instalação de um ar-condicionado, faz toda a diferença e pode mudar drasticamente  o nível de serviço da equipe.

Montar esses materiais e processos nem sempre é tão simples, por isso, a dica é usar a internet como fonte rica de informação. Há muito material bom disponível online. É preciso procurar com cautela e rigor, mas é possível encontrar boas dicas e práticas disponíveis em plataformas digitais, de maneira gratuita. É o caso do Treinamento para Porteiros, por exemplo, oferecido pela Aster. Os módulos estão disponíveis online e trazem dicas práticas e úteis para profissionais da portaria, tudo inteiramente grátis.

O mais importante é não esquecer que o condomínio é uma empresa e, como tal, precisa estar atento ao que está sendo requerido: qualidade no serviço e atendimento, e claro, sem descuidar nem por um segundo da segurança.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa