Atendimento ao cliente tem se colocado como chave para o sucesso de muitas empresas, em todos os setores do mercado. Do balcão da padaria, aos serviços prestados de empresa para empresa, o conhecido B2B. O motivo é um só: as pessoas estão cada vez mais exigentes e querem ser tratadas devidamente, com um atendimento de qualidade, customizado, atencioso e que resolva os seus problemas o mais rápido possível, de preferência.
A situação de um condomínio é um pouco diferente no que diz respeito ao serviço de segurança prestado, mas exatamente a mesma, quando o assunto é a importância do atendimento oferecido. E o atendimento aqui vai além da educação, presteza e cordialidade, envolvendo tecnicas importantes de segurança.
Empresas mais qualificadas na prestação de serviços de segurança e portaria já têm um fluxo de treinamento e capacitação muito bem definidos. Entretanto, se esse não é o caso da sua prestadora de serviço, ou se sua equipe é própria, é importante preparar um processo estruturado para definição de normas e procedimentos de segurança e constante capacitação de pessoal. Conhecer e entender melhores práticas de outros condomínios com relação ao atendimento e segurança também podem ajudar a definir algumas diretrizes e criar um fluxo de treinamento e reciclagem.
Alguns condomínios possuem uma comissão de segurança, com a participação de conselheiros, que são figuras importantes para o funcionamento do prédio e para auxiliar o síndico no processo de gestão do condomínio. Esse grupo multifuncional deve trabalhar junto com o intuito de garantir um fluxo positivo de ações capaz de definir diretrizes para transformar e gerenciar a segurança e o atendimento de forma contínua.
Criar um roteiro de reciclagem periódica, baseado em pesquisa de satisfação com os moradores, com normas e treinamentos a serem replicados a cada três ou quatro meses, possibilita uma equipe mais alinhada e pronta para oferecer o nível de atendimento e segurança esperados . Além disso, é muito importante não esquecer dos novos colaboradores que precisam ser capacitados rapidamente, para que estejam alinhados com o restante da equipe. Por isso, é fundamental estabelecer um processo estruturado de admissão, garantindo que o novo profissional passe por um treinamento e adaptação na nova função.
A motivação da equipe é outro item fundamental para garantir um bom trabalho da equipe de segurança. Para isso, é importante criar um sistema de pesquisa de clima para avaliar quais são os pontos que podem melhorar visando aumentar a satisfação dos profissionais de segurança do condomínio. Muitas vezes, mudanças simples na estrutura do prédio, como por exemplo, a instalação de um ar-condicionado, faz toda a diferença e pode mudar drasticamente o nível de serviço da equipe.
Montar esses materiais e processos nem sempre é tão simples, por isso, a dica é usar a internet como fonte rica de informação. Há muito material bom disponível online. É preciso procurar com cautela e rigor, mas é possível encontrar boas dicas e práticas disponíveis em plataformas digitais, de maneira gratuita. É o caso do Treinamento para Porteiros, por exemplo, oferecido pela Aster. Os módulos estão disponíveis online e trazem dicas práticas e úteis para profissionais da portaria, tudo inteiramente grátis.
O mais importante é não esquecer que o condomínio é uma empresa e, como tal, precisa estar atento ao que está sendo requerido: qualidade no serviço e atendimento, e claro, sem descuidar nem por um segundo da segurança.