Treinamento de equipe de segurança: estruturar o processo é a chave do negócio

Condomínios
27/10/2017

Atendimento ao cliente tem se colocado como chave para o sucesso de muitas empresas, em todos os setores do mercado. Do balcão da padaria, aos serviços prestados de empresa para empresa, o conhecido B2B. O motivo é um só: as pessoas estão cada vez mais exigentes e querem ser tratadas devidamente, com um atendimento de qualidade, customizado, atencioso e que resolva os seus problemas o mais rápido possível, de preferência.

A situação de um condomínio é um pouco diferente no que diz respeito ao serviço de segurança prestado, mas exatamente a mesma, quando o assunto é a importância do atendimento oferecido. E o atendimento aqui vai além da educação, presteza e cordialidade, envolvendo tecnicas importantes de segurança.

Empresas mais qualificadas na prestação de serviços de segurança e portaria já têm um fluxo de treinamento e capacitação muito bem definidos. Entretanto, se esse não é o caso da sua prestadora de serviço, ou se sua equipe é própria, é importante preparar um processo estruturado para definição de normas e procedimentos de segurança e constante capacitação de pessoal. Conhecer e entender melhores práticas de outros condomínios com relação ao atendimento e segurança também podem ajudar a definir algumas diretrizes e criar um fluxo de treinamento e reciclagem.

Alguns condomínios possuem uma comissão de segurança, com a participação de conselheiros, que são figuras importantes para o funcionamento do prédio e para auxiliar o síndico no processo de gestão do condomínio. Esse grupo multifuncional deve trabalhar junto com o intuito de garantir um fluxo positivo de ações capaz de definir diretrizes para transformar e gerenciar a segurança e o atendimento de forma contínua.

Criar um roteiro de reciclagem periódica, baseado em pesquisa de satisfação com os moradores,  com normas e treinamentos a serem replicados a cada três ou quatro meses,  possibilita uma equipe mais alinhada e pronta para oferecer o nível de atendimento e segurança esperados . Além disso, é muito importante não esquecer dos novos colaboradores que precisam ser capacitados rapidamente, para que estejam alinhados com o restante da equipe. Por isso, é fundamental estabelecer um processo estruturado de admissão, garantindo que o novo profissional passe por um treinamento e adaptação na nova função.

A motivação da equipe é outro item fundamental para garantir um bom trabalho da equipe de segurança. Para isso, é importante criar um sistema de pesquisa de clima para avaliar quais são os pontos que podem melhorar visando aumentar a satisfação dos profissionais de segurança do condomínio. Muitas vezes, mudanças simples na estrutura do prédio, como por exemplo, a instalação de um ar-condicionado, faz toda a diferença e pode mudar drasticamente  o nível de serviço da equipe.

Montar esses materiais e processos nem sempre é tão simples, por isso, a dica é usar a internet como fonte rica de informação. Há muito material bom disponível online. É preciso procurar com cautela e rigor, mas é possível encontrar boas dicas e práticas disponíveis em plataformas digitais, de maneira gratuita. É o caso do Treinamento para Porteiros, por exemplo, oferecido pela Aster. Os módulos estão disponíveis online e trazem dicas práticas e úteis para profissionais da portaria, tudo inteiramente grátis.

O mais importante é não esquecer que o condomínio é uma empresa e, como tal, precisa estar atento ao que está sendo requerido: qualidade no serviço e atendimento, e claro, sem descuidar nem por um segundo da segurança.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa