Saiba como incorporar a coleta seletiva nas rotinas de limpeza

Condomínios
22/01/2018

A equipe de limpeza é uma das principais para manutenção dos condomínios e essencial para manter o ambiente organizado. Para isso é preciso criar um plano de ação. Nesse plano, o público é avaliado, depois o território e as necessidades são analisadas e por fim a frequência é estabelecida e os equipamentos são providenciados.

Ao avaliar as necessidades do condomínio, é possível criar e implementar o sistema de coleta seletiva. O meio ambiente é o bem mais precioso que existe, por isso é dever de todos cuidar e preservar. A gestão dos resíduos que produzimos é uma das formas mais efetivas de cuidarmos do meio ambiente, das pessoas e da comunidade em geral. A coleta seletiva é cada vez mais comum nos condomínios residenciais e comerciais pois além de fazer bem para o meio ambiente, organizando e direcionando melhor os resíduos produzidos, pode gerar economia e renda para o condomínio ao promover a reciclagem e o reuso dos materiais.

A implementação da coleta seletiva deve ser prevista no plano de limpeza, podendo acontecer de duas formas: porta a porta ou em pontos de entrega. A equipe de limpeza tem função primordial tanto para a manutenção quanto na implementação, pois a partir da ideia, avalia-se o público para verificar como ele será impactado por esse sistema, como será feita a comunicação com ele, se o público já está habituado e entende como funciona a coleta seletiva.

A partir daí, é preciso fazer uma vistoria que verifique a estrutura e as necessidades do condomínio. Confira o passo a passo para implementar a coleta seletiva nas rotinas de limpeza:

– Avaliar a quantidade diária de resíduos gerados, a estrutura do condomínio, o local de armazenamento e como será a logística.

– Orientar e treinar a equipe de limpeza sobre a coleta seletiva.

– Implementar os equipamentos e materiais.

– Promover a conscientização da comunidade sobre sustentabilidade e coleta seletiva.

– Definir uma frequência nas atividades.

– Criar um cronograma de limpeza.

Esse cronograma deve conter os diferentes tipos de limpeza: geral (com atividades diárias em áreas de maior circulação), manutenção (atividades mais leves que podem ser diárias como varrição das áreas comuns) e conservação (como recolhimento de lixo). Confira abaixo as atividades relacionadas a coleta seletiva que devem estar previstas no cronograma de limpeza:

– Colagem de informativos.

– Treinamentos da equipe de limpeza.

– Recolhimento de sacos de resíduos e lixos.

– Encaminhamento desses materiais para o lugar de destino adequado.

– Limpeza dos equipamentos e materiais.

– Criação de um grupo de monitoramento de processos que realize um balanço periódico do sistema, assim como divulgação de informações e ações de incentivo.

Seguindo esses passos a rotina de limpeza do condomínio e a implementação da coleta seletiva ficam muito mais fáceis de gerenciar e de manter. A ASTER é uma empresa de terceirização de serviços de limpeza que pode ajudá-lo a implantar um sistema eficiente de coleta seletiva, capacitando os profissionais de limpeza para ajudar no processo.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa