Nova lei sobre portões em SP

Condomínios
23/04/2018

As novas regras sobre portões sancionadas no final de janeiro, em São Paulo, estão causando polêmica. De acordo com a nova medida, estabelecida pela lei municipal 16.809, os portões e cancelas não poderão mais ser abertos para fora, ou seja, projetar-se para calçada além do alinhamento do imóvel.

Os condomínios ou empresas que possuem este tipo de portão devem verificar a possibilidade de fazer algumas adaptações para fugir das multas. Nós separamos algumas dicas para ajudar nessa missão.

Confira algumas dicas:

  • Instalação de sensor eletrônico capaz de detectar a passagem de pessoas e veículos, obstando o prosseguimento da abertura ou fechamento;
  • Instalação de sinalização sonora e luminosa 15 segundos antes da movimentação do portão ou cancela para alertar pedestres e veículos;
  • Adaptação do portão ou cancela. Eles devem deslizar e não se movimentar para fora do alinhamento do imóvel;
  • Adaptar o portão ou cancela a fim de que se movimente para dentro do imóvel, e não ocasionem risco aos pedestres que passam pelo local.

A medida divide opiniões. Se por um lado a lei evita acidentes e danos aos pedestres, principalmente crianças, idosos e portadores de deficiência; por outro, pode colocar em risco a segurança dos moradores.

Se o condomínio optar por instalar a sinalização de 15 segundos, talvez exista a necessidade de reforçar a segurança para garantir a integridade do veículo esperando.

De acordo com as novas regras, os portões devem ser adaptados até dia 23/06 e em caso de descumprimento, o condomínio receberá uma intimação para solucionar as irregularidades em 30 dias. A multa é de até R$250 e será reaplicada a cada 30 dias até que a situação seja regularizada.

A ASTER é uma empresa especializada em terceirização e gestão de equipe de segurança, portaria e limpeza. Atuamos no mercado há mais de 10 anos e auxiliamos nossos clientes a cumprirem todas as exigências legais. Temos certificações CRS e ISO 9001. Conheça também nosso Guia Completo do Síndico de Sucesso.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa