Drones começam a se popularizar na manutenção e segurança de condomínios

Condomínios
17/08/2017

Apaixonados por novidades e por viagens já são adeptos a drones há algum tempo. Afinal, o equipamento faz ótimos vídeos e fotos aéreas, além de ser considerado um brinquedo para os mais crescidos. Quem nunca quis pilotar um avião?

Mas, de uns tempos pra cá, drones começaram a ser usados para outros fins, por exemplo como apoio na manutenção e segurança de condomínios. O movimento ainda é tímido, mas promete ser tendência nos próximos anos.

O equipamento pode ajudar na inspeção para manutenções de áreas mais restritas e onde uma visão aérea pode ter detalhes privilegiados, como telhados. É possível identificar telhas danificadas, necessidade de manutenção e possíveis riscos. Além de ser uma forma mais rápida e segura de chegar ao local, que é de difícil acesso.

Outro ponto de prevenção é com relação a acúmulo de água em todas as dependências do condomínio. O tema requer atenção redobrada em algumas épocas do ano, mas é sempre relevante pelos perigos apresentados pelo mosquito Aedes Aegypti. Com o drone, a ronda em busca desses focos de água é mais efetiva e abrangente.

Segurança

Ainda menos comum do que em manutenções, os drones já são utilizados para alguns experimentos em segurança de condomínios. O equipamento é capaz de ter uma visão geral do local, oferecendo imagens de movimentações suspeitas num ângulo de 360 graus.

Com mais velocidade na identificação de uma ocorrência duvidosa, diminui-se o tempo de resposta para uma ação de segurança. Mas, de forma alguma, o drone consegue substituir todos as demais ferramentas, visto que é um aparelho que depende de questões climáticas para ser utilizado, sem muita autonomia de voo. Chuva, ventos fortes ou qualquer ameaça das duas coisas, podem comprometer a efetividade e uso do mesmo.Além disso, a regulamentação legal da utilização desses equipamentos ainda não está devidamente estabelecida no pais.

A boa notícia é que a tecnologia vem nos oferecendo cada vez mais instrumentos que intensificam a segurança e proteção para desfrutarmos de uma vida mais tranquila.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa