Cuidado com as crianças nos condomínios

Condomínios
22/12/2017

As crianças estão por toda parte, nos condomínios e na comunidade. Por isso é preciso tomar cuidados para que as brincadeiras e estripulias não gerem conflitos com outros condôminos.

Cuidado com as crianças em condomínios

O bom senso é sempre a palavra-chave. Respeitar ao próximo e às regras do condomínio é um fator fundamental para o bom funcionamento. De acordo com o ECA – Estatuto da criança e do adolescente, uma pessoa é considerada criança até os 12 anos e depois até os 18 torna-se adolescente. Por isso, muitos condomínios impedem a circulação de menores de 12 anos desacompanhados.

Essa informação, porém, deve estar escrita e especificada no regulamento do condomínio. Os pais ou responsáveis devem sempre acompanhar e são eles que respondem caso aconteça algo. No condomínio existem diversas áreas de risco como garagens, centros de medição, elevadores, escadas, área de máquinas que são ambientes perigosos para os pequenos.

Além disso, crianças desacompanhadas podem distrair os funcionários que ficam em guaritas, na portaria ou mesmo na limpeza, jardinagem, etc. Esses funcionários quando terceirizados e treinados recebem orientação para seguir procedimentos pré-estabelecido. A eles cabem auxiliar no zelo e na segurança de todos, por isso não podem ser responsabilizados pelos cuidados individuais de cada criança.

Apesar disso, o condomínio pode propor algumas ações para as crianças se sentirem parte da comunidade. O diálogo entre os condôminos é tão essencial quanto o bom senso. Caso uma criança ou adolescente esteja extrapolando os limites da convivência, o porteiro ou zelador devem ser notificados.

Uma outra alternativa é eleger um mini-síndico, uma criança que faça um intermédio do diálogo. Isso pode ser uma atividade divertida e com viés educativo também. Assim a opinião dos pequenos também será levada em conta, além de que com isso, cria-se um senso comum de pertencimento e responsabilidade entre eles.

Outra solução é buscar elementos decorativos que reduzam o barulho como tapetes emborrachados para as áreas comuns como brinquedoteca, e o condomínio pode desenvolver atividades de lazer para entreter e orientar as crianças como oficinas de reciclagem, por exemplo.

A Aster é uma empresa que zela pela segurança e o cuidado em condomínios e oferece os melhores serviços de terceirização e treinamento para a equipe que vai cuidar de você e da sua comunidade. Entre em contato conosco

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa