Cuidado com as crianças nos condomínios

Condomínios
22/12/2017

As crianças estão por toda parte, nos condomínios e na comunidade. Por isso é preciso tomar cuidados para que as brincadeiras e estripulias não gerem conflitos com outros condôminos.

Cuidado com as crianças em condomínios

O bom senso é sempre a palavra-chave. Respeitar ao próximo e às regras do condomínio é um fator fundamental para o bom funcionamento. De acordo com o ECA – Estatuto da criança e do adolescente, uma pessoa é considerada criança até os 12 anos e depois até os 18 torna-se adolescente. Por isso, muitos condomínios impedem a circulação de menores de 12 anos desacompanhados.

Essa informação, porém, deve estar escrita e especificada no regulamento do condomínio. Os pais ou responsáveis devem sempre acompanhar e são eles que respondem caso aconteça algo. No condomínio existem diversas áreas de risco como garagens, centros de medição, elevadores, escadas, área de máquinas que são ambientes perigosos para os pequenos.

Além disso, crianças desacompanhadas podem distrair os funcionários que ficam em guaritas, na portaria ou mesmo na limpeza, jardinagem, etc. Esses funcionários quando terceirizados e treinados recebem orientação para seguir procedimentos pré-estabelecido. A eles cabem auxiliar no zelo e na segurança de todos, por isso não podem ser responsabilizados pelos cuidados individuais de cada criança.

Apesar disso, o condomínio pode propor algumas ações para as crianças se sentirem parte da comunidade. O diálogo entre os condôminos é tão essencial quanto o bom senso. Caso uma criança ou adolescente esteja extrapolando os limites da convivência, o porteiro ou zelador devem ser notificados.

Uma outra alternativa é eleger um mini-síndico, uma criança que faça um intermédio do diálogo. Isso pode ser uma atividade divertida e com viés educativo também. Assim a opinião dos pequenos também será levada em conta, além de que com isso, cria-se um senso comum de pertencimento e responsabilidade entre eles.

Outra solução é buscar elementos decorativos que reduzam o barulho como tapetes emborrachados para as áreas comuns como brinquedoteca, e o condomínio pode desenvolver atividades de lazer para entreter e orientar as crianças como oficinas de reciclagem, por exemplo.

A Aster é uma empresa que zela pela segurança e o cuidado em condomínios e oferece os melhores serviços de terceirização e treinamento para a equipe que vai cuidar de você e da sua comunidade. Entre em contato conosco

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa