Comunicação digital para condomínios e moradores

Condomínios
26/03/2018

A conectividade já faz parte do dia a dia das pessoas. É cada vez mais comum o relacionamento através de aplicativos ou redes sociais do que pessoalmente ou por ligação telefônica. Aplicativos de comunicação; gerenciamento e grupos em redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço na comunicação em condomínios.

Com eles, o contato entre síndico, moradores e administradora fica muito mais ágil e as prestações de contas ficam mais transparentes, com acesso, em alguns apps, até aos relatórios financeiros, comprovantes e documentos. Além disso, cria-se um senso de comunidade, no qual um cuida do outro e gera mais interação entre vizinhos.

Em alguns casos, é possível solicitar segunda via de taxa condominial, reservar área comum, notificar, ter acesso ao histórico de visitantes e acessar atas de reuniões e regulamentos internos. Facilidade para síndicos, zeladores e moradores que conseguem ganhar mais tempo para cuidar do dia a dia.

Os processos também ficam muito mais rápidos e decisões que antes demoravam semanas para serem solucionadas, podem ser resolvidas rapidamente. Mas, nem tudo é fácil. A adaptação e o período de transição devem ser levados em consideração para implementar a comunicação digital. É preciso avaliar o perfil dos moradores, pois os mais velhos tendem a ser mais resistentes à tecnologia.

Apesar disso, cerca de 35% dos condôminos já buscam informações sobre o seu condomínio na internet e se houver o incentivo por parte da administração essa porcentagem pode aumentar significativamente.

No entanto, deve-se considerar também os adeptos dos meios de comunicação mais tradicionais como caderno de ocorrências e comunicados impressos. Por isso, é necessário manter um equilíbrio e usar os dois tipos de comunicação, quando necessário.

Em condomínios grandes, a comunicação digital é indispensável e são alinhados com as ferramentas de segurança. Além disso, ajuda nas tarefas cotidianas, criando avisos para compras, dias de coletas e etc.

Entretanto, fica o alerta: Os aplicativos digitais, apesar de facilitarem a comunicação, podem gerar conflitos e discussões que só atrapalham a gestão do condomínio. Algumas pessoas podem ter comportamento inadequado quando utilizam essas ferramentas, podendo ocasionar problemas sérios, especialmente para o síndico.

Por isso, antes de inciar a utilização desses dispositivos, recomendamos a definição de um Código de Conduta bem específico e com regras claras a respeito de punições no caso de descumprimento contínuo das diretrizes.

+ Leia também: Guia Completo do Síndico de Sucesso

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa