A conectividade já faz parte do dia a dia das pessoas. É cada vez mais comum o relacionamento através de aplicativos ou redes sociais do que pessoalmente ou por ligação telefônica. Aplicativos de comunicação; gerenciamento e grupos em redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço na comunicação em condomínios.
Com eles, o contato entre síndico, moradores e administradora fica muito mais ágil e as prestações de contas ficam mais transparentes, com acesso, em alguns apps, até aos relatórios financeiros, comprovantes e documentos. Além disso, cria-se um senso de comunidade, no qual um cuida do outro e gera mais interação entre vizinhos.
Em alguns casos, é possível solicitar segunda via de taxa condominial, reservar área comum, notificar, ter acesso ao histórico de visitantes e acessar atas de reuniões e regulamentos internos. Facilidade para síndicos, zeladores e moradores que conseguem ganhar mais tempo para cuidar do dia a dia.
Os processos também ficam muito mais rápidos e decisões que antes demoravam semanas para serem solucionadas, podem ser resolvidas rapidamente. Mas, nem tudo é fácil. A adaptação e o período de transição devem ser levados em consideração para implementar a comunicação digital. É preciso avaliar o perfil dos moradores, pois os mais velhos tendem a ser mais resistentes à tecnologia.
Apesar disso, cerca de 35% dos condôminos já buscam informações sobre o seu condomínio na internet e se houver o incentivo por parte da administração essa porcentagem pode aumentar significativamente.
No entanto, deve-se considerar também os adeptos dos meios de comunicação mais tradicionais como caderno de ocorrências e comunicados impressos. Por isso, é necessário manter um equilíbrio e usar os dois tipos de comunicação, quando necessário.
Em condomínios grandes, a comunicação digital é indispensável e são alinhados com as ferramentas de segurança. Além disso, ajuda nas tarefas cotidianas, criando avisos para compras, dias de coletas e etc.
Entretanto, fica o alerta: Os aplicativos digitais, apesar de facilitarem a comunicação, podem gerar conflitos e discussões que só atrapalham a gestão do condomínio. Algumas pessoas podem ter comportamento inadequado quando utilizam essas ferramentas, podendo ocasionar problemas sérios, especialmente para o síndico.
Por isso, antes de inciar a utilização desses dispositivos, recomendamos a definição de um Código de Conduta bem específico e com regras claras a respeito de punições no caso de descumprimento contínuo das diretrizes.
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