Comunicação digital para condomínios e moradores

Condomínios
26/03/2018

A conectividade já faz parte do dia a dia das pessoas. É cada vez mais comum o relacionamento através de aplicativos ou redes sociais do que pessoalmente ou por ligação telefônica. Aplicativos de comunicação; gerenciamento e grupos em redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço na comunicação em condomínios.

Com eles, o contato entre síndico, moradores e administradora fica muito mais ágil e as prestações de contas ficam mais transparentes, com acesso, em alguns apps, até aos relatórios financeiros, comprovantes e documentos. Além disso, cria-se um senso de comunidade, no qual um cuida do outro e gera mais interação entre vizinhos.

Em alguns casos, é possível solicitar segunda via de taxa condominial, reservar área comum, notificar, ter acesso ao histórico de visitantes e acessar atas de reuniões e regulamentos internos. Facilidade para síndicos, zeladores e moradores que conseguem ganhar mais tempo para cuidar do dia a dia.

Os processos também ficam muito mais rápidos e decisões que antes demoravam semanas para serem solucionadas, podem ser resolvidas rapidamente. Mas, nem tudo é fácil. A adaptação e o período de transição devem ser levados em consideração para implementar a comunicação digital. É preciso avaliar o perfil dos moradores, pois os mais velhos tendem a ser mais resistentes à tecnologia.

Apesar disso, cerca de 35% dos condôminos já buscam informações sobre o seu condomínio na internet e se houver o incentivo por parte da administração essa porcentagem pode aumentar significativamente.

No entanto, deve-se considerar também os adeptos dos meios de comunicação mais tradicionais como caderno de ocorrências e comunicados impressos. Por isso, é necessário manter um equilíbrio e usar os dois tipos de comunicação, quando necessário.

Em condomínios grandes, a comunicação digital é indispensável e são alinhados com as ferramentas de segurança. Além disso, ajuda nas tarefas cotidianas, criando avisos para compras, dias de coletas e etc.

Entretanto, fica o alerta: Os aplicativos digitais, apesar de facilitarem a comunicação, podem gerar conflitos e discussões que só atrapalham a gestão do condomínio. Algumas pessoas podem ter comportamento inadequado quando utilizam essas ferramentas, podendo ocasionar problemas sérios, especialmente para o síndico.

Por isso, antes de inciar a utilização desses dispositivos, recomendamos a definição de um Código de Conduta bem específico e com regras claras a respeito de punições no caso de descumprimento contínuo das diretrizes.

+ Leia também: Guia Completo do Síndico de Sucesso

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa