Automações que transformam a rotina do condomínio

Condomínios
23/03/2020

Automações no condomínio

A cada dia, a tecnologia avança para trazer inovações que ajudam os seres humanos em suas tarefas cotidianas. Surgem ferramentas e equipamentos que automatizam atividades e são capazes de facilitar a vida em todos os aspectos, locais e ocasiões.

Nos condomínios não é diferente.

A tecnologia trouxe aos condomínios, dispositivos que proporcionam praticidade na realização das tarefas. Por meio de processos automatizados, os moradores, síndicos e funcionários têm mais segurança e comodidade na execução de procedimentos básicos do dia a dia.

Neste artigo, falaremos sobre como o uso da tecnologia e as automações transformam e podem melhorar a rotina no condomínio.

Mas antes, inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas e novidades sobre segurança, facilities e a rotina condominial.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Interfone Virtual

Os interfones são ferramentas conhecidas por todos e não são bem uma novidade. Porém, assim como boa parte de recursos adotados há anos, os interfones também puderam passar por evoluções.

Hoje, existem interfones virtuais que são conectados aos smartphones dos moradores e síndicos por meio de aplicativos. Na versão de gestor do prédio, são adicionados os telefones dos moradores que terão acesso às funções de residentes no app.

Assim, os moradores conseguem acrescentar números que podem entrar em contato com a portaria rapidamente, se houver. O maior benefício é para quem vai visitar o condomínio. Ao apertar o número do apartamento ou da casa, o equipamento faz uma chamada direto para o telefone do morador.

Desta maneira, mesmo que não estejam em casa, os condôminos conseguem responder às ações que ocorrem na portaria.

Com o recurso, os moradores e os funcionários do condomínio têm mais comodidade e segurança. Eles podem atender a chamada para o recebimento de uma encomenda e passar instruções de entrega em outro lugar, se for preciso, por exemplo.

Outro ponto positivo é que qualquer ligação suspeita para os residentes pode ser identificada, permitindo acionar a segurança e até mesmo a polícia.

Aplicativos de comunicação

Hoje em dia, os condomínios podem se beneficiar de serviços tecnológicos simples, mas eficientes em sua rotina. Nesse sentido, os apps de comunicação são inovações importantes e que facilitam a vida de todos.

Os moradores de condomínios assistidos pela Aster, por exemplo, têm acesso ao aplicativo E-portaria. Com ele, condôminos e síndicos têm maior controle da entrada e saída do condomínio, e podem programar o acesso de visitantes para agilizar o processo, inclusive em ocasiões festivas e eventos, disponibilizando Chaves virtuais ou QRcodes que podem liberar automaticamente os visitantes sem perder segurança.

Para isso, basta acessar “previsão de visita”. Na área, o morador cadastra as informações do visitante, o dia e o horário que ele irá até o condomínio. Essa identificação ajuda a automatizar a liberação do convidado, além de garantir mais segurança e comodidade para os condôminos.

Além disso, é possível cadastrar a lista com os moradores de cada apartamento, assim como a placa de seus automóveis e atualizar os dados cadastrais com foto, facilitando o processo de controle de acesso no prédio.

Os colaboradores também são beneficiados com o uso da plataforma. Para isso, basta que o residente faça o cadastramento dos prestadores de serviço ou empregados domésticos que frequentam o condomínio. Ao preencher as informações com os dias e horários de visita, o acesso será autorizado rapidamente.

Por fim, o aplicativo permite acesso às principais câmeras do condomínio, permitindo aos moradores visualizar os acessos e áreas comuns, auxiliando no controle, preservação e segurança do espaço.

Portaria Remota

Recurso cada vez mais popular e indicado, a Portaria Remota é uma ferramenta que transforma a vida dos moradores, síndicos e funcionários dos condomínios.

O sistema substitui toda a estrutura profissional de portaria do condomínio por um modelo automatizado controlado remotamente por profissionais alocados em uma central de comando.

Isto é, com a Portaria Remota o condomínio substitui a figura do porteiro presencial por um sistema de controle remoto que faz o comando do acesso ao condomínio. Tudo isso conectado via dispositivos eletrônicos como interfones e câmeras de monitoramento.

Utilizando a Portaria Remota como solução para a portaria do condomínio, os moradores podem ganhar segurança, pois são monitorados por uma central técnica especializada, comodidade e rapidez na entrada e saída de sua casa.

Outro ponto de destaque é a redução de custos. Ao substituir os profissionais de portaria por uma ferramenta eletrônica, o condomínio deixa de arcar com custos operacionais e, após o tempo para a implementação, há queda na folha de pagamento, gerando economia direta aos cofres do condomínio.

Quer saber se o seu condomínio pode adotar a Portaria Remota, clique aqui e descubra!

E se quiser saber como reduzir custos no seu condomínio, inscreva-se no formulário abaixo e receba o Guia da Redução de Custos em condomínios.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Armário Inteligente

O alto volume de entregas de produtos, advindo do crescimento das compras realizadas pela internet, fizeram com que os condomínios buscassem soluções para o recebimento das mercadorias.

Condomínios que adotaram a Portaria Remota, por exemplo, não possuem um profissional no espaço físico para receber as encomendas. Foi preciso, portanto, desenvolver soluções para atender a essa demanda. E foi para lidar com esse desafio que surgiram os Armários Inteligentes.

Esses armários automatizados, também conhecidos como intelligent lockers, tornam possível a entrega sem a necessidade da presença do morador ou de um funcionário do condomínio. Seguro e moderno, eles recebem e armazenam os produtos, e ainda, notificam os moradores sobre a entrega através de um aplicativo que, por meio de um QRcode, libera o acesso aos armários.

Os armários inteligentes foram pensados para o cotidiano do cidadão que tem uma rotina intensa, passa a maior parte do tempo fora de casa, faz compras pela internet ou recorre a qualquer tipo de serviço de delivery, mas não pode contar com outras pessoas (familiares, funcionários próprios ou do condomínio) para receber suas entregas.

Além da praticidade, o recurso conta com sistema de segurança e é homologado pelos Correios para que os moradores tenham garantia de funcionamento adequado.

A Aster já utiliza a ferramenta em alguns de seus condomínios que contam com o serviço de Portaria Remota. Quer saber melhor como funcionam os armários inteligentes? Clique aqui e veja mais detalhe sobre eles!

Sistema gerador de energia

Outra tecnologia de automação que melhora a rotina dos moradores, síndicos e funcionários nos condomínios é o sistema de geração de energia.

Com ele, assim que houver interrupção do fornecimento de energia, automaticamente é acionado um gerador reserva. Assim, nenhum morador fica sem energia e os colaboradores também não precisam interromper seu trabalho.

Porém, para utilizar um gerador, é preciso ter cuidado com as políticas de uso de acordo com a capacidade do equipamento. É necessário escolher o sistema mais adequado para as necessidades do seu condomínio.

Além disso, é fundamental combinar boas práticas de uso com os moradores para que ninguém fique sem energia durante emergências e para garantir por mais tempo o fornecimento de luz.

Automações no condomínio são tendência

Inevitavelmente, cada vez mais, a tecnologia trará ferramentas e soluções para auxiliar no dia a dia dos moradores. As automações no condomínio farão parte da rotina, tanto para os residentes, quanto para os funcionários, na execução de suas tarefas.

Essa inovação vai garantir mais segurança e eficiência, valorizando os condomínios que adotarem as ferramentas.

E o seu condomínio, já é adepto dos recursos citados neste post ou utiliza alguma outra ferramenta? Comente e nos conte!

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa