8 dicas para adaptar áreas comuns para a terceira idade

Condomínios
16/05/2018

A terceira idade é uma fase da vida repleta de desafios e mudanças. Muitos idosos continuam a ter uma vida ativa mesmo com as dificuldades apresentadas pelo corpo por conta da idade, como a redução das capacidades visuais e auditivas e a perda óssea e muscular.

Limitações exigem uma preocupação maior com alguns cuidados extras em prol da segurança e bem-estar dos idosos

Essas limitações exigem uma preocupação maior com alguns cuidados extras em prol da segurança e bem-estar dos idosos. Em caso de condomínios, as áreas comuns que serão frequentadas por pessoas de diversas idades, incluindo os idosos, podem ser adaptadas conforme as necessidades.

Pequenas mudanças, como as descritas a seguir, podem aumentar a segurança e qualidade de vida desse público que com o passar dos anos irá compor uma parcela cada vez maior da população brasileira. Isso será importante também para valorizar o condomínio.

Como regra geral, recomendamos que para atender esse público, o condomínio faça adaptações de acessibilidade . Existe uma norma técnica específica para isso ( ABNT NBR 9050) que define a Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, em que separamos as seguintes dicas:

Adaptando o piso

O ideal é ter o piso feito de material antiderrapante, com uma superfície regular e estável. Caso não seja possível trocar o piso, invista em tapetes emborrachados ou que fixem no chão. Evite tapetes convencionais, principalmente os altos ou escorregadios, e sem estampas se possível, afim de evitar confusão visual.

Atenção com os moveis

O ideal é que os móveis tenham cantos arredondados e que sejam fixados no chão ou parede, com peso suficiente para que não tombem com facilidade caso o idoso tente se apoiar em um momento de dificuldade. É importante ainda lembrar de deixar espaço livre para a circulação entre os móveis.

Escadas mais seguras e rampas de acesso

É recomendável que tenham dimensões constantes e que não façam curvas. Os degraus devem ter boa visibilidade, preferencialmente com faixas antiderrapantes aplicadas na ponta dos degraus. Se possível faça adaptações para acessos a piso elevados através de rampas, respeitando-se a as regras de inclinação. possibilitando o tráfego de cadeirantes.

Corrimãos e guarda-corpos

Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, em ambos os lados, devendo ser construídos com materiais rígidos. Devem ser firmemente fixados às paredes ou às barras de suporte, garantindo condições seguras de utilização. Os guarda-corpos devem atender às ABNT NBR 9077 e ABNT 14718. Recomenda-se também a instalação de corrimões nos elevadores.

Largura das portas e maçanetas

As portas, quando abertas, devem ter um vão livre, de no mínimo 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Em portas de duas ou mais folhas, pelo menos uma delas deve ter o vão livre de 0,80 m. As portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento, e suas maçanetas devem ser do tipo alavanca, instaladas a uma altura entre 0,80 m e 1,10 m

Iluminação ideal

A iluminação das áreas comuns deve ser abundante e uniforme. As lâmpadas mais recomendadas são as anti-ofuscantes (lâmpadas leitosas permitem iluminação indireta). Evite colocar objetos em locais mais escuros. Dê preferência a interruptores iluminados para a facilidade de acesso.

Cuidados com os banheiros

Os banheiros costumam ser o cenário principal para acidentes com idosos. Isso acontece devido ao piso desses cômodos serem escorregadios. Procure ter uma cabine no banheiro especial para pessoas com limitações, acrescente barras para oferecer maior apoio e vaso sanitário mais alto. Evite colocar objetos de vidro e espelhos, pois caso o idoso possua Alzheimer, os espelhos na decoração podem causar alterações comportamentais. É recomendável a colocação de botões de emergência nos banheiros.

Cuidado extra

E por fim, além de adaptarmos os ambientes para a terceira idade, é importante que porteiros, vigilantes de segurança e demais funcionários falem claramente e em alto e bom som, evitando também o uso de gírias para uma comunicação clara. Paciência e espírito de colaboração são características essenciais para funcionários que irão atuar com esse público, pois é possível que precisem de uma atenção especial em certas situações.

A ASTER é uma empresa especializada em terceirização e gestão de equipe de segurança, portaria e limpeza atuando no mercado há mais de 10 anos. Buscando auxiliar nossos clientes a cumprirem todas as exigências legais, possui certificações CRS e ISO 9001. Conheça também nosso Guia Completo do Síndico de Sucesso.

LEIA TAMBÉM

Pedras Portuguesas: Boas Práticas para Limpeza e Conservação.

As pedras portuguesas são valorizadas por sua durabilidade e estética, especialmente em calçadas e praças. Feitas de calcário ou basalto, elas são porosas e requerem cuidados específicos para evitar sujeira e manchas. A manutenção regular é essencial para preservar sua beleza e segurança, prevenindo que se tornem escorregadias. A limpeza deve incluir varrição regular, lavagem com água moderada, uso de detergentes neutros e escovas macias, além de tratamentos específicos para manchas. Evite produtos ácidos, que podem danificar as pedras. Impermeabilizações periódicas ajudam a manter a durabilidade. A ASTER oferece serviços de facilities, incluindo limpeza especializada para esses ambientes.

ler matéria completa

Proteja Sua Casa: Dicas de Segurança Essenciais para as Férias de Julho

À medida que as férias de julho se aproximam, muitas famílias planejam viajar, deixando suas casas mais vulneráveis a criminosos. Este post oferece 14 dicas essenciais para manter sua residência segura durante sua ausência, assegurando férias tranquilas. Entre as recomendações estão: planejar entregas de forma que não acumulem indícios de ausência, usar campainhas inteligentes e redirecionar chamadas fixas para o celular, instalar sistemas de iluminação temporizados, fortalecer laços com vizinhos vigilantes, reforçar a segurança física com fechaduras mais robustas, adotar sistemas de segurança eletrônica avançados, e monitorar sua casa com câmeras. Além disso, é importante evitar compartilhar planos de viagem nas redes sociais, desligar a água para prevenir acidentes e guardar itens de valor em locais seguros. Ao retornar, se notar algo estranho, é recomendável contatar um vigilante antes de entrar em casa. A ASTER está comprometida em oferecer um serviço de segurança de alta qualidade, garantindo que você possa desfrutar de suas férias sem preocupações.

ler matéria completa

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa