As inovações tecnológicas têm alterado significativamente a vida em todos os aspectos. Temos experimentado o desenvolvimento de ferramentas e serviços que visam auxiliar o cotidiano das pessoas, seja no trabalho, lazer e até mesmo, na moradia.
As formas de morar, conviver, usufruir e gerir os condomínios – organismos essencialmente complexos – estão sendo transformadas. As novas tecnologias, causa dessa mudança de cultura e hábitos que vivenciamos, tendem a crescer.
Inovações surgem cada vez mais rápido e em grande escala. Faz-se necessário acompanhar o ritmo das transformações.
Quando falamos sobre condomínios, por exemplo, é preciso entender que todas as partes do ecossistema da cadeia imobiliária estão sendo profundamente impactadas.
Das entidades governamentais, que regulam a ocupação urbana, passando pelos financiadores, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, moradores, síndicos, administradores, até os fornecedores de equipamentos, insumos e serviços.
A verdade é que não há como controlar o desenvolvimento pautado pelas novas tecnologias. Especialistas, empresários e acadêmicos espalhados pelo mundo todo já afirmam: “quem diz estar no controle da situação é porque ainda não entendeu nada”.
Mas, apesar das incertezas, algumas das novas tecnologias, inovações, conceitos, hábitos de vida e valores culturais, possíveis de enxergar hoje em dia, nos dão uma ideia do que vem por aí.
E é com o propósito de debater os rumos das inovações tecnológicas e seus impactos à vida nos condomínios que, a partir de agora, a Aster lança a série “Condomínios do Amanhã”.
Uma série de conteúdos especiais serão lançados mensalmente para promover reflexões sobre as mudanças culturais e impactos da tecnologia nos condomínios do futuro.
A primeira edição já está disponível e para ter acesso, basta clicar aqui. Embarque com a gente nesse debate.
Aster – Segurança, Facilities e Automação. Fazendo por você, zelando pelo coletivo.