Comunicação Não-Violenta contribui para vida harmoniosa em condomínios

Blog
05/11/2019

A comunicação é a base para o relacionamento interpessoal e deve ser cuidada para que cumpra seu objetivo de comunicar com excelência, mas não apenas isso.

Como é sabido, o ser humano é um ser social. Desde sempre, vivemos em sociedade: convivemos e nos relacionamos com diversos grupos, pequenos ou grandes, de amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola, faculdade etc. Partilhamos espaços e momentos das mais variadas naturezas.

Todo este relacionamento em sociedade é apoiado pela comunicação. Contudo, ao longo dos anos, temos vivenciado o surgimento das novas tecnologias que permitem a comunicação e a gestão de bens e serviços de forma otimizada, controlada e em larga escala.

E se por um lado a inovação traz mais racionalidade, economia de recursos e gera maior conexão e momentos de contato e interação entre as pessoas, por outro – potencializado ainda pela vida corrida que levamos – ele pode aumentar a exposição a conflitos interpessoais.

Em condomínios, onde de forma mais concentrada e compartilhada convivem de maneira próxima e intensa moradores de idades, configurações familiares, estilos de vida, hábitos e credos variados, divergências, ruídos, desentendimentos e conflitos tornam-se mais corriqueiros.

Somam-se a isso inúmeras novidades como aluguéis temporários, entregas de compras por e-commerce, prestadores de serviços diversos e outras novas rotinas, e a incidência de conflitos entre moradores tende a ser ainda maior.

É por isso que no último mês de setembro, o Secovi-SP, sensível aos crescentes desafios de seus síndicos e administradoras, promoveu um profundo debate sobre a questão em seu Ciclo de Palestras, realizado na sede da empresa, com o tema “Comunicação Não-Violenta”.

O evento teve a presença da psicóloga Wanda Sanches Peters, diretora da Alto Contato Consultoria Inteligência e Inovação em Gestão de Pessoas, que palestrou sobre o assunto e mostrou a importância da comunicação e as diversas formas de se relacionar em condomínios.

“É importante compreender os diferentes perfis de pessoas e públicos e aprender como conduzir uma comunicação com foco na solução do problema”, destacou Wanda, que ensinou a desconstruir conflitos e lidar com falas difíceis, analisando as principais anomalias de um condomínio.

Além da psicóloga, a Aster, que mais uma vez apoiou o evento, também participou do debate, representada pelo sócio e diretor da unidade de Portaria Remota da empresa, Carlos Eduardo Di Giacomo.

Em uma apresentação de boas-vindas, ele destacou: “A boa convivência e comunicação depende de boa vontade e do interesse legítimo de todos em entenderem o outro lado. Da nossa parte, como prestadores de serviços aos condomínios, além de apoiarmos atividades como esse evento, o que fazemos é treinar e orientar bem nossos colaboradores e colocar à disposição dos clientes moradores dos condomínios onde atuamos, ferramentas e canais de atendimento que facilitem a interação conosco e entre os próprios condôminos, como o nosso app mobile”.

Segundo Carlos Eduardo, a agilidade na tomada de providências para controlar e resolver situações em casos de contingência e a combinação de uma comunicação objetiva e empática diminuem o stress, trazem tranquilidade e conforto, ajudando a construir um clima mais harmônico e benéfico para todos num condomínio.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa