Sistema de acesso por aproximação é seguro?

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria
08/06/2020

Sistema de acesso por aproximação é seguro?

Com o aumento de ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar o acesso ao condomínio, surgem dúvidas sobre qual utilizar. Uma opção cada vez mais popular é o sistema de acesso por aproximação (Contactless).

Mais comum em condomínios comerciais, o sistema de aproximação geralmente utiliza um cartão inteligente que, ao aproximá-lo do dispositivo de liberação, permite o acesso a catracas, portas e cancelas de estacionamento.

Muito prático, esse sistema pode ajudar em diversas situações e se mostrou uma alternativa interessante nesse momento de pandemia. Uma vez que o contato com superfícies precisa ser evitado, o cartão de liberação por aproximação é uma alternativa viável. É, portanto, uma solução eficiente para diminuir os riscos de contaminação pelo novo Coronavírus.

Mas esse sistema é realmente seguro? Abaixo, listamos alguns pontos sobre ele.

Vantagens do sistema de acesso com cartão de aproximação

Os maiores atrativos do cartão de proximidade são a facilidade de uso e a simplicidade de instalação. Além disso, o sistema pode ser colocado junto a catracas, portões, portas e cancelas.

O controle funciona a partir de dispositivos de radiofrequência (RFID). O cartão possui um chip que é lido com a proximidade do sensor, instalado nas áreas de entrada e saída de pessoas e veículos. A partir dos registros no sistema, o acesso acontece, de maneira rápida e eficaz, sem a necessidade da ação humana.

Abaixo, uma lista de pontos positivos:

  1. Automatização da entrada e saída de pessoas e veículos
  2. Praticidade de uso
  3. Facilidade de instalação
  4. Agilidade na liberação de entrada e saída de visitantes
  5. Facilidade na gestão de pessoal
  6. Controle de acesso a nível hierárquico em determinadas áreas (comum em empresas)
  7. Menor custo de aquisição e implementação quando comparado a sistemas mais robustos, como o de biometria
  8. Mais higiênico do que o leitor de digital, pois não exige contato com o dispositivo

Vale mencionar ainda que o sistema de acesso por aproximação depende de um bom software para gerenciamento. Nele, é feito o cadastro de dados para facilitar o monitoramento de pessoas e veículos que acessam o condomínio. É uma medida de segurança importante para controlar a entrada e saída e para checar o histórico de acesso.

Desvantagens do sistema de acesso com cartão de aproximação

Contudo, apesar de ser uma ferramenta prática, permitir o acesso via cartão de aproximação pode causar alguns problemas de segurança que só podem ser corrigidos com a implementação de outros dispositivos.

Abaixo, os pontos negativos do sistema:

  1. Suscetível a fraudes já que qualquer pessoa com o cartão pode utilizá-lo, incluindo assaltantes
  2. Custo de reposição do cartão em caso de perda
  3. Exposição do condomínio a terceiros, uma vez que o cartão pode ser emprestado a pessoas sem autorização

Para solucionar os problemas de segurança causados em caso de perda ou empréstimo do cartão de acesso, o condomínio deve adotar outros dispositivos, o que pode gerar custos elevados.

A Portaria Remota é uma solução que une a praticidade de uso e a agilidade no acesso ao condomínio que os cartões de aproximação oferecem. Se você ainda não conhece os benefícios da Portaria Remota, você pode baixar gratuitamente o Guia Definitivo da Portaria Remota. Baixe agora e conheça todos os detalhes!

LEIA TAMBÉM

Conheça uma Solução Inteligente para Recebimento de Encomendas na Portaria Remota

O ASTER Locker é um armário inteligente disponível 24 horas por dia, projetado para simplificar o recebimento de encomendas em condomínios com Portaria Remota. É uma solução prática, moderna e segura, para adaptar seu condomínio a nova realidade do e-commerce, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Por que o ASTER Locker é necessário? Com o […]

ler matéria completa

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa