Segurança Pessoal em áreas de risco

Segurança Pessoal
09/03/2016

 
Principais ameaças

Sequestro Relâmpago – Com duração de 1 a 24 horas, geralmente para realizar saques e transações bancárias.

Sequestro com pedido de resgate – Selecionado por status, nível hierárquico, entre outros.

Sequestro com veículo – Para levar o carro, qualquer veículo está sujeito. Geralmente é feito por encomenda de ano, cor e modelo, para se utilizar as peças.

Assalto à mão armada – Com consequências relacionadas a reação da vítima.

 

Planejamento de um assalto

Pré-eleição do alvo – Essa fase pode levar meses, dias ou apenas alguns minutos. É a fase em que o bandido irá escolher quem abordar.

Identificação do alvo – O alvo foi escolhido. Geralmente o ‘mais fraco’, mais distraído ou com base no que o bandido procura, como bolsas, celular, carro etc.

Vigilância* – Período em que o bandido avalia toda a situação antes do ataque (abordagem).

Planejamento – O bandido já tem tudo o que precisa, agora ela planeja como será o ataque (dia, hora, local, como, arma etc.)

Ataque** – O bandido faz a abordagem. Nessa fase já não há como prevenir. Menos de 5% de êxito nas ações de interrupção.

(*) Melhor momento para interromper a ação do bandido

(**) Pior momento para interromper a ação do bandido

 

REGRAS

O Bandido:

  1. Não quer ser exposto
  2. Sempre faz seleção das vítimas
  3. Sempre irá escolher o mais fácil, ou seja, o mais despreparado.
  4. Durante um assalto, o bandido está nervoso e com medo.
  5. Reagir é uma atitude de altíssimo risco

O bandido não tem descrição exata. O modelo de bandido trajando chinelo e bermuda está ultrapassado. Hoje muitas pessoas relatam terem sido abordadas em semáforos por homens bem vestidos, e ao abrir o vidro foram assaltadas.

E a participação de mulheres cresceu bastante nos últimos anos.

Observe sempre

  1. Comportamento
  2. As mãos (Geralmente escondidas no bolso)
  3. O olhar

Caminhando na rua

  1. Caminhe observando tudo o que acontece ao seu redor (atenção 360º).
  2. Ao identificar um suspeito em potencial, observe suas mãos e, se possível, seus olhos.
  3. O bandido tem o espaço como seu inimigo, ou seja, ele precisa ‘fechar o espaço’, precisa se aproximar para realizar a abordagem. Sendo assim, mantenha sempre a distância de um suspeito.

Dirigindo

  1. Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar onde você mora, onde trabalha, academia que frequenta, faculdade etc. Isso pode ser usado contra você.
  2. Mantenha os vidros sempre fechados, ou minimamente abertos para permitir somente a entrada de ar, e as portas sempre travadas.
  3. Se estiver em um táxi peça para o motorista travar as portas e fechar os vidros.
  4. Se você achar que está sendo seguido por outro veículo não altere sua forma de dirigir. Dirija até um posto policial ou um local bastante movimentado onde haja seguranças ou policiais. Nunca pare o veículo e não escolha postos de gasolina para se proteger.
  5. Ao chegar em casa, antes de parar o carro observe a rua, locais onde pessoas possam se esconder, árvores próximas, muros etc. Caso note a presença de algum suspeito, não pare.

Caixa Eletrônico

  1. NUNCA utilize caixas eletrônicos a noite, todo mundo que entra em um caixa durante a noite, sai com dinheiro. Ninguém paga contas sábado à noite.
  2. Só utilize caixas em mercados, shoppings ou outros locais onde há seguranças e grande número de pessoas.
  3. Evite os caixas, procure planejar suas necessidades antes e sacar dinheiro em locais seguros.
  4. Nunca aceite ajuda quando estiver em um caixa.

Valorize a Vida

Preocupe-se sempre em evitar assaltos, atue na prevenção, adquira uma postura segura. Releve provocações no trânsito, em bares ou em boates. Isso é sinal de inteligência e não de covardia. Evite toda e qualquer situação que possa lhe expor a riscos. Durante um assalto entregue objetos de valor, pois não há nada mais valioso que a vida.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa