Como realizar uma consultoria em segurança?

Segurança Patrimonial
16/11/2017

Para compreender melhor como realizar uma consultoria em segurança é preciso primeiro entender o conceito de segurança. Segurança vai além da contratação de uma pessoa ou uma equipe com a função de proteger pessoas ou lugares, envolvendo, também,  o processo de identificação e mitigação de potenciais riscos, aumentando a sensação de segurança e reduzindo a probabilidade de ocorrências em uma determinada organização.

Dentro deste contexto, a segurança é estruturada em 5 pilares que conversam e estão interligados o tempo todo:

Estrutura Física: Portões, muros e cercas, infra-estrutura de guarita, fechaduras e etc.. são pontos importantes que precisam ser verificados 

Recursos Humanos: Profissionais confiáveis, uniformizados, treinados e qualificados que atuam no controle de acesso, monitoramento, ronda e  pronta-resposta, conforme procedimentos estabelecidos. 

Tecnologia : Equipamentos tecnológicos que auxiliam no processo de inibição e identificação de ocorrências. Estamos falando de câmeras, alarmes, sistemas de gravação, sensores de presença e perimetrais, sistemas de controle de acesso,  rastreadores e etc.

Gestão e Planejamento: equipe formada por consultores que criam planos de segurança e emergência, procedimentos e sistemas de controle e qualidade.

Meio ambiente: Entender o entorno em que a organização está inserida, entendendo os impactos nos sistemas de segurança. A cultura interna da organização também merece bastante atenção dos consultores e muitas vezes precisa ser modificada para aumentar o nível de segurança

O consultor é uma pessoa com expertise e olho clínico que consegue prevenir os riscos e instaurar procedimentos de acordo com o perfil, necessidades e capacidade financeira de cada cliente. Atende diversos segmentos como condomínios, indústrias e empresas de logística, entre outros e atua na fase de gestão e planejamento. O trabalho dele é dar suporte aos clientes nas tomadas de decisão e criar estratégias que possam prever e minimizar os riscos.

Para isso, ele deve levantar informações, mapear os riscos e as vulnerabilidades, analisar dados e probabilidades, apontar os pontos críticos, definir plano estratégico e plano de ação, estruturar e apresentar relatórios com objetivos e finalmente implantar as ações com base em um calendário.

Somente com uma equipe de consultores experientes, treinados e multidisciplinares é possível criar o plano perfeito que atenda as necessidades e as particularidades de cada cliente e cria estratégias para obter melhores resultados em seu segmento de atuação.

A Aster é uma empresa de terceirização dos serviços de segurança que atua através de uma metodologia específica em prol daquilo e daqueles que você deseja proteger.

Além disso, é a única empresa de segurança em operação no país que é parceira do Instituto Agires de articulação social, e promovem juntas a realização de diagnósticos e planos de melhorias sociais nas comunidades do entorno de seus clientes. Acreditamos que um bom sistema de segurança não se constrói apenas do “muro para dentro” das organizações. Entender e dentro do possível atuar do “muro para fora” é o que buscamos fazer também.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa