13 causas de distração da equipe de segurança

Segurança Patrimonial
16/04/2018

A segurança deve ser prioridade em condomínios residenciais e comerciais para o bem-estar de todos. Mas, atitudes e hábitos de funcionários, condôminos, visitantes e outras pessoas podem prejudicar. Com grande número de pessoas circulando, promover um ambiente seguro e eficaz pode ser um desafio.

Confira alguns erros que afetam a segurança, mas que poderiam ser evitados:

Condomínio sem procedimentos

As regras servem para direcionar a rotina de trabalho no condomínio e para controlar as interferências externas. Elas devem constar no regulamento interno do condomínio, sendo importante ter cláusulas sobre visitantes, encomendas, etc.

Falta de qualificação, motivação e treinamento

Tanto os funcionários de segurança quanto os moradores devem conhecer as regras e os deveres deles, para saber o que realmente deve ser feito, evitando assim discussões com os condôminos. Para isso, treinamento é fundamental. A questão de motivação deve sempre abordada criando premiações e incentivos que estimulem o bom comportamento.

Ausência de equipamentos de segurança

É um investimento que vale a pena. Os equipamentos servem para facilitar a rotina dos funcionários e minimizar os riscos. Com câmeras de seguranças, sistemas de identificação e softwares, o condomínio fica muito mais seguro.

Guarita da portaria aberta

Trata-se de um erro muito comum, pois nem todos os condomínios tem condições estruturais para uma portaria fechada. Mas, para ter segurança e mais controle, é fundamental que a portaria fique sempre fechada, monitorada e com acesso restrito. Uma guarita aberta com várias pessoas circulando afeta enormemente a atenção da equipe de segurança.

Acumular tarefas aos funcionários

Este erro é comum em condomínios com poucos funcionários. Exigir tarefas a mais aos porteiros por exemplo, faz com que o funcionário perca o foco, gerando possíveis falhas de segurança.  Muitos condomínios, por exemplo delegam separação e entrega de cartas e correspondências a equipe de segurança o que dificulta a atenção em segurança.  Cada funcionário deve estar atento à própria demanda de segurança, evitando, sempre que possível, resolver problemas de outras funções.

Abandono do posto

Cada ambiente deve ter alguém responsável, inclusive nos intervalo, quando é possível fazer rodízio para não deixar nenhuma área desamparada. Para isso é fundamental existir uma estrutura de banheiro dentro da guarita, reduzindo-se o tempo de ausência.

Uso de televisão, rádio ou até celular

Devem ser evitados, pois pode dificultar a concentração dos funcionários. Alguns condomínios tem restringido o uso de celular próprio durante o turno de trabalho, reduzindo a distração com problemas pessoais e redes sociais.

Identificação do carro sem verificar as pessoas que estão no seu interior

Alguns porteiros e funcionários de segurança  reconhecem os carros dos condôminos, mas é fundamental estar atento a quem está dentro do veículo.

Falta de procedimentos emergenciais

Situações como a entrada de um estranho ou acidentes e enchentes desestabilizam os funcionários e por isso é necessário que eles estejam preparados para agir em momentos como estes. Um procedimento de emergência deve ser apresentado a todos os funcionários a fim de minimizar os riscos e garantir a segurança do condomínio.

Sono

Escalas de trabalho longas, turno noturno, acúmulo de empregos podem ser causas de sono durante o expediente de trabalho. O gestor do condomínio deve estar atento a essa questão que é uma das principais causas de falhas de segurança. Para mais informações recomendamos a leitura do artigo As causas e como gerenciar a fadiga da equipe de segurança.

Relacionamento amoroso no local de trabalho

É importante deixar claro para a equipe de segurança que esse tipo de situação não é compatível com o exercício da função, pois afeta enormemente a atenção no trabalho.

Falta de punição para comportamentos inadequados

A equipe de segurança e moradores devem estar cientes de sua responsabilidades e deve existir um sistema claro de punição no caso de não cumprimento dos procedimentos;

Estar desatento ao que acontece na rua e no bairro

É importante verificar qualquer irregularidade, porque muitas vezes os riscos podem ser evitados antes de chegar ao condomínio. Analise o movimento das pessoas e carros, se há algo estranho ou suspeito. Normalmente, assaltantes analisam várias vezes a rotina de um condomínio antes, por isso é importante manter os olhos abertos e atentos a qualquer sinal.

Para manter a segurança em seu condomínio em dia, além de avaliar essa lista de erros e fazer as devidas correções, você também pode acessar e compartilhar gratuitamente nossa série de vídeos “Treinamento para Porteiros” e baixar nosso “Guia Completo de Segurança em condomínios“.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa