5 passos para elaborar a previsão orçamentária do condomínio

Blog Condomínios
31/12/2018

Todo final de ano os condomínios devem se organizar para a previsão orçamentária que determina o valor da cota condominial do próximo ano. Este importante planejamento financeiro deve ser elaborado com cuidado pelos síndicos e administradoras dos condomínios.

A previsão orçamentária faz parte do planejamento das atividades financeiras com as quais o condomínio arcará durante o ano. Ela define o destino dos investimentos para fixar um valor na taxa condominial.

Estes valores são obtidos através do cálculo percentual das despesas em um período. Isso quer dizer que para fazer a previsão orçamentária é necessário conhecer o histórico de contas do condomínio, preferencialmente nos últimos 24 meses.

Para ajudar os síndicos a elaborarem este plano de previsão orçamentária, preparamos este artigo. Então inscreva-se em nossa Newsletter para receber dicas e novidades sobre segurança condominial e continue acompanhando.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Levantamento dos dados financeiros do condomínio

Como já dito antes, a previsão orçamentária faz parte do planejamento de atividades financeiras do condomínio, mas para instituir os valores é preciso conhecer o histórico de gastos.

Para isso, os síndicos devem pedir a ajuda da empresa administradora para fazer o levantamento dos dados e elaborar o planejamento. Sua participação é de suma importância.

Para que a previsão orçamentária seja feita de maneira correta, é necessário analisar todos os gastos. Deve ser considerada a inflação, dissídio coletivo dos empregados do condomínio, férias e 13º salário, concessionárias e manutenções.

É recomendado dividir os gastos em dois grupos: estimativas em despesas fixas mensais e a arrecadação prevista. Em seguida, apresente o documento em forma de uma planilha eletrônica.

Divisão das contas e média mensal de despesa

Listamos alguns itens fundamentais que devem compor sua previsão orçamentária. Cada um deles deve ser uma linha na sua planilha, com o custo mensal discriminado mês a mês.

É importante definir o valor médio gasto com cada item. Assim você entenderá as oscilações dos gastos de cada mês.

Folha de pagamento

Este é o maior investimento mensal dos condomínios. Ela representa cerca de 50% a 70% de todas as despesas, levando em consideração o pagamento de férias, 13º salário e os encargos com os funcionários.

Ao fazer o levantamento dos valores investidos com a folha de pagamento, é possível verificar a quantidade de horas extras que os funcionários têm feito para readequar os recursos.

Vale lembrar que a portaria remota ajuda a reduzir custos no condomínio. Então talvez seja a hora estudar a possibilidade de implementar o recurso.

Para saber como fazer a implementação da portaria remota, baixe nosso Guia Completo da Portaria Remota e aprenda tudo sobre o recurso.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Contas de consumo

Neste índice, os gastos com energia das áreas comuns, água e gás entram na conta. Para diminuir o investimento com este item, alguns condomínios adotam a medição individual.

Nos condomínios que ainda não possuem a medição individualizada, uma saída é cobrar à parte e em forma de rateio. Isso ajuda a conscientizar os moradores e evita que os investimentos destinados a outros serviços tenham que ser realocados.

Manutenção

Os custos da manutenção e conservação das instalações e equipamentos também devem ser adicionados na elaboração da planilha de previsão orçamentária.

Desde os gastos mensais com a manutenção de portões, recursos eletrônicos de portaria, jardins e áreas comuns, até os sazonais como os laudos e a dedetização, todos devem ser lembrados.

Compare os preços cobrados pelas empresas prestadoras de serviços e encontre a melhor oferta para o seu condomínio.

Para fazer um planejamento de manutenção eficiente, elaboramos um checklist de manutenção predial para lembrar o que você não pode deixar de fora. Baixe gratuitamente e aproveite!

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Materiais de consumo e despesas administrativas

Não se esqueça de listar os gastos com todos os materiais de uso diário do condomínio, como os sacos de lixo, produtos de limpeza, uniforme dos funcionários, etc.

Considere também os custos com pagamento do síndico (quando não houver isenção), assim como os honorários e custos da empresa que administra o condomínio.

Neste item você pode ainda citar os gastos com despesas operacionais que foram reembolsadas, gastos com correios, estacionamento, cartório e até mesmo o seguro da edificação.

Considere os reajustes do próximo ano

Em boa parte dos contratos assinados pelos condomínios, o índice de correção utilizado será o IGP-M. Para elaborar uma boa previsão orçamentária, é importante levar em consideração o vencimento dos contratos vigentes.

Quando o assunto é o salário dos funcionários, o reajuste parte de um acordo entre os sindicatos, e a definição de quando isso acontece varia de acordo com a região e a profissão, mas não é comum que a pedida seja muito maior do que a inflação.

Inadimplência

O terror dos síndicos: a inadimplência dos moradores é o problema mais comum nos condomínios brasileiros. Para organizar e elaborar a previsão orçamentária, as taxas de inadimplência devem ser consideradas.

Mais do que isso, é dever do síndico acompanhar este índice ao longo do ano para evitar o crescimento e, consequentemente, evitar que a previsão orçamentária tenha que ser reajustada, o que pode causar o transtorno dos moradores que mantêm suas contas em dia.

Gastos emergenciais

Quando se faz uma boa previsão orçamentária, o importante é ter posse de todos os dados e apresentar um documento que mostre números concretos para evitar que o condomínio passe por apertos em casos emergenciais.

Obviamente as contas devem fechar todos os meses, mas o ideal é deixar uma certa margem como “respiro” para eventuais problemas. Muitos contratempos podem acontecer nos condomínios, por isso a conciliação é de responsabilidade do síndico.

Seja um mês em que ocorreram atrasos nos pagamentos das cotas, ou um vazamento inesperado que gerou um gasto considerável, é fundamental que haja recurso em caixa para resolver estas questões que mesmo uma boa previsão orçamentária não poderia antecipar.

A previsão orçamentária é definida por voto

Para estabelecer a previsão orçamentária, ela deve ser aprovada na Assembleia Geral Ordinária, realizada anualmente nos condomínios.

No entanto, se o empreendimento estiver com desequilíbrio financeiro, o assunto pode ser tratado em uma assembleia extraordinária, convocada pelo síndico em qualquer época do ano. A previsão orçamentária só é definida com a maioria dos votos presentes.

Para apresentar estes dados, o síndico deve estar preparado e familiarizado com todo o material levantado nos passos anteriores. Apenas assim os moradores estarão seguros sobre como o dinheiro investido é necessário para o funcionamento do condomínio.

Caso os valores apresentados causem espanto, os síndicos podem aderir a estratégias de redução de custos para melhorar a previsão orçamentária e as taxas condominiais. Baixe nosso Guia Completo para Redução de Custos nos condomínios e saiba como fazer.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]
LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa