Portaria virtual/remota: atendimento remoto com a segurança e agilidade do presencial

Autor thumb

Carlos Di Giacomo

Sócio Diretor Comercial

Portaria Virtual
04/09/2017

As portarias virtuais ou remotas já são uma realidade em muitos condomínios. Entre as diversas vantagens do sistema, incluindo a redução de custos condominiais, está o fato de remotamente se conseguir ter uma visão ampla de toda a movimentação na entrada e saída de pessoas do prédio por meio de câmeras de segurança e sistema de sensores e alarmes.  São criados processos mais automatizados baseados em biometria ou sistemas de senhas que garantem maior agilidade e controle na entrada e saída dos moradores. Existe um registro contínuo de todas as entradas e saídas, com gravação das imagens e sons, permitindo um controle rigoroso do fluxo de pessoas no interior dos prédios. 

O aumento da segurança é possível  pois no caso de uma invasão no modelo de arrastão, não é possível render a portaria que atua remotamente, dificultando o processo para os criminosos. Além disso, o rígido processo de controle e automação dos processos minimiza as falhas humanas tão comuns nas portarias presenciais

Hoje, o método é mais utilizado por condomínios de pequeno e médio porte,até 40 apartamentos, tendo em vista que o menor fluxo de pessoas possibilita um bom atendimento, sem comprometer a segurança e garantindo uma maior agilidade de respostas.

A portaria virtual não seria viável sem a ajuda da tecnologia. Primeiro, é indispensável que no condomínio exista uma rede de internet veloz e estável, de preferência um link dedicado. Além disso, é importante manter um segundo link como backup, caso uma sofra qualquer queda ou instabilidade, a segunda cobre e mantém a rotina normal. Um  gerador de energia é outro item importante para o bom funcionamento da portaria virtual. Em uma eventual queda de energia, é necessário manter-se conectado à portaria, afinal não se sabe o tempo que pode levar até a normalização e, assim como quando se tem um porteiro de forma presencial, a recepção de visitas e entrada e saída de moradores tem que estar disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Delivery, cartas, encomendas…

O controle e liberação de visitas ao prédio seguem as regras já estabelecidas pelo condomínio, funcionando da mesma forma de uma portaria convencional. Entregas gerais – de comida ou farmácia, por exemplo, também seguem o procedimento adotado anteriormente – geralmente os entregadores aguardam até a retirada pelos próprios condôminos na portaria.

No caso de cartas e entregas via Correios, deve existir um  zelador ou auxiliar de serviços gerais responsável por  absorver a demanda e ficar responsável pelo direcionamento aos moradores destinatários, dentro do horário comercial.

Segurança atrelada à redução de custos

A portaria virtual já é uma realidade e ganhará ainda mais adeptos nos próximos anos. Tudo pela sua agilidade e ainda maior oferta de segurança, além claro, da redução de custo considerável para condomínios e condôminos.

Quer saber mais? Baixe nosso e-book gratuito Guia Prático de Portaria Virtual.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa