Como gerir a equipe de funcionários do condomínio

Condomínios
04/02/2019

Para que um condomínio funcione “a todo vapor” os funcionários devem ser capacitados e estarem preparados para atender os moradores em todas as situações.

Além disso, os colaboradores precisam dominar os processos internos para garantir uma rotina segura e eficiente. No entanto, muitos condomínios enfrentam grandes problemas com funcionários desmotivados, despreparados e desinteressados.

É neste momento que o síndico deve agir. Gerenciar a equipe de colaboradores é uma das funções mais importantes que um síndico assume. Afinal, ele é o principal responsável por manter o funcionamento de um condomínio.

E é isso que queremos debater neste artigo: como gerir a equipe de funcionários do condomínio?

Unindo os mais de 15 anos de experiência na atuação em condomínios residenciais e comerciais e a primazia na terceirização da equipe de serviços, preparamos este post para ajudar os síndicos nessa missão. Então continue acompanhando!

Mas antes de continuarmos, inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas e novidades sobre condomínio e segurança.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Para que serve a gestão de funcionários do condomínio?

A gestão de funcionários é o desenvolvimento de estratégias para garantir o funcionamento e melhorar o trabalho realizado no condomínio.

O bom gerenciamento dos colaboradores visa:

  1. 1. Melhorar a qualidade da equipe de profissionais
  2. 2. Aumentar o bem-estar e satisfação dos moradores
  3. 3. Valorizar os funcionários

Mesmo que o condomínio contrate uma empresa de serviços terceirizada, ainda é papel do síndico realizar a gestão dos funcionários. Inclusive, a atividade é considerada uma das atribuições do gestor.

Uma vez que uma das obrigações do síndico é zelar pela preservação das áreas comuns do condomínio, gerir os funcionários a fim de garantir a conservação é uma das principais responsabilidades do síndico.

Se você quiser aprender como se tornar um síndico de sucesso, leia o guia completo do síndico de sucesso. Baixe gratuitamente agora mesmo.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Como fazer a gestão de funcionários?

Vimos que a gestão de colaboradores ajuda a melhorar a rotina dos condomínios e agora provavelmente você quer saber como fazê-la. Se essa é sua dúvida, não se preocupe, siga as dicas abaixo:

Defina regras

Gerir uma grande quantidade de funcionários não é uma tarefa muito simples. Por isso aconselhamos que o síndico desenvolva regras, termos e condições para os colaboradores.

No entanto, é importante ressaltar que os condomínios possuem características distintas, como a quantidade de moradores, número de apartamentos, tamanho das áreas comuns etc.

Tendo tudo isso em vista, não existe uma fórmula que deve ser seguida e aplicada por todos. Cada empreendimento é único e possui especificidades.

Mas para te ajudar a elaborar essa “cartilha” aconselhamos que o síndico converse com os moradores, administradora, e com os próprios funcionários. Esteja aberto ao diálogo e entenda a realidade do condomínio.

Comunique-se

A comunicação é uma arma poderosa. O síndico deve dialogar com a equipe de funcionários sempre que possível para entender as demandas condominiais e solucionar eventuais problemas que possam afetar o desempenho do colaborador.

A comunicação permite desenvolver estratégias de atuação dos funcionários para melhorar os serviços. Além disso, ela estimula o envolvimento do trabalhador porque mostra que ele cumpre uma função essencial para o condomínio aumentando seu comprometimento.

Treine sua equipe

Quando o condomínio opta pela contratação da equipe de funcionários – e não pela terceirização da equipe de serviços – é preciso que o síndico dedique um tempo para realizar o treinamento destes contratados assim que eles iniciam as atividades no condomínio.

O treinamento ajuda a familiarizar o profissional com a rotina de trabalho do condomínio e a entrosá-lo com o restante da equipe. Isso reflete em uma adaptação mais rápida.

No caso dos porteiros, por exemplo, a responsabilidade vai muito além de apenas controlar o acesso. O porteiro cumpre um papel fundamental para a segurança preventiva.

Por isso é indispensável a preparação do profissional. A Aster oferece um curso gratuito online para o treinamento de porteiros com dicas essenciais para o cumprimento da função. O primeiro módulo do treinamento você pode acompanhar aqui ou clique no botão abaixo. Vale a pena conferir!

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Button_Widget”][/siteorigin_widget]

Em condomínios que contratam empresas para prestação de serviços, o treinamento dos profissionais fica a cargo da instituição. No entanto, é dever do síndico orientar os colaboradores sobre a rotina e demais pontos fundamentais para o exercício da função.

Se o seu condomínio está procurando uma empresa de serviços terceirizados, baixe gratuitamente nosso Guia completo da Terceirização de Equipe de Serviços e tire todas as suas dúvidas.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Durante o período de treinamento, o síndico precisa introduzir os manuais de trabalho, as regras definidas e o regimento interno do condomínio. É recomendado também que os funcionários sejam apresentados aos moradores, para que os condôminos sintam-se seguros.

Avalie os profissionais

É dever do síndico conferir o andamento da rotina do condomínio e isso inclui analisar a atuação dos funcionários. Manter um bom relacionamento com seus colaboradores ajuda na hora de um feedback.

Lembre-se também que a avaliação não pode ser um “julgamento” em que somente as críticas negativas têm peso. Elogiar os pontos positivos do trabalho faz com que o colaborador sinta-se prestigiado e tudo isso se reflete na melhoria da atuação no condomínio como um todo.

Crie e gerencie a rotina de trabalho

Tanto o síndico morador quanto o síndico profissional são encarregados por garantir o funcionamento das atividades do condomínio então nada mais natural de que seja de sua responsabilidade instituir uma rotina de trabalho para os funcionários.

Definir horários de rondas e a limpeza das áreas comuns, por exemplo, deve fazer parte de um cronograma criado pelo síndico – que pode e deve ser elaborado em parceria com os próprios funcionários – a fim de estabelecer uma rotina eficiente.

Para isso é possível criar um checklist de atividades que devem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente pelos funcionários e acompanhar o dia a dia dos colaboradores. É uma maneira de manter a qualidade dos serviços, orientar os funcionários e desenvolver um bom relacionamento com estes profissionais.

Todas estas ações quando bem executadas garantem o bom convívio no condomínio e ajudam, inclusive, a valorizar o empreendimento. Você que é síndico está gerenciando a sua equipe de funcionários?

Se a resposta for não, agora você já sabe por onde começar.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa