3 dicas para lidar com vizinhos barulhentos em condomínios

Condomínios
08/08/2017

Quem nunca teve um vizinho barulhento que atire a primeira pedra. Algumas pessoas são mais azaradas que outras quando o assunto é barulho da vizinhança, mas o fato é que todo mundo já passou por alguma situação desconfortável por conta de barulho excessivo. Músicas, conversas, risadas (ou brigas) altas podem tirar a paz daquele fim de semana tão esperado para o descanso.

Pior do que isso são as situações do dia a dia vividas no condomínio. O salto alto batendo no chão da vizinha de cima às 5h da manhã. O latido estridente do cachorrinho que ficou sozinho e não sabe lidar com isso. A criançada batendo bola pela casa às 23h.

Difícil, não é? Mas calma! Você não está sozinho nessa. A gente sabe bem como o barulho pode tirar qualquer um do sério. Por isso, separamos algumas dicas para lidar com essa situação.

Mas antes, inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas e novidades sobre segurança e a vida no condomínio.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

1. O diálogo deve ser a primeira medida

Muitas coisas na vida podem ser resolvidas de forma mais simples do que imaginamos. A boa e velha conversa ainda nos leva a muitos lugares, até mesmo a uma vizinhança mais silenciosa. Avalie, então, se não vale bater um papo com o vizinho barulhento.

Às vezes, ele é barulhento, mas com uma simples conversa o problema é resolvido. Talvez não saiba que o cachorro sofre tanto sozinho quando ele saí, ou não tenha se dado conta que o salto alto é alto mesmo, até nos ruídos. A boa conversa é nossa dica número um. Aí sim, se ela não funcionar, vamos às demais…

2. Isolamento acústico

Apartamentos ou casas podem receber alguns truques para melhorar o isolamento acústico. Isso é bom para você, que não é perturbado pelo vizinho e que também não corre o risco de atrapalhá-lo num dia em que sua casa estiver mais movimentada.

1. Portas: é aconselhável ter uma boa porta maciça na entrada de casa. O isolamento acústico delas não se compara ao de uma porta convencional. Além disso, existe no mercado borrachas adaptáveis ao batente da porta, o que também já é um bom minimizador de barulho externo.

2. Paredes: tanto para o teto quanto para as paredes, é possível instalar placas de Drywall com lãs de rocha ou isopor. Esse tipo de isolamento pode render melhores noites de sono.

3. Janelas: existem janelas acústicas no mercado. Se no seu prédio, você não está autorizado a trocar os caixilhos, você tem a opção de instalar internamente um material capaz de isolar o som.

3.  Quando não tem jeito: lei do psiu e reclamação no condomínio

A Lei do Psiu ou do silêncio, varia muito de região para região. Por isso, o ideal é entender quais são as regras aplicadas à cidade onde você mora. Há disque-denúncia específico para reclamações de barulho depois de determinado horário. Em último caso, pode ser uma opção.

Se a situação for recorrente, também é possível levar a reclamação ao condomínio. Verifique se o assunto é tratado no Regulamento Interno do Condomínio e leve o assunto até o síndico ou administradora. Na maioria dos casos existem regras e multas para quem descumpre as normas.

Esperamos que as dicas sejam úteis!

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: 28 postes, com […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa