Quais os impactos de não ter uma boa equipe de segurança?

Segurança Patrimonial
28/03/2016

quais-os-impactos-de-nao-ter-uma-boa-equipe-de-seguranca-12056

Em virtude do crescimento da criminalidade, a segurança vem se tornando uma das maiores preocupações tanto das pessoas como das empresas e condomínios. Mas por mais que saibam da necessidade de garantir essa segurança, algumas organizações abrem mão de ter uma boa equipe à disposição, muitas vezes por questões financeiras, o que acaba expondo o negócio a uma série de riscos que podem gerar prejuízos muito grandes que não compensam a economia desejada. Quer saber que riscos são esses e quais são os impactos de não ter uma boa equipe de segurança para cuidar dessa área? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Os riscos de roubos e furtos aumentam

A falta de uma boa equipe de segurança praticamente abre as portas da sua empresa para roubos e furtos e outros tipos de incursão em busca de tomar o patrimônio do negócio ou do condomínio. E esse risco será tão maior quanto maior for o valor agregado e a liquidez dos produtos ou quanto mais alto for o volume de dinheiro que circula na organização. A equipe de segurança, por sua vez, serve justamente como um fator minimizador de riscos para o patrimônio do negócio, sendo responsável por inibir e impedir o acesso indevido a quaisquer mercadorias e valores.

Muitas vezes, os prejuízos podem ser muito maiores que os valores diretos dos produtos roubados ou furtados. Muitas vezes, no caso de empresas, os roubos e furtos podem comprometer a capacidade operacional da empresa e impedir a entregas de produtos e serviços nos prazos definidos, afetando diretamente os clientes e a imagem da empresa. No caso de condomínios, por sua vez, os imóveis podem ser desvalorizados.

Os riscos de fuga de informações e sabotagem aumentam

Outro problema passível de surgir sem uma boa equipe de segurança diz respeito à segurança dos dados. Se não houver a proteção adequada, qualquer pessoa poderá entrar na sua empresa e roubar segredos industriais ou dados sigilosos dos seus clientes, por exemplo. E quando isso acontece, não é apenas o negócio que sai perdendo, mas também os clientes que confiaram seus dados à empresa, tornando-se mais expostos a esse tipo de falha. Dependendo do tipo de empreendimento, essa situação poderá gerar falta de confiança, baixa satisfação e perda de clientes.

Muitas vezes, existem riscos graves de sabotagem que podem afetar drasticamente a imagem e reputação da empresa. Imagine uma empresa de alimentos que descuida de sua segurança e tem a sua linha de produção sabotada, afetando a qualidade de seus produtos e eventualmente até mesmo a saúde de seus clientes.

O acesso pode não ser autorizado

E falando em confiança, ela também é comprometida quando acessos não autorizados ocorrem em sua empresa. É o que acontece quando uma pessoa de fora entra indevidamente em um setor considerado estratégico para o negócio. Se isso é comum, a confiança nos dados passa a ser duvidosa. Afinal, sem o devido monitoramento, é praticamente impossível saber com certeza o impacto desse acesso. Por isso, uma boa equipe de segurança não tem a função de apenas impedir as invasões violentas, mas também serve para evitar problemas estratégicos de segurança que possam comprometer os resultados da empresa.

A depredação e o vandalismo surgem no mapa

Não contando com o apoio de uma boa equipe de segurança, sua organização fica mais exposta a depredações e situações de vandalismo em geral, que são diferentes do assalto porque não têm o objetivo de subtrair algo, mas sim de destruir. Como toda a estrutura de um negócio é parte de um grande investimento, quando algo é depredado, existindo prejuízos financeiros e na imagem da empresa. Nesse cenário, a equipe de segurança atuaria de maneira a coibir essa ação depredatória, protegendo a integridade do patrimônio.

Aumento nos valores de seguros pagos

A organização que constantemente enfrenta problemas de segurança por não contar com um sistema adequado vai consequentemente ser obrigado a pagar valores maiores de prêmio a seguradora. Ou seja, muitas vezes, as economias com segurança desejadas são minimizadas com os gastos maiores com seguros.

Insatisfação e clima interno

Imagine você trabalhar ou morar em um local que sofre constantemente assaltos ou furtos? Isso gera um clima de incerteza, frustração e insegurança muito grande que provoca comportamentos indesejados e perda de produtividade dos funcionários das organizações afetando diretamente a organização.

Passivo trabalhista

Muitas vezes buscando reduzir custos, as empresas e condomínios não verificam se as empresas contratadas cumprem rigorosamente as obrigações legais exigidas. Verifica-se muitas vezes contração de empresas de portaria que prestam serviços de vigilância e profissionais de segurança pública fazendo ‘bicos’ nas empresas. O resultado disso pode ser desastroso no longo prazo, gerando passivos trabalhistas significativos.

Por isso que é necessário muito cuidado para contratação de empresas terceirizadas de segurança. Avalie a reputação da empresa de segurança no mercado e a planilha de custos para assim ter a certeza de que está fechando negócio com o nome certo! O objetivo não é conseguir mais confiança para a operação do negócio? Você precisa, então, de uma equipe igualmente confiável! E para mergulhar de vez no assunto, não deixe de ler também nosso post sobre segurança para empresas: tudo o que você precisa saber ou o post Como escolher uma boa empresa de segurança.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa