Como economizar e ser sustentável utilizando a água de reúso

Condomínios
29/01/2018

A crise hídrica é uma constante em nosso país. Com a escassez de água, é necessário criar alternativas todo ano para aproveitar melhor os recursos hídricos e evitar o desperdício.

Em condomínios, é possível fazer a reutilização da água, por meio da implementação de um sistema de captação e reuso de água, principalmente água da chuva. Para isso, são utilizados equipamentos para captação e armazenamento da água para sua reutilização.

Para implementar o sistema coletor é preciso bacia coletora para telhado que vai captar água da chuva, calhas e coletoras que filtram e seguram resíduos, filtros de areia que filtre partículas, filtro desferrizador que retira o ferro e o manganês, unidade de desinfecção que elimina as bactérias, cisterna, sistema de pressurização, caixa de alimentação e as tubulações.

Tudo isso, é preciso para que a água coletada fique em estado de reutilização, mas ainda assim a qualidade é inferior a água potável e por isso, não é própria para consumo humano. Mas, ela pode ser reutilizada em:

– Geração de energia
– Refrigeração de equipamentos
– Lavagem de carros
– Irrigação
– Combate de incêndio
– Limpeza de ruas e praças
– Assentamento de poeira em obras de execução de aterros e terraplanagem
– Preparação e cura de concreto em canteiros de obra
– Para estabelecer umidade ótima em compactação e solos
– Desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais

Além disso, é necessário fazer a manutenção e limpeza desse sistema regularmente impermeabilizando as cisternas e evitando o acúmulo de resíduos. Com esses cuidados, o condomínio fica preparado para evitar o desperdício, promover o uso inteligente da água e ainda garantir uma economia que pode chegar até 40% na conta geral de água e descontos no IPTU.

A Aster é uma empresa de terceirização que te ajuda na contratação, treinamento e capacitação de serviços de segurança e limpeza para o seu condomínio.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa