8 dicas para adaptar áreas comuns para a terceira idade

Condomínios
16/05/2018

A terceira idade é uma fase da vida repleta de desafios e mudanças. Muitos idosos continuam a ter uma vida ativa mesmo com as dificuldades apresentadas pelo corpo por conta da idade, como a redução das capacidades visuais e auditivas e a perda óssea e muscular.

Limitações exigem uma preocupação maior com alguns cuidados extras em prol da segurança e bem-estar dos idosos

Essas limitações exigem uma preocupação maior com alguns cuidados extras em prol da segurança e bem-estar dos idosos. Em caso de condomínios, as áreas comuns que serão frequentadas por pessoas de diversas idades, incluindo os idosos, podem ser adaptadas conforme as necessidades.

Pequenas mudanças, como as descritas a seguir, podem aumentar a segurança e qualidade de vida desse público que com o passar dos anos irá compor uma parcela cada vez maior da população brasileira. Isso será importante também para valorizar o condomínio.

Como regra geral, recomendamos que para atender esse público, o condomínio faça adaptações de acessibilidade . Existe uma norma técnica específica para isso ( ABNT NBR 9050) que define a Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, em que separamos as seguintes dicas:

Adaptando o piso

O ideal é ter o piso feito de material antiderrapante, com uma superfície regular e estável. Caso não seja possível trocar o piso, invista em tapetes emborrachados ou que fixem no chão. Evite tapetes convencionais, principalmente os altos ou escorregadios, e sem estampas se possível, afim de evitar confusão visual.

Atenção com os moveis

O ideal é que os móveis tenham cantos arredondados e que sejam fixados no chão ou parede, com peso suficiente para que não tombem com facilidade caso o idoso tente se apoiar em um momento de dificuldade. É importante ainda lembrar de deixar espaço livre para a circulação entre os móveis.

Escadas mais seguras e rampas de acesso

É recomendável que tenham dimensões constantes e que não façam curvas. Os degraus devem ter boa visibilidade, preferencialmente com faixas antiderrapantes aplicadas na ponta dos degraus. Se possível faça adaptações para acessos a piso elevados através de rampas, respeitando-se a as regras de inclinação. possibilitando o tráfego de cadeirantes.

Corrimãos e guarda-corpos

Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, em ambos os lados, devendo ser construídos com materiais rígidos. Devem ser firmemente fixados às paredes ou às barras de suporte, garantindo condições seguras de utilização. Os guarda-corpos devem atender às ABNT NBR 9077 e ABNT 14718. Recomenda-se também a instalação de corrimões nos elevadores.

Largura das portas e maçanetas

As portas, quando abertas, devem ter um vão livre, de no mínimo 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Em portas de duas ou mais folhas, pelo menos uma delas deve ter o vão livre de 0,80 m. As portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento, e suas maçanetas devem ser do tipo alavanca, instaladas a uma altura entre 0,80 m e 1,10 m

Iluminação ideal

A iluminação das áreas comuns deve ser abundante e uniforme. As lâmpadas mais recomendadas são as anti-ofuscantes (lâmpadas leitosas permitem iluminação indireta). Evite colocar objetos em locais mais escuros. Dê preferência a interruptores iluminados para a facilidade de acesso.

Cuidados com os banheiros

Os banheiros costumam ser o cenário principal para acidentes com idosos. Isso acontece devido ao piso desses cômodos serem escorregadios. Procure ter uma cabine no banheiro especial para pessoas com limitações, acrescente barras para oferecer maior apoio e vaso sanitário mais alto. Evite colocar objetos de vidro e espelhos, pois caso o idoso possua Alzheimer, os espelhos na decoração podem causar alterações comportamentais. É recomendável a colocação de botões de emergência nos banheiros.

Cuidado extra

E por fim, além de adaptarmos os ambientes para a terceira idade, é importante que porteiros, vigilantes de segurança e demais funcionários falem claramente e em alto e bom som, evitando também o uso de gírias para uma comunicação clara. Paciência e espírito de colaboração são características essenciais para funcionários que irão atuar com esse público, pois é possível que precisem de uma atenção especial em certas situações.

A ASTER é uma empresa especializada em terceirização e gestão de equipe de segurança, portaria e limpeza atuando no mercado há mais de 10 anos. Buscando auxiliar nossos clientes a cumprirem todas as exigências legais, possui certificações CRS e ISO 9001. Conheça também nosso Guia Completo do Síndico de Sucesso.

LEIA TAMBÉM

A Vila Nova Conceição pode ter o que há de mais avançado em SEGURANÇA DE BAIRROS por apenas R$ 130 mensais por apartamento. Conheça e participe!

O projeto de segurança prevê viaturas da ASTER com roteiros preventivos de vigilância 24 horas por dia atuando com apoio de 65 câmeras inteligentes que enviam alertas para uma central de monitoramento totalmente dedicada ao bairro. Viaturas motorizadas A viatura de segurança pessoal irá transitar pelo perímetro para verificar anormalidades e com isso: Conheça o projeto […]

ler matéria completa

4 soluções para aprimorar o serviço de Portaria Remota do seu condomínio.

O serviço de Portaria Remota não apenas reduz significativamente os custos de folha do condomínio em até 60%, mas também eleva os protocolos de segurança. Neste post, exploraremos quatro maneiras de tornar esse serviço ainda mais seguro e eficiente. RETINA ASTER Invasões pelo portão veicular com o objetivo de furtar bicicletas têm sido recorrentes em […]

ler matéria completa

A criminalidade em São Paulo em 2023: dados oficiais trazem uma notícia boa, porém crimes crescem em bairros nobres.

O que dizem os dados oficiais? Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023 as vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte, caíram 7,87% atingindo 164 pessoas. Esse é o menor número dos últimos 20 anos no estado. Na capital paulista os números oficiais mostram uma queda ainda […]

ler matéria completa